Aplicativo launcher, pra que serve?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Um dos melhores recursos do Android é que você pode projetar a interface do seu telefone. Ao contrário do iPhone, onde a Apple dita a aparência e o comportamento do iOS, você pode personalizar a tela inicial do Android ou gaveta de aplicativos quase sem esforço. Tudo que você precisa é de um launcher, também chamado de substituição da tela inicial, que é um aplicativo que modifica o design do software e os recursos do sistema operacional do seu telefone sem fazer alterações permanentes.

O que é uma ROM? É diferente de um launcher?

Essa falta de permanência torna os lançadores muito diferentes das substituições de firmware pós-venda, comumente chamadas de ROMs, que guiaram o espírito de personalização do Android desde os primeiros dias do sistema operacional. Mais do que apenas um aplicativo, o ROM é essencialmente uma versão diferente do sistema operacional Android que pretende substituir o serviço operacional que acompanha o seu telefone.

Embora eles ofereçam uma maneira robusta de fazer mudanças radicais na aparência e funcionamento do seu telefone, também existem desvantagens em usar uma ROM. O processo de instalação pode ser árduo e demorado, e você provavelmente irá anular a garantia do seu telefone ao longo do caminho. Além disso, há uma pequena chance de você bloquear seu telefone, o que o torna inutilizável.

Como resultado, a popularidade dos ROMs caiu nos últimos anos e os lançadores tomaram seu lugar. Essa mudança tem muito a ver com a facilidade de instalação dos iniciadores – basta baixá-los do Google Play como faria com qualquer outro aplicativo. Também ajuda o fato de que os efeitos de um iniciador podem ser facilmente desfeitos.

Launchers de Android

Os launchers modificam sua experiência com o Android e podem melhorar o desempenho do aparelho. (Foto: divulgação)

O que é um aplicativo launcher?

Quase todos os lançadores se enquadram em uma de duas categorias: design ou “inteligente”. Os iniciadores de design se concentram em permitir que você altere todo o layout da tela inicial do seu telefone Android, criando designs simples ou mais elaborados que parecem madeira entalhada ou uma colagem de fotos. Você também pode adicionar gestos personalizados ao telefone, como tocar duas vezes na tela para abrir um aplicativo específico.

Os lançadores “inteligentes” ou adaptáveis ​​buscam colocar as informações mais relevantes em primeiro plano ao longo do dia, conforme você acorda, sai de casa, trabalha no escritório e passa a noite na cidade ou em casa assistindo TV. Eu prefiro chamar de substitutos da tela inicial de iniciadores “inteligentes” porque eles substituem sua configuração normal de tela inicial por uma nova experiência. Lembre-se de que muitas vezes você não pode modificar o design do seu telefone usando uma substituição da tela inicial. Abaixo, discutirei ambas as categorias com mais detalhes.

Launcher de design

Vamos primeiro dar uma olhada nos lançadores de design, que foram o primeiro tipo de iniciador a realmente decolar na comunidade Android. Esses aplicativos são usados ​​para modificar ou revisar completamente sua tela inicial do Android, que você acessa tocando no botão inicial ou tecla de atalho do telefone. É aqui que seu papel de parede e widgets ficam e onde você pode armazenar atalhos para aplicativos.

Os iniciadores de design atuam como uma base sobre a qual você pode construir pacotes de ícones, widgets e papéis de parede. Esses aplicativos servem para “desbloquear” as limitações de design existentes, como quantos aplicativos você pode colocar em telas iniciais individuais, para permitir modificações mais profundas. Você pode fazer algumas alterações na aparência do seu telefone apenas com esses aplicativos, mas a diversão realmente começa quando você baixa pacotes de ícones, brinca com widgets e procura papéis de parede exclusivos. Os pacotes de ícones mudam a aparência dos ícones de alguns ou de todos os aplicativos em seu telefone. A maioria dos pacotes é gratuita ou custa alguns dólares, e você precisa de um iniciador no seu telefone para usá-los.

Sem dúvida, os launcher de design mais populares são Nova, Apex e Go Launcher EX. Todos os três já existem há alguns anos e oferecem licença gratuita para reorganizar suas telas iniciais e até mesmo sua gaveta de aplicativos. Alguns recém-chegados que valem a pena conferir são Dodol e Buzz Launcher.

Se você vasculhar a Internet, poderá encontrar alguns designs incríveis que as pessoas criaram com a ajuda do Nova, Apex ou outros aplicativos como eles. Alguns exemplos contam com ferramentas de widget, como Ultimate Custom Widget (UCCW) para organizar cuidadosamente os elementos de design específicos na tela do telefone.

