Como bloquear celular roubado? IMEI e códigos!

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

 

Todos telefones tem um número de identificação exclusivo chamado IMEI (International Mobile Equipment Identification). Você pode verificá-lo por conta própria digitando *#06# no seu telefone. Sempre que comprar um celular novo, anotar esse número deve ser uma das primeiras coisas que você deve fazer. Isto porque este número único irá ajudá-lo a encontrar o seu celular perdido ou roubado ou mesmo bloquear seu aparelho remotamente, impedindo que um ladrão de celular use seu celular e seus dados pessoais para cometer crimes ou aplique golpes contra pessoas em seus contatos pessoais.

O IMEI também pode ser encontrado no próprio celular (a foto deste artigo mostra onde ele normalmente é encontrado), mas esse número pode ser diferente. Por exemplo, pode haver mudança do IMEI quando há troca de certos componentes do aparelho. Em outros casos, não é possível ver o IMEI sem perder a garantia do aparelho. De qualquer forma, você pode ir a uma assistência técnica autorizada e pedir, sem custos, para que eles te passem o número IMEI do seu aparelho, se nenhum dos métodos acima funcionar.

Para que serve o IMEI

O IMEI é a impressão digital de um aparelho celular, usada para identificar um aparelho e possibilitar maior segurança para as redes móveis. (Foto: www.editweaks.com)

Bloquear celular roubado pelo IMEI: passo a passo

Uma vez que você ligar o seu celular, o cartão SIM vai procurar por uma e registrar o seu número IMEI com uma operadora de telefonia. Ele será permanentemente armazenado na base de dados do servidor. Se você perdeu ou teve seu telefone roubado, você pode pedir a sua operadora de telefonia para bloquear seu número IMEI na rede, de modo que você possa evitar o mau uso de seu celular por pessoas má intencionadas.

Boletim de ocorrência: Comece registrando um Boletim de Ocorrência sobre a perda ou roubo do celular. A maioria das operadoras vai pedir informações sobre a ocorrência, ou uma cópia dela.

Tente rastrear seu smartphone remotamente: antes de bloquear o IMEI do seu aparelho, tente localizá-lo usando as ferramentas de segurança disponíveis. Repasse as informações obtidas às autoridades, caso você tenha certeza que o aparelho foi roubado ou que não está com um amigo/parente.

Ligue para sua operadora: repasse as informações do BO para a operadora, e peça para ela bloquear o número IMEI de operar na rede móvel. O aparelho não poderá ser usado na rede móvel. Só bloqueie o IMEI após tentar rastrear o ladrão pelo celular, e se a tentativa não foi bem sucedida, pois assim que você bloquear o IMEI não será mais possível rastrear o aparelho. O telefone das operadoras é:

Recuperei meu celular e quero desbloquear meu IMEI. Tem como?

Sim. Será necessário entrar em contato com a operadora, com os dados do Boletim de Ocorrência e da recuperação do aparelho, bem como o número do IMEI. Pode ser necessário que o proprietário do celular leve o aparelho, junto com a nota fiscal de compra do mesmo, até uma assistência técnica autorizada ou loja da operadora para poder reativar o IMEI.

Lembrando sempre: tome cuidado ao usar o celular em certos lugares, e proteja seu aparelho e suas informações pessoais. Melhor é prevenir do que remediar.

Qualquer dúvida, conte com nossa ajuda, perguntando nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário