Você pode dar as mais diversas funcionalidades para um smartphone. Controle remoto, caixa de som, computador. E é possível também tornar o seu smartphone um joystick para jogos de computador ou para jogos de console. Mas como fazer essa configuração e começar a usar seu smartphone como um joystick?

Como transformar celular em joystick?

A primeira coisa que você vai precisar é de um aplicativo. Existem vários deles nas lojas de aplicativos do Google ou da Apple, e você pode escolher um que melhor se adapte às suas necessidades ou bolso. A maioria dos apps são pagos, e alguns só funcionam para um ou outro dispositivo. Por exemplo, você pode ter um app para transformar o celular em um controle apenas para PC ou um app que transforme seu smartphone em um controle apenas para PS3 ou PS4. Leia bem a descrição do app antes de confirmar uma compra.

Como configurar o aplicativo de gamepad para celular?

Existem dois tipos de aplicativos para celular que transformam seu aparelho em um gamepad. No primeiro tipo de aplicativo, chamado de cliente e servidor, você usa principalmente em um PC, instalando um aplicativo no seu smartphone e um aplicativo no computador. Será necessário instalar alguns drivers, geralmente algo que tem um tutorial bem simples de seguir. O celular precisará ser conectado ao computador com fio para sincronização e depois poderá ser desconectado e usado sem fio. É bem simples e os aplicativos tem um tutorial muito bem auto explicativo.

Como usar celular como joystick

Use seu celular como um joystick através de apps práticos e bem úteis. (Foto: YouTube)

Outros apps de cliente servidor podem ser um pouco diferentes. Depois de instalar o servidor, execute-o. Assim que você iniciar o servidor, ele irá mostrar-lhe um IP com a porta que está recebendo conexões. Abra o aplicativo Android e digite o endereço para conectar manualmente os dispositivos juntos. Se você estiver recebendo erros de qualquer tipo, verifique se ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede Wi-Fi. Se você não possui nenhum roteador para se conectar, você pode criar uma rede virtual a partir do seu computador e conectar-se usando. Alguns apps podem disponibilizar a conexão por cabos ou até por Bluetooth.

Uma vez que os dispositivos estão conectados, você verá um gamepad muito básico na tela com uma explicação sobre o que faz cada controle. No entanto, antes de começar a jogar o jogo, você terá que mapear cada uma das teclas do teclado para jogar nos botões do controlador na guia do jogo. Basta pressionar o botão Adicionar e configurar o mapeamento das teclas. Você também deve fornecer o caminho do arquivo executável que é usado para iniciar o jogo.

Tendo feito toda a configuração, toque o botão de seleção do jogo no aplicativo e selecione o jogo que deseja iniciar. O jogo desejado será lançado automaticamente no seu PC e você pode se sentar e jogar diretamente de forma sem fio. Não se esqueça de ativar os controles de movimento para uma maior diversão.

Já o outro tipo de aplicativo é mais simples. Basta sincronizar diretamente com o seu console assim como você faria com um controle normal. Abra o aplicativo, siga às instruções na tela para a configuração e sincronização e seja feliz com seus jogos!

Pode ser um pouco complicado usar alguns botões do controle, mas se você precisa de um controle extra para uso simples, seu celular fará um bom trabalho.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)