Ter privilégios de root é o equivalente de privilégios de administrador em um PC de mesa. Ele apenas permite que você acesse e altere totalmente as coisas no seu telefone Android. No iPhone, algo semelhante é possível através do jailbreak. No entanto, alguns acham as funcionalidades extras perigosas ou querem desativá-las devido a certas funções e aplicativos não funcionarem. Criadores de jogos, por exemplo, desativam o uso de telefones Android com root e dispositivos iOS com jailbreak.

Você também pode querer remover o root para receber atualizações oficiais de software, onde alguns fabricantes de celulares evitam atualizações se você estiver com root, compreensivelmente. Então, seja para atualizar seu dispositivo Android ou recuperar seu iPhone para uma forma sem jailbreak, nós temos as dicas.

Como remover root com o SuperSU?

O aplicativo SuperSU é necessário se você tiver com root. Muitas vezes você vai encontrar o aplicativo instalado depois de ter feito o root, então procure por ele na gaveta de seu aplicativo. Se não estiver instalado, você pode baixá-lo gratuitamente na Play Store.

Quando você abrir o aplicativo e conceder acesso root, verá algumas guias, mais especificamente Configurações. Se você rolar para baixo na guia Configurações, verá uma opção completa de unroot. Toque nela e você será solicitado a desfazer completamente o seu dispositivo e quando você continuar, o SuperSU será fechado. Reinicie o seu dispositivo e agora você deve estar sem o root.

Certifique-se de excluir o aplicativo (entre outros aplicativos de root) depois de terminar. Verifique com um aplicativo Verificador de Root para confirmar uma reinicialização bem-sucedida.

Como remover root do Android pelo Universal Unroot?

Outro aplicativo que permite que você execute totalmente o seu dispositivo Android é o Universal Unroot. O aplicativo é pago, mas é bem barato. O aplicativo funciona da mesma maneira que o SuperSU, mas onde alguns tiveram problemas com o SuperSU, o Universal Unroot teve a capacidade de tirar o root completamente um dispositivo Android.

Depois de iniciar o aplicativo, ele será autoexplicativo, pois você terá a opção de desfazer o root do seu dispositivo. Deve-se notar que alguns fabricantes de telefones dificultam o trabalho dos aplicativos, como a Samsung (com o KNOX) e LG (com o LG eFuse), o que torna muito difícil a sua execução. Se você tiver um dispositivo com esses recursos, sugerimos que navegue até os fóruns online e pergunte (pesquise antes de perguntar!) sobre o seu dispositivo específico. Verifique o aplicativo Verificador de Root para confirmar uma remoção de root bem-sucedida.

Unroot Android

Você pode remover o root de um Android com facilidade, retornando seu aparelho para as configurações de fábrica. (Foto: Make Tech Easier)

Como remover o root do Android com o ES File Explorer?

ES File Explorer é um aplicativo gerenciador de arquivos gratuito na Play Store que permite que você use funcionalidades de root para excluir aplicativos do sistema. Esse método é mais manual e pode garantir a você uma eliminação completa, já que ele é usado apenas para excluir aplicativos do sistema (incluindo aplicativos root), mas isso não necessariamente removerá o root do seu sistema de arquivos. No entanto, vale a pena tentar se as duas soluções anteriores não funcionaram.

Abra o ES File Explorer e role até Ferramentas e ative o Root Explorer. Você será solicitado a ativar o root, aceitar e voltar ao menu principal. A partir do seu diretório principal, vá em ‘system’ -> ‘bin’ e encontre as pastas ‘busybox’ e ‘su’. Às vezes, essas pastas podem não existir em um dispositivo, mas se o fizerem, exclua-as.

Volte usando ‘/’ e abra a pasta ‘app’. Exclua ‘superuser.apk’ e reinicie o seu dispositivo Android. Agora você deve estar sem root. Além disso, verifique o aplicativo Verificador de Root para confirmar uma remoção de root bem-sucedida.

Como tirar o root do celular voltando para as configurações de fábrica?

Se você ainda tem root, a melhor opção seria fazer o flash de uma ROM. Existem muitos guias por dispositivo nos fóruns, já que cada dispositivo é específico. Você também pode encontrar muitos guias do YouTube,que o orientam sobre como desfazer a ativação e o flash de uma ROM da fabricante.

Lembre-se de que cada dispositivo é diferente, portanto, baixe a ROM de estoque correta (incluindo a região) e siga os guias escritos para o seu dispositivo específico. Se você não tiver certeza, não se esqueça de perguntar antes de fazer o flash, senão você pode acabar com um celular bricado.

Também deve ser notado que às vezes você pode remover o root simplesmente instalando uma atualização. Infelizmente, isso nem sempre é o caso de todos os fabricantes de telefones, onde alguns não permitem a atualização enquanto eles estão com root e outras simplesmente não enviam muitas atualizações para os dispositivos. Você sempre pode verificar o aplicativo Verificador de Root para confirmar se você conseguiu remover o root.

Como remover o jailbreak do iOS?

O jailbreak do seu iOS pode abrir uma grande variedade de novas possibilidades de software, por isso é sempre tentador para qualquer hacker desbloquear um iPhone. Mas o que acontece se você precisar levar seu iPhone de volta a uma Apple Store ou quer vender seu dispositivo? Há muitas razões para considerar a remoção do software jailbreak de um iPhone. Você pode querer atualizar, você pode não encontrar no jailbreak tudo o que precisava, e você pode querer a segurança extra que vem de ter uma versão não-jailbreak do iOS no seu dispositivo.

A Apple é muito claramente contra o jailbreak. A Apple diz que fazer modificações não autorizadas no software em um iPhone viola o contrato de licença de software do iPhone. É por isso que recomendamos fortemente, quase enfaticamente, que você não faça o jailbreak. Mesmo. Caso você não consiga usar o seu iPhone devido a uma modificação não autorizada do software, seu reparo não será coberto pela garantia.

Felizmente, é muito fácil remover o jailbreak de um telefone da Apple. O processo é fazer o backup do seu telefone, reinstalar o software iOS original e restaurar a partir do backup.

Depois de ter removido o software do jailbreak do seu iPhone, ele estará no mesmo estado de uma nova configuração, e os funcionários da Apple Store não poderão dizer que você usou o software de jailbreak anteriormente. Esteja ciente de que você perderá o acesso à Loja Cydia e a todo o seu software desbloqueado. Siga estas etapas para remover o software de jailbreak do seu iPhone.

Conecte seu iPhone a um computador usando o cabo USB. Se você tiver um código de acesso no seu iPhone, insira a senha para desbloqueá-lo. Clique em Configurações -> iCloud -> Encontrar meu iPhone e defina-o como Desativado. Digite sua senha da ID da Apple e toque em Desativar. Clique no ícone Dispositivos no iTunes e escolha o seu iPhone. Selecione este computador em backups. Clique em Backup agora e escolha Backup de aplicativos na janela de alertas. Clique em Restaurar iPhone e toque em Restaurar na janela de alerta.

O iTunes da Apple agora restaurará o seu iPhone para o estado original do software. Talvez seja necessário fazer o download da versão mais recente do iOS da Apple e levar algum tempo até que a instalação seja concluída. Siga as instruções na tela para restaurar o seu iPhone a partir do backup que você criou anteriormente.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)