Quão importante é a resistência da água nos smartphones? Para algumas pessoas, é sem dúvida uma característica indispensável. Para outros, é um luxo. A resistência à água pode atuar como um seguro incorporado de smartphones, protegendo seu investimento em caso de acidente. Mas, como um seguro, pode chegar a um custo considerável. Mas realmente vale a pena a resistência a água?

O que é um smartphone resistente a água?

Quando falamos sobre smartphones impermeáveis, o que nos referimos é telefones resistentes à água. A definição impermeável comum é “impermeável à água”. Os telefones inteligentes não são realmente impermeáveis ​​à água, mas são resistentes à água em determinadas circunstâncias. O que você também pode se surpreender ao saber é que essas circunstâncias podem ser bastante específicas.

A maior classificação de resistência à água em um smartphone é IP68, o que significa que os dispositivos certificados podem sobreviver em 1,5 metros de água doce por até 30 minutos, embora muitos fabricantes definam seus próprios parâmetros de testes. Essa classificação pode evoluir com o tempo, e novos tipos de resistência podem surgir, mas isso não significa que os smartphones se tornarão “imortais” a danos de água.

Isso porque as classificações IP são mais frequentemente usadas apenas como um guia. Não é ainda possível deixar seu telefone em uma lagoa durante a noite e esperar que ele esteja bom na manhã seguinte, embora essas histórias certamente existam, mas se um telefone estiver na água por 31 minutos, em oposição a 30, é provável que ainda esteja bem de acordo com a resistência a água atual.

No entanto, mesmo com a resistência à água como uma propriedade específica do seu smartphone, não há garantia de que ele vai sobreviver a ataques de água em todas as circunstâncias. E mesmo alguns telefones que não são vendidos com uma classificação de IP são bastante resistentes à água, o que pode tornar um marketing voltado para resistência a água algo irrelevante.

Celulares a prova d1água

Há um limite para a resistência a água em um celular, e você precisa saber se é a resistência que você precisa. (Foto: CNET)

Custos de um telefone resistente a água

Portanto, seu telefone não é impermeável, mas com resistência à água, pode sobreviver a encontros líquidos que poderiam arruinar um dispositivo não resistente à água. A próxima pergunta, então, é o que vale a pena, tanto para o fabricante quanto para você como consumidor?

A aplicação de resistência à água a um telefone acredita-se que seja cara. Não simplesmente graças ao custo da colagem de borrachas de proteção no interior do dispositivo, mas ao desenvolver o produto com a resistência à água em mente. É acreditado que a resistência a água acrescente 20% a 30% ao custo de seus telefones. O preço, naturalmente, variará dependendo do fabricante, mas eles sempre aumentarão os custos de produção do dispositivo.

Agora, isso não significa que todos os telefones resistentes à água sejam mais caros do que todos os telefones não resistentes à água. Significa simplesmente que você pagará mais pelo privilégio da proteção extra.

Antes de avançarmos, considere também que as classificações de IP não abrangem o uso subaquático. Você não está pagando um prêmio por diversão, o benefício é meramente preocupado com proteção em caso de acidentes. Portanto, se você quiser um dispositivo impermeável, ou você precisará comprar uma capa para isso ou comprar um aparelho desenvolvido para ser impermeável.

Para tentar contextualizar os benefícios de uma classificação de IP em relação ao seu custo, vejamos alguns números.

Quais são as chances de você precisar de um smartphone a prova d’água?

Na verdade, é bastante difícil encontrar dados concretos sobre o número de telefones que caíram na água. Nem sempre é relatado aos fabricantes e as estatísticas são frequentemente fornecidas por empresas que tem interesse em gerar preocupação nos usuários. Com isso em mente, os dados disponíveis das 3 pesquisas mais abrangentes sobre o assuntofornecem os seguintes resultados:

  • 10% de chance de danos líquidos
  • 19% de chance de danos líquidos
  • 30% de chance de danos líquidos

Com base nas descobertas acima: a chance de o seu telefone ficar danificado pelo líquido é fica em cerca de 10% a 30%. Ou, em média, 20%.

