Basicamente, qualquer celular que tenha acesso a uma rede 3G, conexão Wi-Fi e/ou Bluetooth pode se tornar um modem. O processo de “transformar” o celular em um modem se chama tethering. Mas como funciona o tethering?

O tethering de um smartphone é o processo de usar o telefone como um modem externo para um computador, permitindo que você acesse a Internet diretamente através de seu telefone. Para fazer o uso de seu celular como um modem você precisa ter um plano de dados sem fio para ele, assim como uma boa quantidade mensal de dados suficiente para cobrir o uso do seu computador na internet. A maioria das provedoras de serviços 3G no Brasil oferecem pacotes que limitam a velocidade quando uma certa quantidade de dados é atingida. Se você não quer uma internet muito lenta, é melhor se preparar para investir um pouco mais em um pacote de dados e prevenir que a velocidade seja limitada. Lembrando que somente aparelhos 3G terão uma boa conexão com a internet.

Para que você faça o tethering, você primeiro terá que ligar para o seu provedor de serviços móveis e pedir para falar com um representante de serviço ao cliente. Pergunte sobre o plano 3G do seu smartphone disponível. Diga que você também deseja compartilhar esse pacote de dados com seu computador ou tablet, utilizando o celular como modem. Alguns planos poderão te oferecer um modem 3G, que não é necessário. Mas se vier gratuitamente com um plano, vale a pena pegar o aparelho. Na hora de escolher um pacote de dados, faça uma breve pesquisa sobre a qualidade dos serviços 3G da operadora em sua cidade. Apesar da pesquisa em âmbito nacional te dar uma ideia geral da qualidade do atendimento da empresa, a qualidade dos serviços prestados é muito diferente de cidade para cidade e até de região para região. Mesmo que escolher uma certa operadora signifique pagar um pouco mais caro, vale a pena fazer isso para ter uma internet com mais qualidade.

Usando celular como modem

Praticamente todo celular com acesso à internet pode compartilhar o acesso com um computador através de um processo chamado tethering. (Foto: themobilemasti.com)

Existem alguns planos sem limite de dados e outros com limitações. Se você gosta de assistir muitos vídeos no YouTube e baixa alguns arquivos grandes pela conexão 3G, é melhor optar pelos pacotes maiores. Vale lembrar que o celular sendo usado como modem é como uma mobilidade extra e não uma forma principal de de conexão à internet. Isso significa que a maior utilidade dele é o uso da internet para ler notícias, receber e enviar emails e reuniões via chat. Alguns vídeos esporádicos podem ser assistidos sem problemas. Mas se eles forem muito frequentes, rapidamente você irá acabar com o pacote de dados de sua conexão. A melhor forma de fazer isso é começar com os planos mais básicos e depois, caso necessário, pedir para sua provedora de serviços mudar o plano para um melhor. E quem compra os planos, acaba também tendo acesso aos pontos Wi-Fi da operadora espalhados pelos grandes centros urbanos, onde você não irá “gastar” os MB de seu plano.

Confirmada a compra, solicite ao atendente os passos necessários para configurar a conexão 3G em seu aparelho. Normalmente, isso é feito através de uma mensagem de configuração que é enviada pela própria operadora ao seu celular. Solicite as instruções para o atendente e salve as configurações em seu aparelho. Teste a conexão 3G do seu smartphone antes de configurar o tethering e qualquer problema apresentado, não deixe de solicitar ajuda pelo SAC da sua operadora.

Após ter o pacote de dados certo para você comprado, você deve configurar o smartphone para compartilhamento de Internet. Cada modelo de smartphone é um pouco diferente algumas pessoas terão de baixar um aplicativo para permitir o tethering. Smartphones Android, por exemplo, tem tethering nativo, sem necessidade de aplicativos, desde a versão 2.2. Já para o iPhone, o tethering precisa de um aplicativo específico. É possível compartilhar a conexão tanto por Bluetooth (com exceção do iPhone) quanto por Wi-Fi, dependendo do seu aparelho e do aplicativo utilizado.

Compartilhando a internet do celular

Aparelhos Android com as atualizações mais recentes já vem com a opção de tethering nativo. (Foto: slagermanphoto.com)

Verifique se o seu computador está pronto para ser conectado à Internet. Verifique se seu computador tem uma conexão Bluetooth ou se ele consegue reconhecer a rede de seu celular como “modem” via Wi-Fi. Você poderá configurar uma senha de acesso à internet pelo aplicativo utilizado em seu telefone, bastando apenas que você use essa senha para conectar. Também é possível se conectar ao celular via cabos, só que provavelmente será necessário um aplicativo para este fim. Não se esqueça de “desligar” o pacote de dados quando não estiver usando e apenas conectar à rede 3G quando necessário baixar algum arquivo, acessar emails e outras tarefas mais urgentes. Quaisquer dúvidas que ficaram após este artigo, não deixe de perguntar no espaço de comentários abaixo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)