Meu celular não recebe SMS de confirmação, o que fazer?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Mensagens de texto perdidas ou atrasadas podem ser frustrantes, especialmente porque você pode não saber do problema até que alguém o contate usando outro método para perguntar por que você não está respondendo ou onde está. Principalmente quando você tem que receber uma mensagem de texto de verificação, confirmação, ou autenticação em 2 fatores, a demora ou não chegada das mensagens pode gerar uma série de problemas.

Felizmente, você pode resolver isto rapidamente.

O código de verificação não chega no meu celular: a solução simples

Não recebo código de verificação de mensagem de texto (SMS) para verificação de autenticação em duas etapas

Aguarde até 30 minutos. Os códigos podem levar até 30 minutos para serem entregues em alguns casos.

Solicite um novo código. Se você não recebeu seu código após 30 minutos, tente solicitar outro código.

Entre em contato com o suporte da empresa que enviou o código se a segunda tentativa ainda não fornecer um código.

Se o suporte da empresa não conseguir diagnosticar o problema, você pode ser direcionado a entrar em contato com a operadora do seu celular para garantir que a entrega do SMS esteja funcionando conforme o esperado.

Problemas com SMS

Caso não esteja recebendo SMS de verificação, siga alguns passos para corrigir o problema. (Foto: FastSMS)

Celular não recebe SMS de confirmação: solução longa

Há uma combinação de configurações que pode impedir o telefone ou a operadora de permitir a passagem do texto. Siga as etapas abaixo para resolver esse problema da maneira mais demorada

Novos usuários: certifique-se de que o número do celular que você registrou no serviço que deveria enviar a mensagem foi inserido corretamente. Se for digitado incorretamente, você não receberá o texto.

Usuários existentes: se você alterou seu número de telefone recentemente, primeiro terá que solicitar uma alteração de número de telefone com o suporte do serviço. Em seguida, o número de telefoneserá alterado, para que você possa fazer login novamente em sua conta.

SMS não chega? Então pode ser hora de contatar a operadora

Se as etapas listadas acima não funcionarem, tente ligar para sua operadora de telefonia e pedir-lhes para ajudá-lo com o seguinte:

Pergunte à sua operadora de celular se eles estão configurados para enviar códigos de verificação de texto e porque você não os está recebendo. Pergunte a eles se a limitação pode ser como seu telefone celular está configurado ou como sua conta de celular está configurada .

Se você tiver uma conta antiga, seu dispositivo pode estar configurado para bloquear o recebimento de mensagens SMS. Você pode solicitar o desbloqueio. Você pode trabalhar diretamente com sua operadora para fazer isso.

Mais dicas para voltar a receber SMS

Se as dicas acima não funcionaram, temos mais dicas para vocês.

Verifique os números bloqueados. Se você souber que alguém está lhe enviando mensagens de texto, mas você não está recebendo essas mensagens, verifique se o número está bloqueado.

Verifique a recepção. As redes móveis às vezes são imprevisíveis. Se você vir poucas ou nenhuma barra, saia ou encontre um lugar mais alto dentro de casa. Se você estiver em sua casa, pode usar um amplificador de sinal para melhorar a recepção em toda a casa.

Desative o modo avião. Verifique se o modo avião está ativado e, uma vez desativado, verifique a recepção. O modo avião desliga todas as formas de comunicação sem fio, não apenas o Wi-Fi.

Reinicialize o telefone. Às vezes, há loops infinitos ou outros problemas nos bastidores que você pode não conseguir diagnosticar, mas são facilmente resolvidos com uma reinicialização. Isso também instala quaisquer atualizações do sistema operacional que o aplicativo de mensagens de texto possa precisar.

Cancele o registro do iMessage. Se você costumava usar um iPhone, peça a qualquer pessoa que regularmente envia mensagens de texto com você com um iPhone para desativar o iMessage ou enviar uma nova mensagem para o seu número, em vez de entrar em contato com você a partir de uma linha de texto antiga. Um tópico do iMessage não é traduzido para o Android.

Atualize o Android. Instale todas as atualizações pendentes do sistema operacional, mesmo que uma atualização não pareça relevante para o problema que você enfrenta. Algumas correções de bugs e outros reparos podem abordar operações ou recursos que o aplicativo de mensagens de texto usa. Aguarde até que as atualizações sejam concluídas antes de enviar uma mensagem de texto.

Atualize seu aplicativo de mensagens de texto preferido. As atualizações geralmente resolvem problemas obscuros ou bugs que podem impedir o envio de seus textos.

Limpe o cache do aplicativo de texto. Em seguida, reinicie o telefone e reinicie o aplicativo.

Verifique o site da sua operadora de celular. Se nada mais funcionar, procure alertas ou atualizações sobre problemas de rede. Os problemas de rede podem não ser imediatamente óbvios para os usuários finais ou podem afetar apenas algumas funções.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário