Por padrão, os telefones celulares são configurados para atualizar automaticamente a hora conforme ela é alterada. Se você viajar de um fuso horário para outro, o telefone deve ser atualizado após o “check-in” com as torres de celular na sua área imediata. Se isso não ocorrer, você poderá atualizar a hora do telefone manualmente. Na maioria dos casos, a solução é tão simples quanto ajustar as configurações do seu telefone.

Atualizar o relógio do celular

Toque na tecla “Menu” no seu celular para ver a tela inicial expandida ou puxe a central de notificações para baixo. Toque em “Configurações” e selecione a opção para gerenciar suas configurações de “Hora e data”. Ative a atualização automática da hora do seu celular. Salve suas configurações e saia para a tela inicial.

Pressione e segure o botão “Power” no seu telefone até que ele desligue. Aguarde 30 segundos e reinicie o seu telefone. O telefone atualiza automaticamente a hora de acordo com sua localização quando ela é reiniciada.

Remova as baterias do celular enquanto ele ainda estiver ligado. Espere um minuto e substitua as baterias. Quando as baterias forem substituídas, a hora do telefone será atualizada. Tente este método se o seu relógio ainda não atualizar depois de tentar os outros métodos.

Ajustar data e hora automaticamente não funciona? Tente um app!

Para a maioria dos telefones Android, o relógio do sistema é definido usando um protocolo chamado NITZ, que depende de uma conexão com sua operadora para garantir que o tempo permaneça em sincronia. O problema aqui é que esse recurso não funciona quando você está fora do alcance do celular e, muitas vezes, as próprias operadoras tem dificuldades técnicas que podem fazer com que o relógio do seu telefone fique minutos ou até mesmo horas fora de sincronia.

Graças a uma atualização recente em um aplicativo Android popular, isso pode ser feito em versões mais recentes do Android, o que significa que você pode garantir que o relógio do sistema esteja sempre sincronizado.

Data e hora celular

Configure a data e hora no seu smartphone para não perder mais a hora certa. (Foto: YouTube)

Para fazer isso, você precisa de um app que possa ser sincronizado automaticamente, como o ClockSync. Ele está disponível gratuitamente na Google Play Store.

Quando você iniciar o ClockSync pela primeira vez, provavelmente notará que o relógio do sistema já está pelo menos alguns segundos fora de sincronia com o horário atômico, que é o horário mais exato possível. De qualquer forma, no entanto, comece tocando no botão de menu de três pontos na parte superior da tela e, em seguida, escolha a opção “Configurações”. A partir daqui, você pode alterar o serviço de horário com a primeira opção, se desejar, mas a primeira coisa a fazer é marcar a caixa “Ativar” abaixo da categoria sincronização automática.

A partir daqui, existem opções adicionais para ajustar o processo de sincronização ao seu gosto, mas a maioria dos usuários deve ficar satisfeita em deixar esses conjuntos com seus valores padrão. Além disso, para garantir que seu relógio permaneça sincronizado quando você estiver viajando, marque a caixa ao lado da opção “Detectar fuso horário”.

Ajustar o relógio do Android com a hora atômica

Com todas as opções ajustadas ao seu gosto agora, volte para o menu principal do ClockSync ou seu app de escolha. A partir daqui, toque no botão do menu de três pontos novamente, mas desta vez escolha “Sincronizar”. Neste ponto, o aplicativo solicitará acesso root, então toque em “Conceder” no pop-up de solicitação.

Uma vez feito isso, você notará que a hora do Sistema se torna perfeitamente sincronizada com a hora atômica que está sendo reportado pelo serviço de tempo. Como você configurou o aplicativo para atualizar automaticamente o relógio do sistema, esse continuará sendo o caso daqui em diante, desde que seu dispositivo esteja conectado a dados móveis ou Wi-Fi.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)