Os vídeos Time Lapse são aqueles vídeos que mostram uma rosa desabrochando em poucos segundos, ou uma cidade com os carros passando bem rápido e a nuvens se movendo no céu em alta velocidade. Qualquer um pode produzir um bom vídeo Time Lapse, usando técnicas simples, aplicativos, e programas para a tarefa.

Como criar um vídeo Time Lapse?

Há duas maneiras para gerar o efeito de aceleração exibido nestes vídeos.

A primeira é gravando uma vídeo normal. Depois de gravado, você pode reproduzi-lo de forma acelerada, gerando outro vídeo como resultado. Um dos problemas dessa técnicas é que muita memória fica ocupada para armazenar as várias horas de gravação necessárias para criar um vídeo de Time Lapse. Afinal, cada segundo de um vídeo de Time Lapse precisa de pelo menos 30 segundos de gravação original, de onde são aproveitados apenas alguns quadros. Mesmo se você usa bem a memória do seu celular ou computador, os arquivos ficam grandes demais. Outro problema é que qualidade do vídeo final fica limitada à qualidade do vídeo original.

App para criar time lapse

O aplicativo Lapse é apenas um dos vários aplicativos disponíveis para te auxiliar na criação de belos vídeos de fotos em Time Lapse. (Foto: www.diyphotography.net)

No segundo método, mais usado, são tiradas fotos a cada 1 ou 2 segundos. As fotos sequenciais são organizadas cronologicamente para formar um vídeo.A grande vantagem deste método é que não se gasta mais espaço que o necessário, e a resolução do vídeo é mais alta, pois será a mesma das fotos. Basta tirar fotos de 2MP para poder criar um vídeo Time Lapse Full HD ou ainda melhor.

Como tirar as fotos para o Time Lapse?

A parte de tirar as fotos pode ser resolvida com o aplicativo um aplicativo de Time Lapse, disponível na Play Store, App Store, e Microsoft Store. Testei um aplicativo no Android e fiz o vídeo abaixo a partir das fotos que tirei com este aplicativo.

O Tina Time Lapse, que usei no vídeo, me permitiu configurar o tempo entre as fotos, a resolução e o número de fotos que serão capturadas. Há também opção de geotaging e auto foco, mas nenhuma das duas funcionaram bem no meu Motorola Milestone. Depois de configurar, bastou posicionar o telefone e clicar no botão “Record”. Foram tiradas fotos considerando o intervalo configurado, e todas elas foram salvas em umas pasta chamada Tina TimeLapse, na memória do aparelho.

Como criar um vídeo time lapse no Linux?

Criei o vídeo no Linux, copiando todas as fotos para um diretório e executando o comando abaixo:

mencoder “mf://*.jpg” -mf fps=15 -o meuvideo.avi -ovc lavc -lavcopts vcodec=msmpeg4v2:vbitrate=15000

Neste comando especifiquei 15 quadros por segundo, mas outros valores podem ser testados e o resultado vai depender do intervalo entre as tomadas. Veja o primeiro vídeo que fiz para testar a tecnologia.

No Motorola Milestone, por mais que eu tentasse, não consegui tirar uma foto por segundo. O Tina TimeLapse configurado para 1 segundo conseguiu tirar no melhor caso 27 fotos em 1 minuto. Mas mesmo assim foi suficiente para fazer o vídeo. É interessante testar outros aplicativos, e fazer alguns vídeos com mudanças no clima, cenários urbanos, imagens da sua janela. Vale usar também aplicativos e montagens de fotos no celular para compor seu time lapse.

Espero que gostem! Depois de fazer seus vídeos, voltem e compartilhem o link nos comentários! Queremos ver como ficou o trabalho de vocês!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)