Como cancelar plano de celular?

Em Planos e operadoras de celular por André M. Coelho

Romper um contrato de celular sem pagar taxas pode parecer impossível, mas existem maneiras de fazer isso acontecer. Ao assinar um contrato com uma operadora de telefone celular, você pode saber as taxas, mas ignorá-las.

É apenas quando você tenta sair do acordo ou trocar de operadora que as taxas voltam para assombrá-lo. Parar de usar a operadora de celular não é fácil, mas é possível.

Reunimos uma lista de algumas maneiras pelas quais você pode cancelar o contrato do seu telefone celular e não pagar um centavo.

Como cancelar plano de telefone celular gratuitamente?

Quando você não está satisfeito com a sua operadora de celular, deseja rescindir o contrato o mais rápido possível. No entanto, as empresas de telefonia celular estão no negócio de ganhar dinheiro. Portanto, o objetivo deles é tornar isso o mais difícil possível.

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Se você acha que a única maneira de romper com sua operadora é pagando, temos boas notícias para você. Vamos te ajudar a sair do seu contrato sem ter de pagar multas caras e que podem prejudicar suas finanças.

1. Cancelamento do plano de celular no período de carência

Quando você assina um contrato pela primeira vez ou adquire um novo telefone, geralmente há um período de carência que permite avaliar a qualidade. Isso permite que você garanta que o serviço e o dispositivo atendam às suas necessidades e funcionem para sua situação.

Se você se encontrar com um novo telefone ou em um contrato que não funciona para você, pode usar a brecha do período de carência para se livrar disso. Leia as letras pequenas para ver quanto tempo você tem para encerrar seu contrato sem multa.

A maioria das operadoras dá a você pelo menos 14 dias (se não mais) para avaliar se o serviço atende às suas necessidades. Algumas operadoras de celular podem funcionar melhor para você do que outras. Depende de onde as torres da transportadora estão localizadas e do design da sua casa.

Aproveite ao máximo o seu período de carência e teste o seu serviço telefônico em todos os locais onde irá utilizá-lo. Por exemplo, use seu telefone enquanto estiver em casa, no escritório, na escola, no carro, em supermercados, restaurantes e assim por diante.

A última coisa que você quer é descobrir que terá uma péssima recepção em sua casa, mas você está fora do período de carência. Embora existam maneiras de rescindir seu contrato assim que você passar do prazo inicial, é muito mais fácil cortar os laços nas primeiras semanas.

Entre em contato com sua operadora de celular para explicar os problemas que você está enfrentando e peça para encerrar o contrato. O representante de atendimento ao cliente pode oferecer incentivos ou créditos para ficar.

Cancelamento de contrato de telefonia

Cancele o contrato de telefonia para se ver livre da sua operadora. (Imagem: NewsABC.net)

2. Portabilidade de plano ou contrato de telefone para outra pessoa.

Se você tiver passado o período de carência de sua operadora sem fio, terá outras opções para cancelar seu contrato sem pagar taxas. Uma maneira é transferir ou negociar seu contrato. No entanto, não será tão indolor quanto encerrá-lo no início, mas lhe dá outra saída.

Pergunte à sua família e amigos se alguém gostaria de assumir o seu contrato. Talvez você tenha um acordo especial que sua operadora irá transferir para outra pessoa. Nesse caso, pode ser uma boa opção para alguém que já está na empresa.

A vantagem dessa opção é que ela é gratuita e pode ser feita rapidamente, especialmente se vocês dois ligarem para o atendimento ao cliente juntos. Você precisará realizar uma Assunção de Responsabilidade, que transfere o restante do contrato para outra pessoa.

Antes de transferir seu contrato, verifique se sua fatura está em dia. A outra empresa receberá uma cópia dos termos e precisará mostrar que os leu e concordou com eles. A operadora de celular também pode fazer uma verificação de crédito para o indivíduo.

Você precisará entrar em contato com sua operadora sem fio para informá-los de que deseja transferir o contrato para alguém ou fazer a portabilidade. Em seguida, você precisará fornecer os detalhes.

3. Mude para outro provedor de celular pela portabilidade de celular

Outra forma de cancelar o serviço de celular sem pagar taxas é encontrar outra operadora disposta a pagá-los na portabilidade de celular. Certas operadoras sem fio oferecem promoções que oferecem ajuda se você quiser rescindir o contrato antecipadamente.

Antes de mudar para uma nova operadora, converse com familiares e amigos que moram nas proximidades e têm o serviço. Pergunte se eles gostam da cobertura e se eles experimentam zonas mortas ou chamadas interrompidas. Além disso, converse com eles sobre sua satisfação geral com o provedor.

4. Aproveite as vantagens de uma mudança nos termos do contrato

Muitas pessoas não percebem que qualquer mudança nos termos do contrato que você assinou pode lhe dar uma saída. As operadoras sem fio são obrigadas a avisar os clientes caso façam qualquer alteração no contrato. Essas revisões podem aumentar o custo ou estender o comprimento.

Embora as operadoras sejam obrigadas a notificar os clientes, elas não precisam deixar isso óbvio. Portanto, lembre-se de que eles podem enterrar o aviso nas letras miúdas de sua conta de telefone celular. Vale a pena pesquisar para ver se houve alguma alteração recente em seu contrato, caso você queira cancelar o serviço.

Verifique suas últimas contas e compare as taxas de serviço para ver se algo mudou. Revise todas as comunicações de sua operadora sem fio (incluindo sua caixa de entrada) ao fazer login na conta de sua operadora.

Faça uma rápida pesquisa online para descobrir se outras pessoas relataram novas taxas ou termos em seus contratos para a mesma transportadora. Além disso, você pode ligar para a linha de atendimento ao cliente e perguntar se houve alguma alteração recente em seu contrato.

Ao encerrar seu contrato, pode ser necessário devolver o telefone à operadora. No entanto, se você conseguir mantê-lo, poderá levá-lo para outra operadora na mesma rede. Ou pode tentar vender o aparelho por um bom preço.

5. Negocie com o atendimento ao cliente para seu plano de telefone

Embora essa opção nem sempre funcione, se você é bom em negociações, pode ser uma opção viável para você. Considere ligar para a linha de atendimento ao cliente da sua operadora e pedir ao representante de atendimento ao cliente uma maneira de cancelar seu contrato sem pagar as taxas.

Provavelmente, você terá que escalar sua solicitação e fornecer razões viáveis ​​para querer sair mais cedo. Se você receber uma resposta negativa na primeira vez, considere desligar e ligar novamente.

Quanto mais motivos válidos você tiver para cancelar o contrato antecipadamente, maiores serão as chances de fazer essa opção funcionar. As razões podem incluir má cobertura ou sinal, mudança para fora da área de cobertura do provedor e assim por diante.

Lembre-se de que abrir mão do contrato sem pagar nenhuma taxa é muito difícil. No entanto, você pode acabar com uma conta mensal mais baixa ou até mesmo um crédito em seu próximo extrato.

Se você tiver uma oferta melhor de outro provedor, sempre vale a pena perguntar se eles podem igualar. Isso é especialmente verdadeiro se você já está na metade do contrato com seu celular.

Algumas operadoras de celular negociarão ofertas melhores quando os clientes estiverem próximos do vencimento do contrato, para que possam mantê-las.

Algumas operadoras de celular também oferecem taxas de rescisão antecipada rateadas. Considere pedir essa opção ao falar com o agente de atendimento ao cliente. Taxas mais baixas podem tornar mais fácil e mais barato sair do contrato (embora não seja gratuito).

6. Relate todos os problemas com o seu serviço e reclame na ANATEL

Você tem um serviço ruim do seu provedor? Essa desculpa pode ser uma forma de rescindir o contrato sem pagar as taxas. No entanto, se você quiser ter sucesso, faça-o da maneira certa.

Se você tiver um serviço ruim, chamadas perdidas ou perdidas, chamadas indo direto para o correio de voz e assim por diante, controle todas as instâncias. Ligue para a linha de atendimento ao cliente da operadora e explique educadamente os problemas que você está tendo com seu telefone.

Provavelmente, você pode obter um desconto ou um crédito na sua conta ao reclamar das primeiras vezes. Se quiser rescindir o contrato, você precisará ligar várias vezes para denunciá-lo. Mantenha bons registros e ligue com frequência.

Os representantes de atendimento ao cliente da linha de frente raramente têm autoridade para cancelar seu contrato. Peça que seu problema seja encaminhado a alguém que possa ajudá-lo a rescindir seu contrato sem pagar nenhuma taxa.

Sempre seja simpático ao falar com os representantes; a bondade o levará mais longe do que mostrar sua frustração e descontá-la sobre eles. Mas, se você não estiver obtendo resultados, considere dizer ao representante que você planeja registrar uma reclamação na ANATEL.

Outra opção é usar os canais de mídia social da empresa. Muitas empresas têm pessoas dedicadas que monitoram esses canais e encaminham as reclamações.

Visto que a mídia social é um fórum público, as empresas fazem questão de abordar os problemas, para que não se tornem um pesadelo publicitário.

Ao usar a mídia social para divulgar seus problemas, seja educado, mas firme, relatando os problemas que está enfrentando. Se outras pessoas estiverem tendo problemas semelhantes, elas também podem intervir, dando mais peso à sua reclamação.

7. Saia da área de serviço da empresa de telefonia

A maioria das operadoras sem fio tem boa cobertura, especialmente nas grandes áreas metropolitanas. No entanto, conforme você se muda para locais mais rurais, as torres de telefonia celular ficam mais distantes, o que pode afetar seu serviço.

Mudar-se para uma área onde você tem cobertura irregular e esporádica pode ser a sua saída do contrato sem pagar taxas de rescisão antecipada. Lembre-se de que seu provedor de celular pode oferecer a você uma mini antena ou torre para aumentar o sinal.

Se você usa seu telefone regularmente em vários locais, como escritório, casa, escola e assim por diante, mantenha registros para mostrar por que uma antena ou torre não funciona. Use os registros de ligações perdidas e serviço ruim como moeda de troca ao negociar com o representante de atendimento ao cliente.

Se você estiver se mudando para fora do país ou para um local remoto por um longo período, converse com sua operadora sem fio sobre suas opções. Eles podem deixá-lo fora do gancho se você planeja ficar em seu novo local por mais do que alguns meses.

Lembre-se de que você pode não obter uma resposta favorável da primeira pessoa com quem falar sobre o seu problema. Você pode precisar escalar seu problema ou ligar de volta até conseguir um representante de atendimento ao cliente que esteja disposto a trabalhar com você.

Se você não estiver satisfeito com seu serviço ou quiser mudar para um provedor diferente, você tem opções. Há muitas maneiras de cancelar seus serviços telefônicos sem pagar taxas. Experimente uma das opções acima e procure brechas em seu contrato para ajudá-lo a sair de graça.

Evite pagar taxas de rescisão antecipada, a menos que você não tenha outras opções. Às vezes, pode fazer sentido pagar as taxas e mudar para outra operadora. No entanto, sempre verifique se sua nova operadora cobrirá as taxas para você se você mudar.

Você já cancelou seu contrato de celular sem pagar taxas? Como você fez isso? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

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