Que utiliza o celular como relógio depende do horário do aparelho estar certo. Algumas pessoas preferem inclusive manter o relógio do celular adiantado alguns minutos para ter sempre aquele sensação de que está atrasado quando na verdade está no horário. É uma prática interessante mas que pode se tornar complicada de manter se o relógio do celular não for confiável. Hoje em dia é possível configurar o celular para acertar o relógio com a operadora, mas tal prática nem sempre funciona bem e não é muito confiável em todas as operadoras e aparelhos.

Se você tem um celular Android há uma maneira mais garantida de manter o relógio do seu celular sempre certo. Os computadores e servidores em todo o mundo usam o que se chama NTP (Network Time Protocol) que é um serviço de relógio online. Qualquer computador pode acessar e “perguntar” qual é o horário aqui no local onde estou? O NTP responde e o computador se acerta ficando sincronizado.

Para Android, existe um aplicativo super configurável para fazer a mesma coisa: manter o relógio sempre certo. Ele precisa que você tenha um Android “rooteado” e conexão à internet de vez em quando para que ele se atualize. Você pode configurar a frequência de atualização e o servidor com o qual pretende atualizar. Eu escolhi o mesmo que coloquei no Windows e que coloco em todos os computadores que utilizo, mesmo Linux. O servidor NTP que usei foi o time.windows.com .

Relógio do celular

Manter relógio do celular sempre certo

O aplicativo android para sincronizar o relógio é o ClockSync. Ele é bem completo, gratuito e tem dezenas de opções de configurações. Você pode inclusive configurar para manter o seu relógio alguns minutos adiantado, mas com a garantia de que está exatamente adiantado alguns minutos.

Instalei e estou usando a mais de um mês. É muito interessante ver todos os relógios dos computador e celulares exatamente sincronizados. Parece mágica e evita problemas e a necessidade de estar sempre acertando cada um!

Um comentário para “Celular – Relógio errado nunca mais!”

  1. Milton

    Olá, Alex Obrigado pelas informações. Instalei o ClockSync e configurei conforme a demonstração (tutorial) do aplicativo. Espero que funcione!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)