Hoje em dia, quase todo mundo usa smartphones como ajudante na vida diária. Telefones inteligentes não só atendem aos requisitos de comunicações instantâneas, mas também proporcionam entretenimento para a nossa vida, além de guardar informações muito importantes para nosso dia a dia. Mas se um dia você formatar seu smartphone e for necessário recuperar os dados formatados? Ou talvez seu telefone tenha quebrado e você precise recuperar arquivos do smartphone: o que fazer?

Recuperar dados formatados: prevenção

A perda de arquivos e dados pessoais pode levar a grandes problemas. No entanto, essa perda por conta de um celular que estraga ou que é formatado continua a acontecer. Existem muitas razões que levam a perda desses dados: remover um cartão de memória sem desligar o telefone, apagar arquivos sem querer, formatação, erros do sistema, etc. A questão é que essa perda é totalmente prevenível com alguns cuidados simples.

A prevenção básica é baixar aplicativos de armazenamento na nuvem para salvar seus vídeos, fotos, e documentos. Alguns dos aplicativos são o Google Photos, OneDrive, Dropbox, Box, Cubby, Google Drive, iCloud. A lista é imensa, e cada um oferece diferentes benefícios para seus usuários.

A segunda prevenção é ativar o backup automático de suas informações do smartphone. No Android, basta ir em Configurações, Contas, e tocar em conta Google, ativando o backup automático. No iPhone, basta ir em Ajustes, iCloud, e ativar a opção de sincronização. Simples, rápido, e vai te prevenir de perder informações importantes do smartphone.

Com esses sistemas de prevenção ativados, basta entrar nesses aplicativos ou na sua conta Google ou iCloud e baixar os arquivos perdidos.

Recuperação de dados de smartphones

Quando seu smartphone quebrar ou for formatado, ainda é possível recuperar os dados com procedimentos simples. (Foto: androiddatarecovery.co)

Recuperar arquivos formatados do celular

Smartphones geralmente não são projetados para permitir que você tenha acesso direto à memória interna do telefone, mas quase todos os telefones celulares organizam seus dados na mesma estrutura de arquivo e pasta usada em computadores. Se você utilizar seus telefones móveis indevidamente quer devido a uma grande quantidade de informações ou por causa do uso descuidado do aparelho, eventualmente você pode perder seus dados vitais usando este dispositivo. Talvez você precise formatar um aparelho em uma situação de urgência, e não tenha tido tempo para fazer um backup apropriado. Mesmo nesse caso ainda é possível recuperar os dados perdidos da memória interna do Android. Um utilitário de recuperação de dados é definitivamente uma ferramenta de destaque para resgatar arquivos excluídos do espaço de armazenamento interno do telefone.

Explicando um pouco, o princípio operacional do armazenamento de dados são os códigos binários. Telefones inteligentes e computadores podem interpretar esses códigos. Portanto, quando as pessoas excluem dados, eles geralmente excluem o endereço de armazenamento dos dados. Na verdade, os dados ainda vão estar lá e, portanto, são recuperáveis. Um programa de recuperação de dados é projetado para funcionar sobre essa base teórica. Depois de instalar o software, siga as instruções abaixo para que o programa funcione e recupere os dados formatados de um smartphone.

Nosso guia foca em aparelhos Android, pois smartphones da Apple só conseguem usar programas de recuperação de dados quando já passaram por um jailbreak.

Estraguei ou formatei meu celular e perdi minhas fotos: rodando o programa

Certifique-se de que você instalou corretamente o programa em seu PC. Existem vários programas que você pode utilizar para essa recuperação de dados. Basta escolher um para a instalação, preferencialmente um que tenha boas avaliações em sites de download e fóruns especializados em smartphones. Depois de ter o programa instalado, conecte seu dispositivo ao seu computador via cabo USB para começar a tentar recuperar os dados.

Recuperar arquivos formatados do celular Android: autorizando depuração USB no smartphone

Para que o programa consiga acessar a memória interna de um telefone Android, é necessário ativar a depuração USB/USB debugging em seu dispositivo Android. Para diferentes sistema Android, há vários métodos para o acesso rápido ao debugging USB.

Para Android 2.3 ou anterior: Toque em “Configurações”, toque em “Aplicações” e em “Desenvolvimento”. Acione a opção “Depuração USB”/USB debugging. Para aparelhos Android 3.0 a 4.1: toque em “Configurações”, depois em “Opções do desenvolvedor”, e toque em “Depuração USB”. Para Android 4.2 ou mais recente: toque em “Configurações” e toque em “Build number” por várias vezes até receber uma nota “Você está no modo de desenvolvedor”, e toque em depuração USB/USB debugging.

Analise a memória interna do Android

Abra o programa de recuperação de dados no computador e conecte o smartphone. Quando ativada a depuração USB, o programa irá detectar automaticamente o seu telefone Android e, em seguida, analisará profundamente e digitalizará todos os dados perdidos ou apagados na memória interna do seu telefone Android ou armazenamento SD. Em seguida, você deve ir olhar na tela do smartphone e clicar em “OK”, permitindo que o programa tenha acesso especial aos dados do dispositivo.

Em seguida, clique em “Iniciar” para a verificação. Todo o processo levará alguns segundos com base na quantidade de dados e por isso, tenha paciência. Certifique-se de que a bateria está carregada antes de começar.

Quando o processo for concluído, todos os dados digitalizados serão mostrados em categorias bem organizadas. Os dados excluídos e existentes são exibidos. Visualize os arquivos e selecione o que você precisa recuperar, escolhendo um diretório no computador para enviar os arquivos.

E se não conseguir recuperar os arquivos?

Principalmente no caso de celular com defeito ou quebrado, não conseguir recuperar os dados pode significar que o celular estragou de vez. Nesse caso, não há como recuperar os dados. Talvez apenas uma assistência técnica seja capaz de fazer essa recuperação, mas é pouco provável.

Já para o caso de recuperação de dados formatados, se você não conseguir recuperar os arquivos, pode ser que eles se perderam permanentemente. De qualquer forma, a questão é a mesma: leve a um técnico profissional para tentar reaver os arquivos. Se não der, realmente, não há solução.

Você já perdeu arquivos por ter formatado o celular ou por ele ter quebrado? Como fez para recuperar? Precisou levar para uma assistência técnica?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)