Ter seu telefone preso no modo viva-voz pode ser um problema extremamente frustrante. Dado o fato de muitas de nossas conversas por smartphone ocorrerem em áreas lotadas ou espaços públicos, o fato de o telefone estar preso em uma configuração de viva voz pode prejudicar completamente a capacidade de fazer chamadas em qualquer ambiente que não seja privado.

Em uma situação em que o telefone funciona apenas no alto-falante, pode ser fácil ficar muito frustrado e ir imediatamente para uma loja de celulares para serviços de reparo. No entanto, pode haver maneiras de diagnosticar e corrigir esse problema sozinho, sem a assistência de um especialista em reparos. Aprender a consertar um telefone que está preso no viva-voz pode ser realizado com bastante facilidade.

Celular só funciona viva voz, então qual o diagnóstico?

Como “primeiro passo” geral, você deve sempre tentar descartar quaisquer cenários óbvios que possam estar causando seu problema. Nesse caso, verifique duas vezes para garantir que o telefone não esteja realmente definido como viva-voz ou alguma forma de configuração pré-configurada com o viva-voz ativado. Embora isso possa parecer simplista demais, situações como essa podem ser facilmente a fonte do seu problema.

Viva voz no smartphone

Se seu celular só funciona no viva voz, saiba alguns passos para consertar o problema. (Foto: The Shovel)

Desativar e ativar viva voz

Se o viva-voz não estiver ativado, o próximo passo será desligar o telefone, retirar a tampa traseira e remover a bateria. A remoção da bateria atua como uma espécie de mecanismo de “redefinição” que ajuda a remover quaisquer definições de configuração temporárias. Deixe a bateria fora do telefone por pelo menos um minuto antes de colocá-lo novamente. Se você remover com dificuldade a bateria do telefone, consulte o manual ou qualquer recurso online. Não tente forçar a bateria, pois isso pode danificar seu telefone.

Como tirar o viva voz do celular?

Se o seu telefone funcionar apenas no viva-voz ou se houver outra marca de smartphone com problemas semelhantes, as etapas mencionadas acima podem ajudar. Se eles não resolverem o problema, sua próxima etapa será redefinir o telefone para a configuração original de fábrica.

Sempre verifique se você fez backup de dados relevantes antes de fazê-lo, no entanto, pois essas informações podem ser perdidas no processo. Cada telefone possui seu próprio método para iniciar um backup, que normalmente pode ser realizado com algumas seleções nos menus de padrões.

Quando entrar em contato com o fabricante

Caso uma redefinição de fábrica não corrija os problemas do seu viva-voz Android ou do hardware semelhante ao smartphone, é de seu interesse ligar para o fabricante e ver quais opções de reparo ou substituição podem estar disponíveis para você. Em uma situação como essa, um telefone de substituição pode ser fornecido a você, dependendo do status atual da garantia.

Use um programa ou aplicativo de recuperação de dados

Programas e aplicativos de recuperação de dados tem disponíveis opções de reparos para os dispositivos eletrônicos. Este processo de recuperação também pode ajudar a fazer um backup do seu dispositivo, recuperando informações importantes antes de reconfigurá-lo para as configurações de fábrica

Se o problema, mesmo assim, não for resolvido, busque a garantia do seu dispositivo ou entre em contato com uma oficina de reparação de qualidade para consertar seu aparelho.

Ficou alguma dúvida sobre o conserto do celular preso no viva voz? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)