Existem todos os tipos de motivos para bloquear um número: um ex que não pára de telefonar, operadores de telemarketing que não param de encher a paciência, golpistas ou uma tia que queira fazer o check-in e ver por que você ainda não está casado.

Quando o seu telefone toca mais uma vez do que você consegue, você sabe que é hora de bloquear esse número. Mas como? Aqui estão os passos a seguir pelos sistemas operacionais e operadoras populares.

Não me Perturbe

A primeira maneira de reduzir o número de chamadas indesejadas que chegam ao seu telefone é entrar no Não Me Perturbe. No site, você pode registrar seu número de telefone ou verificar se seus dígitos já estão lá.

Seu número de telefone será adicionado ao registro em 24 horas, mas provavelmente pode levar um pouco mais para que as chamadas de vendas parem. Se persistirem em ligar, você pode registrar uma reclamação.

Você também pode baixar um aplicativo que bloqueia operadores de telemarketing e chamadas automáticas.

Não espere que isso acabe com chamadas indesejadas. As chamadas automáticas ainda estão fora de controle, e pode ser difícil se livrar de todas elas, mas pode reduzir bastante.

Como bloquear um contato no iPhone?

Se você bloquear alguém de enviar mensagens, FaceTime ou chamadas de voz, elas serão automaticamente impedidas de fazer as três coisas.

Para bloquear um número que chamou você, vá para o aplicativo Telefone e selecione Recente. Encontre o número e clique no I no círculo ao lado dele (). Você receberá uma tela com informações sobre a chamada e as ações a serem tomadas; desloque-se para Bloquear este autor da chamada.

Se você estiver bloqueando alguém nas suas listas de contatos, vá para Ajustes -> Telefone -> Bloqueio e identificação de chamadas. Vá até o final e toque em Bloquear contato. Isso abrirá sua lista de contatos e você poderá percorrer e selecionar aqueles que deseja bloquear. Você também pode chegar lá por meio de Ajustes -> Mensagens -> Bloqueadas -> Adicionar nova.

Para bloquear alguém de um texto, toque no número na parte superior da tela, o que produzirá um menu suspenso com três opções: Áudio, FaceTime e Info. Toque em Informações. Você verá o número, um ícone de telefone e uma seta. Toque na seta e, em seguida, você pode rolar para baixo e clicar em Bloquear este chamador.

Bloqueando contatos

Bloqueie os contatos indesejados para evitar dores de cabeça indesejadas. (Foto: BT.com)

Se você acha que eles vão dar uma olhada em você com o FaceTime, vá até o aplicativo, encontre a última conversa do FaceTime que você teve com eles e clique no I no círculo ao lado dela (). Você receberá uma tela com informações sobre a chamada e as ações a serem tomadas; desloque-se para Bloquear este autor da chamada. Se for alguém nos seus Contatos, vá para Ajustes -> FaceTime -> Bloqueado -> Adicionar Novo e selecione o nome ou os nomes a serem bloqueados.

Em notícias relacionadas: se você acha que foi bloqueado, os sinais incluem ser enviado diretamente para o correio de voz para chamadas, nunca a mensagem “Entregue” é exibida no seu iMessage e o texto fica verde (em vez de azul) quando você re mensagens de outros usuários do iOS. Essas coisas também podem acontecer se a pessoa que você está tentando contatar não tiver uma conexão, então não surte imediatamente.

Como bloquear contato no Android?

O Android permite que os fabricantes de celulares tenham alguma liberdade quando se trata de personalização. Portanto, se você tiver um dispositivo Android, o processo de bloqueio de um número pode variar de dispositivo para dispositivo.

Em geral, no entanto, se você tiver um dispositivo Android mais recente, poderá tocar no número de telefone e ir até o final para bloquear a chamada ou tocar no ícone de reticências () e selecionar Número do bloco.

Os sistemas operacionais Android mais antigos terão interfaces diferentes. No Android Lollipop, vá para o aplicativo Telefone e selecione Configurações de chamadas -> Rejeição de chamadas -> Lista de rejeição automática. Digite o número ou procure por ele, selecione-o e pronto.

Para Marshmallow, Nougat ou mais recentes, abra o Discador, vá para sua lista de chamadas recentes, encontre o número que deseja bloquear e selecione Bloquear / Relatar spam. Se você não quiser denunciar o número como spam, desmarque a caixa. Em seguida, toque em Bloquear.

Aplicativos para bloquear números

Quando os métodos acima não funcionarem, você pode baixar um app de bloqueio de contatos pela loja de aplicativos para resolver seu problema. Existem diversos apps e pelo menos um deles vai atender às suas necessidades de bloqueio.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar no que for possível!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)