O iCloud é um serviço de armazenamento e gestão de dados da Apple na nuvem, disponibilizado para gerenciar os dispositivos pela marca da maçã e suas informações pessoais e configurações. Assim como as concorrentes Microsoft e Google, a Apple oferece várias ferramentas e funções dentro do iCloud, com muita praticidade para usuários de iPhones, iPads, Macbooks, e outros dispositivos dessa excelente marca, que preza tanto pela qualidade. Vejamos algumas dessas funções do iCloud no iPhone.

 

O iCloud drive é um iTunes na nuvem

O iCloud é basicamente um iTunes na nuvem. Através dessa centralização de informações, é possível baixar baixar automaticamente as novas compras de músicas, filmes, seriados, e apps para todos os seus dispositivos via Wi-Fi ou 3G instantaneamente via iCloud. Além disso, é possível fazer o download de todas as suas compras feitas no iTunes pelos aplicativos e gerenciar pelo iCloud, não sendo mais necessário instalar o iTunes no computador.

Agenda, Email e Contatos gerenciados através do iCloud

Através do iCloud, você pode gerenciar sua agenda, emails, e contatos com mais facilidade, centralizando tudo pelos aplicativos da própria Apple. Além disso, todas as suas informações ficarão armazenadas na nuvem, em um backup permanente. Assim, caso seu aparelho venha a apresentar algum defeito, seja roubado, ou você o perca, você não perderá sua agenda, nem seus emails, e muito menos seus preciosos contatos.

Funções do iCloud

No iCloud, ficam centralizadas suas informações e dados de seus dispositivos Apple, e você não perderá mais dados pessoais e muitos arquivos. (Foto: allegro.pl)

Backup do iPhone no iCloud

Você pode ativar o backup de dados do seu iPhone no iCloud automaticamente através do uso de WiFi ou conexões 3G (apesar de recomendarmos o uso do WiFi, para não acabar com os dados da sua franquia). Nos ajustes do seu iPhone, basta ir Ajustes -> iCloud e tocar em Fazer backup, com o telefone conectado a uma rede sem fio. Lembre-se que você tem que estar com uma Apple ID e senha configuradas para poder fazer esse backup. O mesmo procedimento pode ser usado para restaurar um backup a um dispositivo, só trocando a última etapa por restaurar backup.

Armazene, edite, e sincronize seus documentos no iCloud

Como o iCloud é compatível com todos os dispositivos Apple, quem tem mais de um aparelho da marca da maçã se beneficia de poder sincronizar os documentos em mais de um dispositivos, podendo editar documentos em aplicativos compatíveis. Apps na App Store compatíveis com o iCloud também terão a mesma função, o que dá uma praticidade a mais para o iCloud.

Find my iPhone, iPad, iPod touch e Mac

Proprietários de iPhones, iPads, iPod touch, Macs podem encontrar os seus dispositivos com mais facilidade, além de bloquear os aparelhos remotamente ou inutilizá-los. Basta fazer o login pelo iCloud pelo seu navegador, caso você tenha perdido ou tenha seu aparelho roubado, e procurar a opção find my iPhone/iPad/Mac/iPod. Lembre-se que seu dispositivo tem que estar conectado a internet para ser localizado.

Photo stream no iCloud

Esta função do iCloud permite tirar uma foto ou importar uma para qualquer uma de seus dispositivos da Apple, e fazer com que ela instantaneamente fique disponível para seus outros dispositivos conectados ao iCloud.

Find my Friends do iCloud

O recurso permite a você rastrear membros da família e amigos pela localização. No entanto, a privacidade é fundamental. e o aplicativo permite que você desative esse recurso.

iBooks pelo iCloud

Pelo iCloud quando você baixar um novo iBook ele será automaticamente enviado para todos os seus outros dispositivos. Coisas como anotações, marcadores e destaques serão automaticamente sincronizados para que todos os iBooks sejam os mesmos no seu iPhone ou iPad.

Aplicativos sincronizados pelo iCloud

Para ajudar com a grande quantidade de aplicativos que as pessoas mantém hoje em dia, o iCloud faz o backup e sincronia de vários aplicativos automaticamente. Digamos que você baixa um novo aplicativo em seu iPhone. ele aparecerá automaticamente no seu iPad. Isso realmente é bem prático, principalmente quando são aplicativos para trabalho ou produtividade.

iTunes Match e iCloud

O iTunes Match é um serviço que possibilita você transferir todas as suas músicas, sejam elas do iTunes ou aquelas que você de MP3 ou CDs, e adicioná-las ao seu iCloud. Há um custo anual para esse serviço, no entanto, mas a vantagem é que ao invés de ter as músicas ocupando espaço nos seus dispositivos, elas serão transmitidas via streaming diretamente para seus dispositivos Apple.

O iCloud é um serviço de armazenamento na nuvem com bons benefícios, e que centraliza muito bem o ambiente da Apple.

Quais funções do iCloud vocês conhecem que não colocamos aqui? Acham vantajoso o iCloud?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)