Vale a pena mencionar é o launcher Themer. Ele torna o processo de ajuste da estética do seu telefone infinitamente mais fácil porque você usa designs predefinidos desenvolvidos por uma comunidade de entusiastas do Android. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um tema de que goste, pressionar alguns botões e ele será carregado em seu telefone. Você pode mudar o seu tema quantas vezes quiser, sem precisar dedicar horas para mover aplicativos e widgets ou alterar pacotes de ícones.

App de launcher inteligente

As chamadas substituições de tela inicial inteligente têm objetivos muito diferentes daqueles dos iniciadores de design. Esses aplicativos procuram colocar os aplicativos e as informações de que você precisa bem à sua frente, para que, idealmente, você nunca mais tenha que ficar procurando em seu telefone novamente.

Com a maioria dessas substituições da tela inicial, eles ficam mais inteligentes quanto mais você os usa, porque eles aprendem quais aplicativos você usa mais. Alguns até pedem seus endereços de casa e do trabalho, para que saibam quando você está em casa ou no escritório e possam mostrar os aplicativos adequados para cada situação.

Os principais substitutos da tela inicial são o Aviate e o EverythingMe, de propriedade do Yahoo. Aviate vem com seu próprio design exclusivo que organiza seus aplicativos e widgets em seus próprios cartões para manter as coisas organizadas. O aplicativo está sempre ciente de sua localização, para que possa mostrar os aplicativos e widgets certos quando você acorda de manhã, vai para o escritório, anda procurando o almoço ou conecta seus fones de ouvido para ouvir música. Você não pode fazer muito para alterar o design do Aviate, mas pode usar pacotes de ícones personalizados e mudar o tema de claro para escuro.

EverythingMe enfatiza a pesquisa, com uma grande barra de pesquisa na tela inicial que você pode usar para encontrar aplicativos e contatos ou para pesquisar na Web as informações de que precisa. Este iniciador também organiza automaticamente seus aplicativos em “pastas inteligentes” com base na categoria, como social ou fitness, e sugere novos aplicativos que você pode baixar em cada categoria.

Você deve se lembrar que o Facebook também tentou substituir a tela inicial pelo Facebook Home, que na verdade transforma seu telefone em um Feed de notícias em tela cheia.

Qual é o objetivo de tudo isso?

Usar launchers podem ser complicados no início e eles não são necessários para obter uma boa experiência Android. Ainda assim, vale a pena brincar com os lançadores, porque eles podem agregar muito valor e dar uma nova vida aos telefones com software desatualizado ou recursos de estoque irritantes.

Mesmo se você gostar da configuração do seu telefone como está, recomendo que você brinque com um ou dois iniciadores. Você pode ficar agradavelmente surpreso com o que pode fazer com um novo design, ou como é conveniente quando os aplicativos de que você precisa aparecem quando você precisa deles. E se não, você sempre pode voltar à sua experiência com ações com apenas alguns toques.

Dicas para lembrar ao usar os launchers

Se você estiver usando iniciadores pela primeira vez, aqui estão algumas dicas para você começar.

Themer é minha escolha favorita para um iniciador de design introdutório. Ele vem com centenas de temas predefinidos que ajudam a inspirar você a criar seus próprios designs. Depois de dominá-lo, sugiro experimentar o Nova.

Ao escolher um iniciador de design, tenha em mente o seguinte:

Nova e Apex têm opções gratuitas com recursos limitados. As versões completas dos aplicativos são pagas, no entanto.

Tanto o Nova quanto o Apex oferecem total liberdade para criar designs simples ou complicados.

Projetos complexos geralmente requerem tempo, paciência, pacotes de ícones e widgets para serem criados.

Dodol, Themer e Buzz Launcher são gratuitos e vêm com temas pré-instalados.

Você pode instalar esses temas para alterar a aparência do seu telefone com a freqüência que desejar.

Go Launcher EX é gratuito e vem com temas, mas você precisa baixá-los individualmente no Google Play para usá-los.

Go Launcher EX também tem anúncios e aplicativos sugeridos. Para se livrar deles, você precisa comprar o Go Launcher Prime

EverythingMe é uma escolha se você está apenas começando a substituir a tela inicial. Ele mantém o design familiar do Android, mas oferece os aplicativos mais úteis que você acha que você precisa a qualquer momento.

Ao escolher uma substituição inteligente para a tela inicial, considere o seguinte:

Todos os principais aplicativos são gratuitos.

Aviate atua como um assistente pessoal, sugerindo o que acha que você quer o tempo todo.

Ele também tem um design exclusivo que você realmente não pode modificar, mas pode instalar pacotes de ícones.

EverythingMe é melhor para organizar sua tela inicial, usando pastas inteligentes para categorizar seus aplicativos.

A tela inicial do Terrain é simples e oculta suas informações úteis em um menu conveniente.

Tanto EverythingMe como Terrain oferecem alguma flexibilidade quando se trata de design.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário