Como fazer para falar com atendente da operadora?

Em Planos e operadoras de celular por André M. Coelho

O atendimento ao cliente está cada vez mais robotizado. E boa parte das vezes, queremos apenas conversar com um atendente para resolver nosso problema. Mas como conversar com o atendente quando é preciso ir direto ao assunto?

A Revolução Digital, uma vez que se aplica ao atendimento ao cliente, significa que as empresas estão usando chatbots, sistemas de resposta por voz interativa (IVRs), Robocalls e mais para se comunicar com seus clientes. A intenção é que os clientes obtenham respostas mais rapidamente, e será mais fácil do que esperar por uma pessoa viva cuidar deles. Mas, de acordo com uma pesquisa recente, mais da metade dos clientes (55%) preferem conversar com um humano no telefone.

Para falar com atendente, o que é preciso?

Paciência e boa educação são os dois passos básicos para conseguir chegar até o atendente humano. A tecnologia deve melhorar e salvar o tempo e o esforço do cliente, e não dificultar isso, não é? Não é o que a maioria, senão todas as operadoras, fazem. Vamos tentar te explicar a melhor forma de chegar até o atendente e receber o melhor atendimento possível.

Atendimento ao cliente Oi

Combo. *144 do seu celular Oi ou. 103 31 e 1057 de qualquer telefone.

Celular. *144 do seu celular Oi ou. 1057 de qualquer telefone.

Internet. 103 31 pra banda larga, 1057 pra internet móvel. 0800 031 8000 pra Oi Fibra.

TV HD. 106 31 de qualquer telefone.

Fixo. 103 31 de qualquer telefone.

Pelo WhatsApp, pelo link do site.

A forma mais rápida de atendimento é pelo WhatsApp, e você pode ser atendido direto por um atendente. Para ser atendido por um atendente Oi no telefone, escolha a opção que te leva ao atendente ou, caso queira o atendimento mais rápido, vá para a opção de cancelamento, mesmo se você não quiser cancelar seu dispositivo. Assim, você será atendido mais rápido.

Atendimento ao cliente Vivo

Aplicativo Meu Vivo Fixo

Aplicativo Meu Vivo Móvel

De um telefone Vivo: ligue para *8486.

De qualquer telefone: Incluindo não clientes, ligue para 1058.

De aparelhos TDD: apoio a PCD auditiva, ligue para 142.

WhatsApp no telefone (11)99915-1515

Novamente, o WhatsApp é o atendimento mais rápido. Porém, caso prefira pelo número de telefone, use a opção de falar com atendente ou peça pelo cancelamento, mesmo que não seja sua opção. Converse com o atendente sobre sua necessidade, e ele irá resolver seu problema.

Atendimento nas operadoras

Siga os nossos passos para conseguir falar com um atendente humano mais rápido e eficiente. (Imagem: Robert Half)

Como falar com atendente Claro

Use o aplicativo Minha Claro

Pelo WhatsApp (11) 99991-0621

Ligue 1052.

Utilize o canal interativo *1052#.

Envie um SMS com a palavra Claro para 1052.

Cliente Claro residencial (antigo NET) pode contar com atendimento exclusivo pelo 0800 721 00 27.

Ouvidoria Claro residencial (antigo NET) 0800 701 0180

Atendimento Claro nxt (antiga Nextel): 1050

Siga os mesmos passos dados para Vivo e Oi acima, caso queira falar com um atendente humano.

Como falar com atendente TIM

Ligue do seu celular para: *144

Se preferir ligar de um telefone fixo: 1056

Atendimento a deficientes auditivos: 0800 741 2580

WhatsApp pelo telefone (041)4141-4141

Falar com o atendente segue os mesmos passos das operadoras acima.

Dicas para falar com atendente de operadora de telefone

As dicas abaixo vão te ajudar a receber o melhor atendimento. E o melhor de tudo, receber o atendimento mais rápido.

A melhor hora do dia para ligar para o atendimento ao cliente é de manhã. Em média, os tempos de espera do Call Center são 70% mais curtos antes do meio-dia. Os tempos de espera mais longos são entre as 15h e as 12h.

Quartas e quintas-feiras são os melhores dias da semana para chamar o atendimento ao cliente porque têm os tempos de espera média mais curtos. Evite chamar o atendimento ao cliente nas segundas-feiras quando os tempos de espera tendem a ser mais longos.

O atendimento ao cliente é de 16% mais lento nas segundas-feiras do que qualquer outro dia da semana (com 46 segundos sendo o tempo médio de espera para falar com um representante).

O atendimento ao cliente é 7% mais rápido às quartas e quintas do que em outros dias da semana (com cada um ter um tempo médio de espera de 37 segundos).

Se a empresa fornece atendimento ao cliente nos fins de semana, o domingo é a melhor aposta que os tempos de espera são 19% mais curtos naquele dia do que qualquer outro dia da semana (com o tempo médio de espera 31 segundos).

Como ser atendido mais rápido e melhor no atendimento?

As dicas abaixo vão te ajudar.

1. Fale com uma pessoa real

Se você não tiver um “pressione 0 para falar com uma opção de representante”, empurre a árvore do telefone para chegar a uma pessoa real o mais rápido possível.

2. Venha preparado

Faça sua pesquisa e solucione problemas de antemão e traga notas sobre tudo o que você já tentou ao seu telefonema com um representante. Por que é importante – 40% dos clientes procuram respostas à sua pergunta sozinhos antes de entrar em contato com um call center.

3. Seja educado

Os agentes de call center são mais propensos a sair do seu caminho para ajudá-lo se você for gentil com eles.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

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