Pode ser bobagem supor que o alarme ainda funcionará se o telefone estiver desligado, mas muitos telefones costumavam funcionar dessa maneira. De fato, alguns dispositivos Android ainda o fazem. Mas meu alarme funcionará se meu telefone estiver desligado? Como saber isso? Vamos mostrar como garantir esse funcionamento e configurar seu alarme corretamente.

Seu celular desperta desligado?

Provavelmente não.

Alguns telefones Android oferecem um recurso que liga automaticamente seu telefone a uma determinada hora, se você o desligar antes de ir para a cama. Os fabricantes que oferecem esse recurso variam muito e, nesse momento, parece um tipo de recurso em extinção. Se o seu telefone tiver, você poderá encontrá-lo em Configurações -> Agendamento de Ligado/Desligado ou Ligar/Desligar Programado. É uma ferramenta muito boa se você gosta de desligar o telefone à noite.

Obviamente, a maioria das pessoas não se incomoda em desligar seus telefones à noite antes de ir para a cama. A maioria dos telefones tem sorte de conseguir uma única reinicialização uma vez por semana. Dito isto, se você esquecer de conectar o carregador (ou a energia desligar durante a noite), seu alarme não soar pode ser um pouco preocupante.

Portanto, embora seu modelo de telefone específico possa ter um recurso que liga automaticamente o telefone antes do próximo alarme, não ajudará se você esquecer de carregar o telefone e ele morrer durante a noite. Você poderá acordar sozinho, o que é bastante assustador para a maioria de nós.

Também vale ressaltar que as configurações “silenciosas” do Android podem ser confusas – enquanto você pode desligar completamente a campainha, isso apenas silencia chamadas e (talvez) mensagens. Para o verdadeiro modo “silencioso”, você precisará usar Não perturbe, que às vezes pode ser confuso no Android.

Celular toca alarme desligado

O alarme não tocar pode atrapalhar sua rotina e por isso, é importante saber configurar seu celular para tocar mesmo desligado. (Foto: Pinterest)

Colocar celular para despertar no modo não perturbe funciona?

Talvez.

O Android oferece configurações bastante granulares quando se trata de Não incomodar – você pode optar por permitir ou não alarmes na maioria dos telefones.

Para verificar essas configurações, puxe a aba de notificação e encontre o ícone “Não perturbe” (talvez seja necessário abaixar a aba duas vezes em alguns telefones). Pressione e segure esse ícone para ir direto às configurações.

A partir daí, você pode definir exceções personalizadas, como permitir que os alarmes ignorem Não perturbe. Os menus exatas e exatos podem ser ligeiramente diferentes, dependendo do fabricante e da versão do Android, mas se essa regra estiver presente, ela estará em algum lugar no menu Não perturbe.

Alarme para celular funciona para lembretes e temporizadores?

Temporizadores e lembretes (eventos da agenda e similares) não se enquadram na mesma categoria que os alarmes no Android. Você pode optar por permitir ou não permitir que lembretes ou eventos ignorem as configurações de Não perturbe, se desejar.

Dessa forma, você pode optar por silenciar os eventos ou lembretes do calendário enquanto Não perturbe estiver ativado, mas ainda permitir alarmes – ou qualquer combinação dos três.

Prepare uma rotina com seu celular

Uma coisa boa a se fazer com o celular quando chegar em casa é dar uma carga nele para que ele não tenha que ficar ligado durante a noite. Depois, só pegue no celular de manhã.

Usando o Google Assistente, Alexa, Bixby, Cortana ou outro assistente de voz, você poderá configurar alarmes, lembretes, temporizadores e mais. Assim, ficará mais fácil evitar que você perca o horário. É possível até configurar quando seu smartphone ficará no modo não perturbe ou silencioso.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)