Celular a prova de queda vale a pena?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Existem muitas opções de capas diferentes para smartphones e tablets: grossas, finas, macias, duras, coloridas e claras. Mas capas podem fazer ainda mais. Muitos de nós usamos capas de proteção, e há muitos de nós lá que tendem a deixar nossos dispositivos caírem mais do que deveríamos.

Esperemos que as pessoas tenham descoberto agora que esses smartphones que carregamos conosco em todos os lugares valem mais do que o preço pago por eles. E os reparos podem custar até quase o mesmo preço pago pelo smartphone e é aí que as capinhas entram em jogo. As capas são uma solução óbvia para proteger nossos telefones. Mas por que? E o que você deve considerar ao comprar uma capa ou até um celular a prova de quedas?

Leia também

Como uma capa ou celular a prova de queda minimiza os impactos?

O seu smartphone é um equipamento bastante rígido, e possui uma estrutura relativamente frágil. O que quero dizer com rígido é que não há muito em um telefone padrão que possa absorver energia em um impacto, então ao invés de absorver um choque e limitar o impacto em uma região, a energia de um impacto será transferida através de todo o dispositivo . E o que quero dizer com frágil é que o vidro em sua tela não é capaz de dobrar muito longe sem se danificar. A maioria dos vidros usados nos smartphones atualmente é muito mais resistente do que um copo padrão, o que significa que ele pode absorver mais energia do que uma janela ou um copo de beber, mas ainda é mais quebradiço do que o plástico na parte de trás do seu dispositivo. Então, como podemos combater isso? Com a ciência.

Vamos pegar um capacete de bicicleta simples, por exemplo. Os capacetes estão lá para proteger seu cérebro precioso no caso de acontecer algo ao andar de bicicleta. É feito de muitas peças para criar esta proteção, mas a coisa mais importante que faz é diminuir o impacto. Em um gráfico simples, a curva de energia de impacto com o capacete é prolongada por um longo período de tempo e o pico é bastante reduzido. Isso é feito através da espuma macia no esmagamento do capacete e do esmagamento de espuma mais dura, transferindo assim menos energia de impacto para o seu cérebro. Esse pico de energia de impacto é a parte perigosa. Se você pode mitigar esse pico, pode salvar vidas.

Smartphone resistente a quedas

Um celular resistente a quedas pode ser uma boa compra se você não for uma pessoa muito cuidadosa. (Foto: YouTube)

Como isso se aplica às capas e celular a prova de choque?

Seu smartphone é menos importante do que seu cérebro, mas podemos aplicar os mesmos princípios para proteger seu smartphone. Ao selecionar um capa ou dispositivo a prova de choque, escolha um que seja feito de um material que não seja rígido ou muito mole, mas que seja mais flexível ou macio. Escolha um modelo que absorva energia. Alguns dos materiais comuns de materiais absorventes de energia são o silicone e o poliuretano termoplástico, também conhecido como TPU. Isto é o que faz vertas marcas tão bem sucedidas na fabricação de capaz para celulares e tablets. As capas e dispositivos feitos a prova de choque são geralmente feitos de silicone (pelo menos uma das camadas) e, dependendo da série, pode ser muito grossa, tornando-os muito eficientes na absorção de energia. Você não deve se importar com o volume de um smartphone se quer que ele seja resistente a quedas.

Um celular ou capa rígida não absorverá energia de impacto a menos que ela quebre na queda, mas você não deve contar com isso acontecendo. O que provavelmente acontecerá é que a energia será passada diretamente para o telefone sem uma diminuição de intensidade. Além disso, não estou prometendo que uma capa ou estrutura macia sempre proteja seu dispositivo no caso de uma queda. Os capacetes não são 100% efetivos, mas usar um é significativamente mais seguro do que não usá-los.

Valem a pena celulares a prova de queda?

Se você está procurando uma capa para proteger seu telefone em uma queda, adicione os termos “silicone” ou “TPU” à sua pesquisa. Você pode limitar suas opções, mas você aumentará a eficácia da sua proteção. Pode haver outros materiais que não mencionamos e que sejam eficazes na absorção de energia de impacto.

Sobre aparelhos que são resistentes a quedas, é importante salientar que existem muito poucos modelos voltados para isso. Podem ser boas opções se você tem um trabalho pesado, onde quedas de eletrônicos podem ser comuns e significar danos graves ao seu dispositivo. Talvez a melhor opção ainda seja comprar uma capa de uma marca de boa reputação e com um bom material. Aliado a um bom modelo de smartphone, você pode ter excelentes resultados de resistência para o seu dispositivo.

Como vocês protegem os celulares de quedas? Que dicas dariam para quem quer um aparelho mais resistente?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário