Como atualizar data e hora automaticamente no celular?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Por padrão, os telefones celulares são configurados para atualizar automaticamente a hora conforme ela é alterada. Se você viajar de um fuso horário para outro, o telefone deve ser atualizado após o “check-in” com as torres de celular na sua área imediata. Se isso não ocorrer, você poderá atualizar a hora do telefone manualmente. Na maioria dos casos, a solução é tão simples quanto ajustar as configurações do seu telefone.

Atualizar o relógio do celular

Toque na tecla “Menu” no seu celular para ver a tela inicial expandida ou puxe a central de notificações para baixo. Toque em “Configurações” e selecione a opção para gerenciar suas configurações de “Hora e data”. Ative a atualização automática da hora do seu celular. Salve suas configurações e saia para a tela inicial.

Pressione e segure o botão “Power” no seu telefone até que ele desligue. Aguarde 30 segundos e reinicie o seu telefone. O telefone atualiza automaticamente a hora de acordo com sua localização quando ela é reiniciada.

Remova as baterias do celular enquanto ele ainda estiver ligado. Espere um minuto e substitua as baterias. Quando as baterias forem substituídas, a hora do telefone será atualizada. Tente este método se o seu relógio ainda não atualizar depois de tentar os outros métodos.

Ajustar data e hora automaticamente não funciona? Tente um app!

Para a maioria dos telefones Android, o relógio do sistema é definido usando um protocolo chamado NITZ, que depende de uma conexão com sua operadora para garantir que o tempo permaneça em sincronia. O problema aqui é que esse recurso não funciona quando você está fora do alcance do celular e, muitas vezes, as próprias operadoras tem dificuldades técnicas que podem fazer com que o relógio do seu telefone fique minutos ou até mesmo horas fora de sincronia.

Graças a uma atualização recente em um aplicativo Android popular, isso pode ser feito em versões mais recentes do Android, o que significa que você pode garantir que o relógio do sistema esteja sempre sincronizado.

Data e hora celular

Configure a data e hora no seu smartphone para não perder mais a hora certa. (Foto: YouTube)

Para fazer isso, você precisa de um app que possa ser sincronizado automaticamente, como o ClockSync. Ele está disponível gratuitamente na Google Play Store.

Quando você iniciar o ClockSync pela primeira vez, provavelmente notará que o relógio do sistema já está pelo menos alguns segundos fora de sincronia com o horário atômico, que é o horário mais exato possível. De qualquer forma, no entanto, comece tocando no botão de menu de três pontos na parte superior da tela e, em seguida, escolha a opção “Configurações”. A partir daqui, você pode alterar o serviço de horário com a primeira opção, se desejar, mas a primeira coisa a fazer é marcar a caixa “Ativar” abaixo da categoria sincronização automática.

A partir daqui, existem opções adicionais para ajustar o processo de sincronização ao seu gosto, mas a maioria dos usuários deve ficar satisfeita em deixar esses conjuntos com seus valores padrão. Além disso, para garantir que seu relógio permaneça sincronizado quando você estiver viajando, marque a caixa ao lado da opção “Detectar fuso horário”.

Ajustar o relógio do Android com a hora atômica

Com todas as opções ajustadas ao seu gosto agora, volte para o menu principal do ClockSync ou seu app de escolha. A partir daqui, toque no botão do menu de três pontos novamente, mas desta vez escolha “Sincronizar”. Neste ponto, o aplicativo solicitará acesso root, então toque em “Conceder” no pop-up de solicitação.

Uma vez feito isso, você notará que a hora do Sistema se torna perfeitamente sincronizada com a hora atômica que está sendo reportado pelo serviço de tempo. Como você configurou o aplicativo para atualizar automaticamente o relógio do sistema, esse continuará sendo o caso daqui em diante, desde que seu dispositivo esteja conectado a dados móveis ou Wi-Fi.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário