Hoje em dia é muito importante ter sempre registros documentais, principalmente no trabalho. Por isso, muitas empresas reforçam a comunicação via email ou chat, pelos quais é possível guardar o histórico de conversas para possíveis problemas jurídicos que possam ocorrer. Isso levanta muitas questões de privacidade, mas não vamos entrar nessa questão.

Na vida pessoal, sabemos também que muitas pessoas são vítimas de seguidores doentios e trotes criminosos onde, nem sempre, o contato realizado por mensagens. São ligações nas horas mais estranhas da noite, falas ameaçadoras, e que podem deixar as pessoas acuadas. O registro dessas ligações pode ser crucial na investigação da origem das mesmas, bem como na obtenção de provas contra os suspeitos de fazerem os trotes contra a pessoa que está registrando as ligações.

Contudo, precisamos reforçar: gravar ligações é uma área jurídica um tanto cinzenta, mesmo se for para sua própria defesa. Tem juízes que aceitam as gravações, outros não. Sabemos que muitos fazem gravações para trotes e brincadeiras de mau gosto. Também sabemos que muitas pessoas querem gravar chamadas para terem registros de palavras de carinho e surpresas trocadas com familiares, namorados, namoradas, o que é um nobre uso desse recurso de tecnologia.

Deixamos claro que não incentivamos e nem nos responsabilizamos por atitudes de mau gosto. Consulte um advogado antes de realizar gravações de chamadas, para evitar problemas legais.

 

 

Por que gravar chamadas de celular

As gravações de chamadas podem ser usadas como provas e evidências em investigações contra perseguidores e pessoas que praticam trotes ameaçadores. (Foto: www.cnet.com)

Como gravar chamadas no celular?

Aplicativos de gravação de chamadas de celular falham de várias maneiras diferentes. Por isso, você vai precisar testá-los antes de ficar com um deles.

Pegue dois ou mais aparelhos celulares, preferencialmente de fabricantes diferentes. Um deles é o seu, e o outro de amigos ou familiares. Instale o aplicativo no seu smartphone e configure para a gravação automática de chamadas. Faça então os seguintes testes:

  • Ligue para um dos smartphones e leia um parágrafo de um texto, e pedir para outra pessoa que atender o smartphone ler outro parágrafo, de outra sala da casa.
  • Outro smartphone ligar para o seu smartphone, e fazer a leitura do parágrafo de um texto, assim como a outra pessoa também fazer a leitura de um parágrafo.

Depois desses dois testes, abra o aplicativo e ouça os áudios que foram gravados. Verifique a qualidade, e se a voz dos dois lados da chamada foi gravada. Um bom aplicativo também disponibiliza a gravação de chamadas no WhatsApp e em outros aplicativos de bate papo e VoIP. Há aplicativos disponíveis para iOS e Android.

 

Configure o backup automático da gravação das chamadas

 

Você tem que configurar o armazenamento da gravação para não ficar na memória interna do seu celular. Isso significa usar constantemente um programa de armazenamento na nuvem, que sincronize os arquivos no momento que você se conectar a uma rede sem fio, e já remova automaticamente os arquivos do seu celular, ou configurar o aplicativo de gravação de chamadas para salvar os arquivos de áudio diretamente no cartão microSD do aparelho. Porém, lembre-se de sempre ter mais de um backup, colocando suas chamadas gravadas em mais de um lugar.

Quando a memória do serviço de armazenamento na nuvem começar a ficar cheia demais, mantenha apenas os áudios mais importantes.

 

A primeira configuração de gravação de chamadas no celular a gente nunca esquece!

Esta configuração pode demorar um pouco para fazer os acertos finais, como por exemplo, definir a qualidade do áudio no aplicativo. Existem gravadores de chamadas que são dependentes de ROMs ou do crack instalado no sistema operacional do aparelho, mas há um risco de vulnerabilidade que não recomendamos, já que há aplicativos que fazem exatamente a mesma coisa, com a mesma qualidade.

Conseguiram gravar ligações com boa qualidade ou tiveram alguma dificuldade? Dúvidas? Nossos comentários estão abertos para vocês!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)