Desde que eu tive meu primeiro smartphone lá em 2005/2006, meus problemas com memória dos aparelhos eram constantes. Seja apenas a memória para rodar programas ou a memória para armazenar arquivos, ficar sem espaço e até casos em que, de repente, o celular desligava do nada, eram muito comuns comigo.

Estes problema continuaram a aparecer ao longo do tempo. Devido a minha decepção, eu restaurava a configuração do meu telefone para fábrica e carregava com aplicações de novo. Até funcionava, até o ponto em que ficava lento de novo e eu tinha que fazer o processo todo de novo. Isso quando eu não usava a memória toda antes.

Como o que já sabemos, smartphones são encontrados em quase todos os lugares, e eles variam de modelos básicos até os topos de linha. Como o tempo passa, todos eles vão ficando mais lentos e a memória vai sendo gradualmente ocupada. É por isso que você deve manter seu telefone limpo, tanto em memória RAM quanto em memória física, seguindo as dicas simples.

Atualizações constantes

Atualize o software do telefone regularmente. Ele corrige alguns bugs, firmwares e alguns lags. Em alguns casos, pode até passar a ocupar menos espaço na memória física de seu aparelho.

Configurações de fábrica

Faça um backup do seu aparelho completo e o retorne para as configurações de fábrica. Realizando esta dica apaga tudo e traz de volta o seu telefone para uma condição de novo. Faça backup de suas listas de contatos e outras informações importantes antes de executar esta dica.

Escolha bem seus aplicativos

Desinstale os aplicativos não utilizados. Nós muitas vezes baixamos várias aplicações, mas poucas realmente utilizáveis. Exclua alguns desses que você não usa pois ajuda aliviar o consumo de memória.

Memória de celular

Ao gerir melhor a memória de seu celular, o desempenho dele também poderá melhorar significativamente. (Foto: kuapp.com)

Reinicie o telefone

Quando o dispositivo experimentando atrasos e lentidão, reinicie-o. De alguma forma, ele ajuda, mesmo sendo uma opção temporária.

Faça root em seu aparelho

Válido para aparelhos com sistema operacional Android. Com o root, você poderá desinstalar as modificações feitas no Android pelas operadoras e os programas inúteis que vem no conjunto, otimizando não só a memória mas a velocidade de seu aparelho.

Aplicativos para otimizar as memórias

Em todas as lojas de aplicativos existem pelo menos uns 10 programas para otimizar o uso da memória RAM e/ou física de seu aparelho celular. Escolha aqueles com melhor avaliação e otimize seu aparelho.

Organize seus aplicativos

Reduza o número de telas iniciais, criando pastas para seus aplicativos e deixando à vista apenas aqueles que você utiliza com maior frequência.

Monitore aplicativos separadamente

Cada aplicativo consome uma quantidade X de memória RAM e física de seu aparelho. Veja quais estão consumindo mais espaço e verifique se pode se livrar deles.

Faça backup de suas músicas e fotos

Mande músicas e fotos para o computador ou um serviço de armazenamento online e se veja livre de um precioso espaço de armazenamento em seu aparelho.

Compre um cartão microSD

Você pode comprar um cartão microSD se seu aparelho tiver uma entrada, liberando assim espaço da memória de seu smartphone. Lembre-se de verificar a compatibilidade de seu aparelho antes.

Bônus: compre um celular novo

Fez tudo isso e seu celular ainda continua lento ou sem memória? Então, é hora de comprar um celular novo para atender suas novas necessidades. Só tome cuidado para não gastar demais e nem atrapalhar seus recursos.

Como você faz o gerenciamento da memória do seu aparelho? Compartilhe conosco e nossos leitores as técnicas que você utiliza.

2 comentários para “10 Dicas para usar melhor a memória do seu celular!”

  1. Maciel

    Tenho um DUO da Samsung, recentemente fiz backup e ressetei meu celular, agora ele apesar se estar funcionando… Recebendo msgs, whatsapp etc…na tela inicial onde coloco a senha para abrir o aparelho para ter acesso as informações, ela para e não abre o teclado para eu digitar a senha.
    Gentileza me ajudar nesse aspecto.
    AGRADEÇO
    Maciel

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Maciel, você tem que reconfigurar a senha, no menu de de configurações do aparelho. Nosso artigo//www.telefonescelulares.com.br/como-proteger-celular-hackers-espioes/ pode te ajudar um pouco nisso.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)