Muitas pessoas escolhem um tablet em vez de um laptop para obter um computador mais portátil e mais flexível. Outras tem escolhido smartphones com telas maiores para aumentar a produtividade. Mas mesmo aqueles que amam seus smartphones e tablets devem considerar se poderiam melhorar a produção adicionando um teclado externo.

Uma das principais vantagens dos tablets é que eles são compactos e portanto, pode parecer contra-intuitivo adicionar o volume extra de um acessório. Mesmo assim, faz sentido para alguns, especialmente quem fica longe de casa por várias horas durante o dia.

Os melhores teclados para celular aumentam sua produtividade

Um teclado externo ainda é a melhor ferramenta já inventada para a inserção de texto e, ao longo de décadas, deu o salto de máquinas de escrever para desktops, laptops, smartphones e tablets tablets. É por isso que aqueles que criam muito conteúdo com dispositivos móveis provavelmente estariam melhor se o fizessem com um conjunto físico de teclas.

A vantagem óbvia é a capacidade de alterar o tipo de toque, algo que não é possível com um teclado virtual. Aqueles que são muito habilidosos podem digitar mais rápido do que podem falar. Além disso, apertar as teclas é mais fácil para o usuário porque os botões se movem sob as pontas dos dedos, absorvendo parte do impacto.

A desvantagem é o volume adicional. Mesmo os teclados adicionais mais pequenos e mais leves estão próximos do tamanho e peso dos tablets.

E há custo adicional também. Os bons teclados complementares não são baratos, mas você estará pagando a mais pela qualidade.

No entanto, esses inconvenientes são irrelevantes para aqueles que passam horas todos os dias inserindo textos em seus tablets e smartphones, seja longos e-mails, planilhas elaboradas, relatórios detalhados, romances, artigos de notícias ou qualquer coisa que demanda rapidez na ponta dos dedos.

Escolher teclados para Android e iOS ou investir em um laptop?

Um laptop com um teclado integrado não é automaticamente uma opção melhor do que um tablet ou smartphone com um teclado adicional. Não importa o quão útil possa ser um conjunto físico de teclas de A a Z ao concluir o trabalho, é apenas um obstáculo para a maioria das maneiras como usamos computadores para relaxar, como ler sites, jogar, assistir a vídeos e ler e-books. Ser capaz de deixar esse acessório para trás quando não é necessário torna os tablets e smartphones muito mais flexíveis do que os laptops. Com a quantidade de conteúdo que é possível consumir e gerenciar a partir de plataformas móveis, os laptops e PCs estão se tornando cada vez mais dispositivos para usos mais pesados, como edição de vídeo e fotos e jogos. Mas mesmo nesses ramos, há tablets e smartphones que oferecem um excelente desempenho.

Teclado para aparelhos

Escolha um bom teclado para seu smartphone ou tablet para ter suas necessidades atendidas. (Foto: CNET)

Modelos de teclados para celular

Tablets e smartphones são a mais pura experiência de computação desenvolvida até agora, sem nenhum tipo de complemento entre o usuário e o que eles estão fazendo. Para digitar, o usuário só precisa estender a mão e tocar na tela e nenhum outro dispositivo de entrada é necessário. Está chegando no ponto em que os tablets e smartphones são apenas um monitor, o que maximiza a portabilidade. Obviamente, adicionar um teclado diminui essa vantagem. Essa interface do teclado físico é sua maior desvantagem, mas que também proporciona o aumento na produtividade que falamos acima.

Uma experiência de tablet ou smartphone puro significa ter que digitar com um teclado na tela, o chamado teclado virtual. Cutucar pixels é um processo mais lento do que apertar teclas, e isso tende a deixar as pontas dos dedos entorpecidas após algumas centenas de palavras. Mas esses são apenas pequenos problemas para aqueles que usam principalmente o tablet e smartphone como uma forma de acessar informações ou entretenimento, em vez de produzir conteúdo com eles. Um teclado virtual é ideal para e-mails curtos, atualizações de status, tweets e postagens rápidas semelhantes.

Dentro dos modelos de teclados físicos, temos aqueles com teclas mecânicas, que fazem aquele barulho bem conhecido e oferecem alguma resistência para quem digita. Temos os modelos de membranas, que não tem tanto resistência, mas podem ser até dobráveis. Nos modelos virtuais, temos teclados que podem ser digitados letra por letra ou arrastando os dedos pelas letras que compõe as palavras, usando a tecnologia Swipe para tal, que prediz quais palavras você quer dizer. Tecnologias como “voz para texto” estão cada vez mais modernas, mas ainda mais lentas do que digitar com um teclado físico.

Vale a pena ter um teclado físico para o tablet ou smartphone?

Ninguém tem a resposta certa, mas muitas opções. Como depende de como cada indivíduo usa seu dispositivo móvel, todos precisam avaliar por si próprios se desejam adicionar um teclado ao dispositivo.

Felizmente para aqueles que decidem que um teclado é uma adição lógica, existem opções para quase todos os tablets e smartphones no mercado. Há um mercado próspero para teclados em uma ampla variedade de designs e os fabricantes de acessórios não ignoraram os aparelhos da Microsoft ou do Android, oferecendo teclados para todos.

Você adicionaria um teclado físico ao seu smartphone ou tablet? Qual você compraria?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)