Transferir arquivos do seu smartphone ou tablet para o computador é cada vez mais fácil, com diversos métodos e formas diferentes para você fazer a transferência sem enfrentar qualquer problema ou complicação. Dá pra fazer tanto com o uso de cabos ou sem fio.

Transferir arquivos do celular para PC via USB

Para transferir os arquivos de seu smartphone para o PC, você vai precisar de um cabo USB, preferencialmente o original, que veio com seu celular. Desbloqueie a tela do aparelho e abra a gaveta de notificações do seu dispositivo, a partir da parte superior da tela.

Nessa gaveta de notificações, aparecerá uma notificação USB. Toque nela e escolha “transferir arquivos”. Se for a primeira vez que você realiza o procedimento no computador, ele irá instalar drivers do dispositivo automaticamente. Caso apareça alguma mensagem de erro, basta procurar no Google pelos drivers do fabricante do seu celular (exemplos: samsung usb drivers, lg usb drivers, htc usb drivers, etc), baixar, instalar, e tentar novamente.

Para transferir arquivos, é simples: no computador, o seu dispositivo aparecerá como se fosse um HD ou uma pasta de arquivos. Você pode copiar os arquivos a partir dessa parta ou copiar arquivos para essa pasta.

Para remover o dispositivo, siga os mesmos procedimentos que seguiria para remover um pen drive: clique no ícone que aparece no canto inferior direito da tela, perto do relógio, e que mostra o celular. Clique no nome do modelo do celular ou o nome que você criou para o aparelho e clique em remover o hardware com segurança.

 

Transferência de arquivos do computador para celular

Se uma forma de transferir arquivos do celular para o PC não funcionar não se preocupe porque existem muitas outras! (Foto: www.droidviews.com)

Transferir arquivos via Bluetooth do celular para o PC

O Bluetooth é outro método para transferir seus arquivos sem a necessidade de usar cabos USB. O Bluetooth pode não conseguir lidar com arquivos muito grandes, no entanto, e a transferência de arquivos não é tão rápida. É necessário que tanto o computador quanto o celular tenham o Bluetooth para que a transferência de arquivos funcione.

Para fazer uma transferência de arquivos Bluetooth entre um celular e um PC, ative o Bluetooth nos dois dispositivos. No computador ou no celular, procure pela opção “parear” ou “tornar visível parar outros dispositivos”. Autorize a conexão em outros dispositivos, confirmando o código de ativação.

Com a conexão estabelecida, vá para algum aplicativo Android, como o gerenciador de arquivos, a galeria de fotos e vídeos, ou outro qualquer, e escolha um arquivo. Toque na opção compartilha e escolha compartilhas via Bluetooth, selecionando seu computador como destino. O computador pedirá uma autorização para receber o arquivo.

 

Transferir arquivos via WiFi e NFC do celular para o PC

As fabricantes de smartphones e tablets tem desenvolvidos novas tecnologias e padrões que possibilitam transferências de arquivos mais rapidamente sem o uso de cabos, como é o caso do WiFi Direct e do NFC. Para usá-lo, no entanto, seu dispositivo precisa ser compatível com a tecnologia, e será necessário ter um aplicativo que possa transferir os arquivos sem fio para seu computador. Alguns aplicativos são pagos, no entanto. Procure por “gestor de arquivos WIFi Direct” ou “transferência de arquivos via NFC” na loja de aplicativos, e você vai encontrar ótimos resultados. Algumas fabricantes de celulares tem aplicativos nativos com essas funções, o que facilita bastante.

Usando aplicativos para transferir arquivos do celular para o PC

O AirDroid e o PushBullet são dois exemplos de aplicativos que facilitam as transferências entre arquivos de computadores e celulares. Existem várias outras opções, e você pode testar todas elas, mas o funcionamento é bem semelhante.

Você baixa o aplicativo no seu telefone e configura sua conta no aplicativo. Depois, configura no computador um link ou baixa um programa do próprio aplicativo, para usar através da internet. Com o aplicativo no PC e no celular abertos, navegue no celular até o arquivo que você quer compartilhar, selecione compartilhar arquivo, e escolha o aplicativo que você está usando (AirDroid, PushBullet, etc). O seu computador então começará a receber o arquivo. Simples assim.

 

 

 

 

 

 

Transferindo arquivos do celular para o PC usando um cartão SD

Você pode usar seu cartão microSD do celular (se tiver um) para transferir os arquivos para seu computador. Existem aplicativos que transferem os arquivos para o seu cartão microSD. A partir daí, você precisará de um adaptador para um leitor de cartões SD ou um pen drive que leia cartões microSD para poder transferir os arquivos para o computador. Se o seu celular não tem entrada para cartões microSD, mas for compatível com USB OTG, é possível usar um desses pen drives para transferir os arquivos para um microSD.

Transferir arquivos do celular para o PC via nuvem

Serviços como Dropbox, Google Drive, OneDrive, Cubby, Google Photos, Evernote, e muitos outros, possibilitam o compartilhamento de arquivos via nuvem. Para isso, baixe o aplicativo no seu celular e configure sua conta. Escolha as pastas e arquivos que você quer sincronizar na nuvem. No seu computador, baixe o programa correspondente ou acesse o site do aplicativo e baixe os arquivos que você quer ter no computador.

Ficou ainda alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e teremos o prazer em responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)