Se você estiver no mercado na busca de um smartphone usado e barato, é sempre uma boa ideia pedir ao proprietário que desabilite recursos de busca do celular, tais como o Gerenciador de Dispositivos no Android e o Buscar iPhone da Apple. Assim, evita-se que o celular possa ser rastreado ou até apagado remotamente. Mas e se você estiver comprando um smartphone que não tem esse recurso? Você ainda pode verificar se foi roubado? Será que você pode comprar o dispositivo com a segurança de que ele estará utilizável?

Consultar IMEI bloqueado evita problemas

Se você quer garantir que o celular que está comprando não está bloqueado, você pode consultar o IMEI do aparelho para verificar se ele está ainda autorizado a ser usado na rede. Existem tanto serviços privados quanto serviços do governo para isso, mas é importante salientar que você deve usar os serviços privados com cuidado, pois os números IMEI podem ser usados em clonagem de smartphones ou outras finalidades.

A consulta geralmente gratuita é um serviço online projetado para ajudar os consumidores, empresas e agências de aplicação da lei a fazer decisões de compra informadas e limitar a revenda de dispositivos móveis perdidos e roubados.

IMEI bloqueado

Verifique se o número do IMEI do celular foi reportado como roubado ou perdido antes de comprar um aparelho usado. (Foto: Carphone Warehouse)

Como fazer a consulta de aparelho impedido?

O melhor site para fazer essa consulta é o site da própria Anatel para saber se há algum impedimento para o aparelho que você está querendo comprar. O número IMEI do dispositivo usado pode ser encontrado na caixa do dispositivo, no adesivo que fica atrás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo para verificar o número IMEI. É importante lembrar que os dispositivos que tem mais de um chip também tem mais de um IMEI, sendo um para cada chip, e é preciso verificar cada um individualmente. É possível também acessar o IMEI do telefone pelas configurações ou ajustes.

  • Em telefones Android: acesse as configurações e toque em “Sobre o telefone/dispositivo”. Toque em status e depois em Informação IMEI.
  • Em telefones iPhone: toque em Ajustes -> Geral -> Sobre.

Se você não tem acesso a esses números, peça ao dono para enviá-los. Insira o número do IMEI no site da Anatel e digite o captcha. Na parte inferior da tela, aparecerão os seguintes dados:

  • Número do IMEI consultado
  • Resultado: se há ou não há restrição para o IMEI
  • Data da consulta
  • Responsável

E se a consulta de IMEI impedido der positiva?

No caso da consulta der positiva, não recomendamos a compra do dispositivo. Esse dispositivo provavelmente já está bloqueado para uso em redes móveis e foi perdido ou roubado. É recomendável também avisar a polícia registrando um boletim de ocorrência sobre o dispositivo, pois retira de você qualquer responsabilidade na participação da negociação de um produto ilegal.

Se você já comprou o dispositivo sem consultar o IMEI e agora ele está bloqueado, vale lembrar que você pode usar o Código de Defesa do Consumidor, no caso de ter comprado o dispositivo de uma loja, para garantir seus direitos. É possível também usar o Código Civil no caso de compra de aparelhos de pessoas físicas, garantindo que você seja compensado pela venda indevida do dispositivo.

Ficou alguma dúvida sobre a consulta de IMEI impedido? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)