Sexta feira passada resolvi tomar coragem e atualizar o meu Motorola Milestone para o Android 2.2.1. Após ler muito a respeito das distribuições que haviam disponíveis, optei pela ShadowModBR. Esta ROM alternativa do Android foi criada pelo brasileiro Edgar Castro, que até deu uma entrevista para o AndroidBlog. Vale a pena ler e conhecer um pouco mais sobre o desenvolvedor.

Atualizar Android eu perco meus dados pessoais?

Antes da atualização eu li todos os procedimentos, e sabia que não iria perder os arquivos armazenados no cartão SD. Dados importantes, como a minha agenda, os emails e os contatos, ficam salvos online na minha conta do Google, e é fácil de recuperar.

Atualizando o Android eu perco meus aplicativos?

Será que você tem que instalar tudo de novo após a atualização do firmware? Resolvi correr o risco, mesmo tendo alguma esperança de que poderia instalar tudo de novo automaticamente a partir do site AppBrain ou da Google Play. Ledo engano! Após a atualização do celular, minha lista de apps também foi limpa. Mas não foi um problema. Instalei tudo novamente em alguns minutos, e as vantagens da ShadowModBR em relação à rom original do Android que vem no Milestone compensaram e muito o trabalho extra!

Vantagem da ROM modificada para Android

Atualizando o Motorola Milestone para o ShadowModBR, eu pude aproveitar dos benefícios de uma ROM customizada, melhor que a versão padrão do Android disponível para o aparelho. (Foto: www.talkandroid.com)

Como fazer a atualização do Android?

A instalação foi rápida e simples. Bastou seguir atenciosamente os passos do tutorial de instalação na página do ShadowModBR. Cuidado para não pular nada, fique atento neste momento. Considerando todo o processo, não gastei mais do que 15 minutos para ter o aparelho funcionando novamente. Fazer a atualização do Android é mais fácil do que você imagina.

Opinião sobre a ROM ShadowModBR

Após a instalação do ShadowModBR o Milestone virou outro. Essa ROM reinicia sozinha algumas vezes, mas bem menos do que costumava ocorrer antes. No geral o telefone está bem melhor. Veja abaixo as principais vantagens do ShadowModBR em relação à ROM original do Milestone:

O navegador está claramente mais ágil.

A bateria está durando bem mais que antes.

A câmera e filmadora abrem e fotografam bem mais rápido e é mais fácil alternar entre elas.

Vários aplicativos semi-inúteis que vinham pré-instalados pela Motorola não estão mais a ocupar a memória interna do telefone.

É possível instalar aplicativos nos 8GB do cartão SD, o que antes era limitado a pouco mais de 100MB da memória interna.

Sites em flash funcionam bem, apesar de alguns deles serem bem lentos.

A interface está mais fluida, mais leve e agradável.

Os aplicativos do Google funcionam ainda melhor que antes. O Youtube e Gmail e Galeria estão bem mais rápidos e mais fáceis de usar.

Vários novos programas aparecem no Google Play, agora que o aparelho tem o Android 2.2.1.

O único defeito que presenciei até agora foi o sensor de iluminação que parece não funcionar. Mas como ele aparentemente só serve para controlar o brilho da tela, não tem incomodado muito.

Em geral, todas essas vantagens são vivenciadas sempre que as pessoas atualizam o seu Android para uma ROM alternativa.

Enfim, se você tem um Motorola Milestone, não deixe de atualizar para o Android 2.2. Mesmo sabendo que Motorola prometeu a versão oficial para o primeiro trimestre deste ano, vale a pena já ir se acostumando com o Android 2.2, até mesmo para ter um critério de comparação para quando chegar a versão oficial!

Assim que atualizar o seu aparelho, conte aqui como foi a experiência. Aliás, sempre que você atualizar seu Android, volte aqui pra contar sua experiência!

7 comentários para “Atualização do Android 2.2 no Motorola Milestone”

  1. Cassiano

    Olá amigo, obrigado pela indicação da entrevista, realmente precisamos divulgar esse tipo de trabalho que alguns brasileiros “desconhecidos” fazem sem querer nada em troca.
    Abraços

    Responder
  2. Nando

    Comprei um Milestone 2 da operadora Tim, estou utilizando o chip da vivo, só que quando tento utilizar o Hotspot 3G não funciona nem a pau…
    Sabem me dizer o que pode ser? A mensagem que aparece e que tenho que entrar em contato com a operadora, liguei lá e eles dizem que não sabem explicar porque o aparelho não é homologado pela vivo, alguém sabe que caminho seguir?

    Responder
  3. Andre

    O meu milestone é retail e não funcionou a distro da ShadowModBr. Vou ter que esperar a oficial!

    Responder
  4. Odarrar

    Também criei coragem e atualizei meu Milestone. Acreditem, vale muito a pena, o celular ficou mais rápido fora todas as melhorias citadas acima. O Tilte do teclado não aconteceu comigo. Realmente o celular reiniciou algumas vezes e travou no android Market, mas só nos primeiros dias, agora está fluindo legal. O ShadowModBR é “10” mas tem que seguir o passo a passo direito.

    Responder
  5. Alex

    A princípío, deve funcionar sim.
    As app são instaladas usando o Market… Um programa específico para isto, mas nem todos podem ser instalados no SD. Os que podem e que forem instalados na memória interna podem ser movidos para o SD usando o App2SD.//www.telefonescelulares.com.br/colocar-aplicativos-no-cartao-de-memoria-automaticamente-app2sd/

    O SD card que tem no meu é SDHC.

    Responder
  6. Luiz

    Queria atualizar meu milestone 2.2, sabendo ser facil dai por diante, instalar temas nele,… Será que você pode me ajudar? Obrigado!

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Luiz,

      A atualização é um processo que toma alguns minutos, de 15 a 20 e é simples, bastando seguir atentamente aos passos dos tutoriais citados.
      Sugiro que você faça o teste. Caso tenha algum problema, comente aqui que tentaremos lhe ajudar, ok?

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  App de Android para ações da BOVESPA
  2.  A saga do 3G na Oi – Parte 2
  3.  Milestone 2 x Milestone 1 | Telefones Celulares
  4.  Mover aplicativos para o cartão de memória automaticamente – App2SD | Telefones Celulares

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)