Os telefones Android geralmente contêm aplicativos que você não pode desinstalar. Todas fabricantes praticamente colocam seus próprios aplicativos em seu telefone antes mesmo de chegar a você, e as operadoras fazem o mesmo com seu próprio pacote de bloatware. Ocasionalmente, esses aplicativos servem a um propósito útil, mas muitas vezes eles são inúteis para você.

Infelizmente, mesmo que você não os use, muitos desses aplicativos ainda podem ser executados em segundo plano, consumindo recursos do sistema e / ou enviando spam para você com notificações. Analisamos como desligar as notificações do Android antes e como ir de um mero mortal para um superusuário, mas hoje vamos explicar como desabilitar os aplicativos para Android nos quais você não tem interesse.

Como desativar aplicativos para Android?

É muito fácil desativar aplicativos. Veja as etapas necessárias:

Vá para Configurações -> Aplicativos e role até a guia Todos para obter uma lista completa de seus aplicativos.

Se você quiser desativar um aplicativo, basta tocar nele e depois em Desativar.

Depois de desativados, esses aplicativos não serão exibidos em sua lista de aplicativos principais, por isso é uma boa maneira de limpar sua lista.

Como reativar aplicativos para Android?

É igualmente fácil recuperar esses aplicativos se você quiser: Todos os aplicativos desativados serão listados na guia Desativado, à direita da guia Todos, em Configurações -> Aplicativos.

Se você sente falta de algo, há um problema ou simplesmente muda de ideia, você pode encontrar o aplicativo em questão na guia Desativado. Toque nele e selecione Ativar.

Você precisa ter cuidado ao desativar aplicativos aleatoriamente porque há aplicativos em execução que executam funções importantes e nem sempre é óbvio o que são. Você também pode descobrir que alguns aplicativos não tem uma opção de desativação ou estão desativados.

Tente pesquisar por uma lista de aplicativos que é seguro desativar para seu dispositivo específico. Você encontrará alguns tópicos úteis com sugestões para a maioria dos smartphones Android em fóruns online, sites especializados e grupos do seu smartphone nas redes sociais.

Desativando apps no celular

Desative apps no smartphone para melhorar o desempenho do seu dispositivo. (Foto: Android Authority)

Quais aplicativos posso desativar no Android?

Não há uma lista definitiva de apps que você pode desativar no Android. Se seu propósito de desativar aplicativos é pra ganhar espaço, desista pois essa desativação não vai disponibilizar espaço. Você pode ganhar mais espaço no dispositivo fazendo o root e deletando os arquivos bloatware. Listas dos arquivos de bloatware estão disponíveis aos montes. Desativar os apps do sistema serve para melhorar o desempenho do dispositivo e, ao mesmo tempo, evitar bugs que podem ocorrer.

Porém, nem sempre o root é a melhor opção, principalmente para quem tem pouco ou nenhum conhecimento técnico de aparelhos. Você pode acabar tornando seu dispositivo inseguro, deletando aplicativos importantes e terminar com um aparelho cheio de problemas e bugs na sua mão.

Quando o problema é a falta de memória ou lerdeza do dispositivo, a melhor solução ainda continua sendo aumentar a memória com um cartão microSD. Isso vai ajudar a liberar espaço no armazenamento interno do seu smartphone ou tablet e melhorar o desempenho do aparelho sem ter que desativar ou desinstalar alguns aplicativos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar e esclarecer quaisquer perguntas que vocês tenham! Sua participação é muito importante para que possamos continuar escrevendo artigos informativos para vocês.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)