Como recuperar SMS apagado?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Em um momento de pânico, você percebe que fez o impensável. Você excluiu todas as mensagens de texto de seu telefone. Ou, pelo menos, aqueles com os quais você mais se preocupa. Alguns textos devem ser excluídos imediatamente. Mas estes não eram aqueles. Então, o que você faz? Como você conserta isso? E o seu Android é capaz de ajudá-lo a recuperá-los? Leia mais para descobrir.

Aja rápido para recuperar um SMS apagado

Se você acidentalmente excluiu mensagens de texto por engano, não se preocupe! ,Você pode recuperar SMS (serviço de mensagens curtas) perdidos com 99 por cento de chance de sucesso, mas há um ingrediente que é mais importante: tempo!

Se você excluiu mensagens de texto em seu Android, você deve agir rapidamente para recuperá-las. As mensagens só podem ser recuperadas até que a parte da memória em que foram salvas seja reescrita. Portanto, quanto mais você esperar, maior será a probabilidade de receber novas mensagens de texto, atualizações de aplicativos ou sabe-se lá o que foi salvo no mesmo local, destruindo-as para sempre.

Pare de uar SMS para recuperar as mensagens apagadas

É importante parar de enviar mensagens de texto assim que você perceber que excluiu algumas de seu telefone Android – pelo menos se você tiver alguma esperança de recuperar essas mensagens.

Quando as mensagens são excluídas, elas não são realmente apagadas de uma vez, mas o espaço onde estão armazenadas é marcado como livre para restaurar novos dados. As mensagens podem ser recuperadas, desde que não sejam substituídas.

Observe que o recebimento de novas mensagens também pode forçar a exclusão das mensagens de texto que você está tentando salvar, portanto, ligue o telefone no modo avião imediatamente após perceber que mensagens importantes foram excluídas.

SMS deletadas

Se um SMS for deletado por engano, use as ferramentas certas para recuperar suas mensagens. (Foto: Sportskeeda)

Como resgatar SMS excluídos: começando simples

Como tudo relacionado à tecnologia, às vezes pode ser um pouco difícil restaurar todos os dados excluídos devido ao fato de que os dados podem ser apagados permanentemente. É por isso que sugerimos começar com o método de menor esforço possível: alcançar a pessoa cujas mensagens de texto você perdeu para ver se ela pode reenviá-las para você.

Claro, isso só funciona se você acabou de perder uma ou duas cadeias de texto – e se você não tem vergonha de admitir que tem um motivo para querer manter esses textos, ou pior, você fez uma das coisas que você nunca deve fazer sobre o texto.

Backup do Google para recuperar SMS

Se o seu amigo não puder ajudar ou você não quiser perguntar, existem algumas outras opções para recuperar mensagens de texto excluídas.

Se você seguiu todas as etapas ao configurar seu dispositivo Android, provavelmente o configurou para fazer backup no Google Drive. Se você fez isso, tudo o que você precisa fazer é restaurar suas mensagens de texto do backup. Claro, isso só funcionará se você tiver configurado backups regulares – um backup de dois anos atrás provavelmente não ajudará muito aqui. Mas se você está fazendo backup todas as semanas, ou mais (como deveria), você pode estar com sorte!

Software de recuperação de dados e mensagens

Se você não tiver um backup, a próxima etapa é tentar a recuperação de dados. Existem algumas ferramentas diferentes de recuperação de dados para ajudá-lo nessa parte do processo.

Ao recuperar mensagens de texto excluídas de um Android, as etapas podem ser ligeiramente diferentes com base no produto que você usa, mas as etapas gerais são as seguintes:

Baixe e instale o programa.

Inicie o programa em seu computador.

Ative a depuração USB em seu Android. Para fazer isso, você precisa ter acesso às “Opções do desenvolvedor” no menu principal “Configurações”. Caso contrário, vá para “Sobre o telefone”, role para baixo até “Número da versão” e comece a tocar repetidamente. Agora você terá acesso a “Opções do desenvolvedor” no menu principal “Configurações” (logo acima de “Sobre o telefone”). Vá em “Opções do desenvolvedor”, role para baixo até “Depuração USB” (ou “Depuração Android,” dependendo de sua ROM) e marque a caixa.

Conecte seu Android ao computador (com o programa de recuperação instalado e o programa em execução) com um cabo USB.

Faça uma varredura no dispositivo Android para encontrar mensagens de texto excluídas. Nesta etapa, o programa pode conectar e escanear seu dispositivo para encontrar e analisar todos os dados. Após a digitalização, o software pode classificar os dados encontrados em diferentes categorias, por exemplo, Contatos ou Mensagens.

Visualize e exporte as mensagens de texto excluídas. Você pode clicar em “Mensagens” para visualizar seu conteúdo detalhado à direita. Em seguida, selecione as mensagens que deseja recuperar e clique no botão “Recuperar” para recuperá-las. Aqui, o software solicitará que você especifique uma pasta para salvar os arquivos recuperados em seu computador.

Experimente a versão gratuita primeiro

Você pode ter sorte e recuperar o que precisa com a pequena quantidade de recuperação gratuita fornecida. Caso contrário, você terá que comprar o programa de software completo. Sempre vale a pena tentar, pois você pode economizar dinheiro. Mas é bom lembrar aos usuários que é extremamente importante evitar a instalação do aplicativo ou software no mesmo disco de armazenamento onde seus arquivos perdidos estavam armazenados anteriormente. Há o risco de os dados perdidos serem substituídos pela instalação, então nada pode ser salvo de volta.

Não deixe isso acontecer de novo!

Para evitar o hábito de restaurar, recomendo que você faça backups regulares de suas mensagens SMS. A maneira mais fácil de fazer isso é com um aplicativo de backup automático. Eles fazem o trabalho manual para você, então você só precisa abri-lo quando quiser acessar uma versão mais antiga de suas mensagens de texto armazenadas.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário