Embora o Android tenha muitos recursos exclusivos e úteis, muitas vezes ele carece de algumas funções básicas que outros sistemas operacionais oferecem. Uma delas é a capacidade de visualizar a senha das redes WiFi salvas no seu dispositivo. Atualmente, não é possível ver senhas de Wi-Fi salvas sem acesso root no seu dispositivo Android. No entanto, ainda é bom saber que existe uma solução alternativa.

Mesmo que haja outras opções, como usar seu laptop ou contatar diretamente as pessoas responsáveis ​​para perguntar a senha, usar seu telefone Android para ver as senhas salvas de WiFi é provavelmente a maneira mais simples.

Senhas de WiFi salvas no celular com o ES File Explorer (sem necessidade de root)

O ES File Explorer dá ao usuário acesso privilegiado aos arquivos do sistema. O aplicativo também vem com muitos outros recursos úteis, como fazer backups e restaurar seus aplicativos. Também é capaz de restaurar seus arquivos excluídos.

Este método não requer acesso root, mas, infelizmente, não é garantido que funcione em todos os dispositivos. Você ainda pode tentar se quiser, seguindo os passos abaixo.

Abra o aplicativo ES File Explorer. Arraste a barra de navegação esquerda e selecione a opção Armazenamento local. Agora, clique em Dispositivo na lista suspensa. Navegue para System -> etc -> WiFi e abra o arquivo wpa_supplicant.conf. Se o aplicativo gerenciador de arquivos perguntar como abrir o arquivo de configuração selecionado, selecione o HTML interno ou o visualizador de arquivos de texto. Depois de abrir o arquivo, você poderá visualizar todas as senhas das redes WiFi conectadas usando seu telefone Android.

Sinal WiFi e senhas

Você pode visualizar a senha do WiFi no smartphone com alguns passos simples de seguir. (Foto: The Informer)

Descobrir senha da rede salva com o File Explorer (somente root)

Os passos são um pouco diferentes se você tiver acesso root. Com o acesso root, as etapas podem ser mais fáceis e confiáveis. A maneira mais simples e mais simples de visualizar as senhas salvas do WiFi no dispositivo Android rooteado é usar, novamente, o ES File Explorer. Isso ocorre porque, ao contrário do aplicativo gerenciador de arquivos padrão que pode vir com seu telefone, ele permite visualizar arquivos no nível do sistema se ele tiver acesso de superusuário a dispositivos com raiz.

Siga as instruções abaixo para visualizar suas senhas de rede WiFi salvas. Abra o aplicativo ES File Explorer no seu dispositivo Android enraizado e navegue até a pasta raiz. Agora, a partir da pasta raiz, vá para data -> misc -> WiFi location. Dentro da pasta WiFi, pesquise e abra o mesmo arquivo que mencionamos anteriormente: wpa_supplicant.conf.

Navegue até a seção de rede. Usando o SSID da sua rede WiFi, você pode encontrar a senha WiFi correspondente na seção psk, que é a chave pré-compartilhada de cada rede WiFi à qual você se conectou.

network={
ssid=”WiFi Network Name”
psk=”password”
key_mgmt=WPA-PSK
priority=
}

Este formato do arquivo será quase como acima e você pode pegar a senha da rede do mesmo local, que mencionamos acima.

Recuperar senha do WiFi com um aplicativo de recuperar senha

Embora o método acima seja fácil e direto, ele envolve algumas etapas adicionais para localizar o arquivo correto e interpretar a senha. Se você quiser ver as senhas de WiFi salvas diretamente sem ter que fazer nada, usar um aplicativo de recuperação de senha pode ser a escolha ideal.

Há muitos aplicativos de recuperação de senha disponíveis gratuitamente no Google Play Store, e a maioria deles funciona conforme o esperado.

Baixe e instale um aplicativo de Recuperação de Senha WiFi/Password Recovery. Agora, abra o aplicativo e conceda permissão ao superusuário para funcionar corretamente. O aplicativo listará todas as redes WiFi que você conectou ao seu dispositivo junto com seus protocolos de segurança. Você pode selecionar qualquer rede que quiser e os aplicativos simplesmente exibirão a senha dessa rede específica. Estes aplicativos ainda permitem copiar a senha e compartilhá-la.

Computador e Ferramentas ADB para encontrar a senha WiFi

Há mais uma maneira de ver as senhas de Wi-Fi salvas no seu dispositivo sem precisar usar um explorador de arquivos ou um aplicativo de recuperação de senha. Mas para este método, você precisará do seu laptop e terá que conectar seu telefone a ele usando um cabo USB.

Configurar ferramentas ADB

Primeiro, assegure-se de ter os drivers USB do smartphone e as ferramentas do ADB instalados no laptop ou no PC do Windows. Se você ainda não tem as ferramentas e os drivers do ADB instalados no seu PC, faça o download e instale as ferramentas do ADB.

Depois de baixar os arquivos, extraia-os para uma pasta na sua área de trabalho. Abra o aplicativo de configurações no seu smartphone Android e vá até o telefone Sobre. Lá, toque no número de compilação de sete vezes para desbloquear as opções do desenvolvedor.

Volte para a página de configurações principais e abra as configurações de opções do desenvolvedor e habilite a depuração USB.

Extrair o arquivo de senha do WiFi

Agora, conecte seu telefone ao PC usando o cabo USB. Em seguida, vá para a pasta em seu desktop onde você extraiu as ferramentas do ADB. Segure a tecla Shift e, em seguida, clique com o botão direito e selecione a opção “abrir janela de comando aqui” no menu que aparece. Agora copie e cole o comando abaixo em sua janela de comando e pressione enter.

adb pull /data/misc/wifi/wpa_supplicant.conf

O comando basicamente copia o conteúdo do arquivo “wpa_supplicant.conf” do diretório mencionado acima. Ele cola o conteúdo em um arquivo na pasta em que você extraiu as ferramentas do ADB.

Volte para a pasta e você encontrará o arquivo lá. Abra-o e você poderá visualizar todas as senhas salvas de redes conectadas no arquivo.

Como agora estamos usando o WiFi em qualquer lugar, esse é um dos hacks essenciais que você precisa conhecer e lembrar. Isso tornará sua vida muito mais fácil a cada dia.

Ser capaz de encontrar a senha do WiFi no Android tem muitos benefícios, como conectar-se a redes que você usou há muito tempo e não precisar pedir senhas em locais públicos novamente. Torna-se uma tarefa difícil quando você deseja conectar alguns de seus outros dispositivos à rede Wi-Fi ou compartilhá-los com alguém quando não se lembra.

Deixe-nos saber qual destes métodos acima mencionados para ver a senha do WiFi no Android, funcionou para você. Sinta-se à vontade para mencionar na seção de comentários abaixo se tiver dúvidas ou perguntas sobre o método ou se estiver preso em qualquer etapa.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)