O preço do smartphone resistente a água

O preço que você paga pela resistência à água dependerá do telefone. Em um novo smartphone, assumindo um aumento de custo de produção em 25%, isso significa que em um dispositivo de R$1000 teria um custo de R$250 pela resistência à água como recurso. Claro que não é um número exato, mas pode nos dar uma ideia do quanto pagamos a mais pelo recurso.

O custo do reparo do smartphone

A reparação de um telefone com danos causados ​​pela água costuma ser dispendiosa, pois exige a desmontagem do aparelho. Uma estimativa coloca os valores entre 1/4 a 1 salário mínimo, mas note que nem todos os casos de smartphones danificados pela água são reparáveis.

Como escolher um smartphone resistente a água?

Os números indicam que há 20% de chance de o seu telefone se tornar danificado por líquidos, e você provavelmente pode pagar o valor do recurso que oferece essa proteção. E é essa chance de prevenção que é crucial, aqui: não há garantia de que o dispositivo seria protegido em qualquer situação com água presente. É provável que ele sobreviveria tendo algo derramado sobre ele, mas não é certo de que isso aconteça. Então você fica com a opção de ter um smartphone 20% mais caro, ou ter que pagar 1/4 a 1 salário mínimo para repará-lo, o que pode ser até mais da metade do custo do smartphone, lembrando que talvez nem seja possível consertar o dispositivo.

Outras considerações

Adicionar resistência à água pode não afetar apenas os custos de um dispositivo, mas como ele é usado. A isolação de um telefone pode afetar seu tamanho, espessura, peso e talvez a qualidade de áudio de seus alto-falantes.Existem tecnologias de impermeabilização de terceiros que você pode adicionar a um dispositivo como capas impermeáveis, e podem ser soluções mais baratas do que pagar mais caro por um smartphone resistente a água.

O que descrevemos aqui é baseado em estimativas usando uma variedade de fontes. Não há uma resposta definitiva para a quantidade de resistência à água que você precisa, quanto pode economizar ou a probabilidade dela ser necessária.

Além disso, os dados acima podem não ser necessariamente precisos. No entanto, os telefones resistentes à água ainda tendem a ser mais caros do que os concorrentes não resistentes à água.

Evidências anedóticas podem corroborar melhor a frequência da situação do que esses estudos: você provavelmente tem, ou conhece alguém que tenha danificado seu telefone com líquido. Parece comum e, nesses casos, você pode ter de descartar o dispositivo ou repará-lo, o que pode ser caro. A resistência à água pode ajudar a prevenir isso. Depende totalmente de como ocorreu o dano de água.

Você deve sempre comprar um telefone resistente à água?

Embora não pensemos que seja uma má ideia, não diríamos que é essencial: as chances ainda estão a seu favor quando se trata de saber se seu telefone ficará danificado pela água. Felizmente, um maior número de telefones resistentes à água estão sendo lançados o tempo todo e esse número provavelmente continuará a crescer, então “pagar a mais” não será necessariamente mesmo uma consideração em breve

O que penso que é uma questão mais relevante, no entanto, é se você deve comprar ou não uma capinha para seu smartphone.

A maioria dos estudos sobre telefones danificados indica que eles são mais frequentemente prejudicados por uma queda do que por danos causados ​​pela água. Com isso em mente, você precisa se perguntar se deseja priorizar a resistência da água ou uma capa protetora relativamente barata.

A sobrevivência depende do tipo de capa, assim como depende do tipo de água que danifica o telefone. Mas, de verdade, se o seu objetivo é proteger o seu dispositivo e economizar dinheiro, uma capinha é uma forma de seguro que é mais provável que te beneficie do que a resistência à água. E elas não custam muito.

Já teve um smartphone danificado pela água? Como aconteceu?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)