Você veio aqui procurando uma ROM para Android para download ou uma ROM para Android Lollipop. Todas as dicas que damos abaixo vão funcionar para praticamente todos os dispositivos, na hora de escolher uma ROM. Inclusive, uma ROM para Android chinês, mais baratos e muito difíceis de encontrar uma ROM de qualidade. Sente-se e relaxe, pois vamos te ajudar.

Os usuários de aparelhos Android não são forçados a uma vida inteira usando apenas uma ROM, ou seja, apenas o sistema operacional que veio no celular. É necessário fazer o root do seu Android e conhecer um básico de informática para você não fazer nada errado, e existem algumas ROMs que até automatizam o processo, facilitando bastante o trabalho.

As razões para instalar uma ROM personalizada são variadas: algumas pessoas querem mudar a aparência do seu dispositivo, outras querem se livrar dos aplicativos da fabricante, ou atualizar um celular que foi deixado de lado pela fabricante. O que é importante é saber escolher a ROM certa para suas necessidades e seu aparelho.

ROM de fábrica

Não podemos esquecer a ROM que já veio instalada no seu dispositivo. Cada smartphone e tablet com Android vem com uma ROM instalado, configurada e pronta para usar. Pode ter muitos aplicativos indesejados instalados, mas pode ter algumas características que outras ROMs não tem. Geralmente, a ROM de fábrica vem com uma personalização da fabricante. As mais conhecidas são a HTC Sense, TouchWiz, ou alguma outra personalização para a versão “pura” do Android. Independentemente disso, ela está lá no seu dispositivo quando você compra, e ela está pronta para você pegar e usar.

De um modo geral, você terá menos dores de cabeça e problemas se você seguir esse caminho. É a mais fácil de todas as suas opções, porque é o que vem com o dispositivo fora da caixa e é também a forma menos arriscada para atualizar o seu aparelho sem correr o risco de estragar o telefone. E mesmo com a ROM de fábrica, é totalmente possível fazer uma personalização do Android que te atenda.

As ROMs custom ou personalizadas do Android são a maior força desse sistema operacional, permitindo que o usuário personalize toda sua experiência com o smartphone. (Foto: www.redmondpie.com)

Escolher a melhor ROM para Android não é coisa fácil!

Variantes AOSP

Google lança a versão “pura” do Android pelo Projeto Android de Código Aberto (AOSP – Android Open Source Project). De um modo geral, você não vai encontrar ROMs para o seu telefone ou tablet no AOSP. Em vez disso, você encontrará o código-fonte do Android para que você (ou outro desenvolvedor) possa criar a sua própria versão do Android dentro do que você quer e precisa. Você provavelmente não precisa construir sua própria ROM, você provavelmente vai usar uma ROM que é programada por outro desenvolvedor, ou grupo de desenvolvedores. Basta pesquisar um pouco para encontrar e comparar.

CyanogenMod

O CyanogenMod existe desde os primórdios do Android e tem uma das maiores listas de aparelhos suportados, ou seja, personalizados para o CyanogenMod. O CM troca a ROM de fábrica por um sistema com novas possibilidades de personalizações e funcionalidades. Além disso, o CyanogenMod é uma das ROMs mais estáveis e seguras. Na maioria das vezes, quem quer começar a personalizar as ROMs do Android deve começar pelo CM.

AOKP

O Android Open Kang Project é uma distribuição de ROM personalizada para muitos dispositivos Android. Os desenvolvedores do projeto incluem todos os tipos de novos aplicativos, configurações, personalizações, skins, e muito mais. Porém, como eles trazem inovações muito rapidamente às ROMs, corre o risco de você instalar um sistema instável e que trave constantemente. AOKP deve ser uma opção apenas para usuários que tenham um conhecimento intermediário da instalação de ROMs e querem sempre adotar novas tecnologias antes dos outros.

Paranoid Android

Paranoid Android, ou “PA”, é uma ROM que permite uma personalização extrema do visual e aparência dos aplicativos Android. O número de dispositivos suportados pelo Paranoid Android é um pouco mais limitado do que CyanogenMod, mas é também um sistema muito estável, e permite que você controle melhor a sua experiência de usuário. Se você quer ter a experiência do usuário mais original e individual, o Paranoid Android é a melhor opção para seu aparelho Android.

Considerações Finais

Essas são as “quatro” grandes ROMs que existem, mas a lista é bem mais extensa para você atualizar o Android e personalizar sua experiência. Algumas das ROMs não descritas aqui: CarbonRom, Android Revolution, e LiquidSmooth. A quantidade de ROMs e a flexibilidade e características de cada uma são tão diversas quanto as pessoas que os utilizam. Não existe uma ROM pior ou melhor: existe a que melhor se adapta para seu perfil de usuário!

Talvez, se você tem um aparelho Android chinês genérico, a sua opção será personalizar uma ROM e instalar. Mas não faça isso sem antes ler bastante sobre o assunto em fóruns de discussão, ou você pode acabar com um tijolo no lugar do celular.

Como você decide qual ROM é melhor para você? Já fez alguma personalização de ROM Android? Qual o melhor ROM que você instalou no seu Android?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)