As pessoas têm se desfeito de seus telefones fixos há anos agora, mas se você ainda está com o seu ou pensando em obter um, você não está sozinho ou louco. Há boas razões para manter um telefone fixo.

 

Compensa ter um telefone fixo? As tarifas de ligações são caras

Telefones fixos podem ser caros, em comparação com os custos cada vez mais vantajosos dos planos de telefonia móvel. Adicione o fator do custo adicional de tarifa para ligações de telefones fixos para celulares, e mesmo com um telefone fixo com plano de ligações ilimitadas, você poderá acabar com um plano mais caro do que se tivesse comprado um celular em um plano pré pago. O custo pode baixar significativamente se você fizer um plano conjunto com outros serviço, como TV a cabo e internet.

Qualidade de som do telefone fixo é melhor e mais estável

Apesar de um celular proporcionar a mobilidade, um telefone fixo proporciona uma linha fixa de contato, com uma qualidade estável de som e conexão. Pode não parecer grande coisa, mas quando estamos falando de idosos, pessoas com problemas de audição, ou famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, e que precisam de usar o telefone com urgência, você já começa a ver a grande vantagem do telefone fixo.

Fone fixo ainda vale a pena?

Com tantos planos vantajosos de operadoras de telefonia celular, fica difícil ainda ver vantagens na telefonia fixa, mas pode ser que a linha fixa tenha vantagens em relação ao seu telefone celular, em alguns casos. (Foto: www.choice.com.au)

 

Telefone fixo é um chamado para o telemarketing e golpes

Apesar de golpes e telemarketing também atingirem os telefones móveis, telefones fixos são, notadamente, mais vulneráveis a isso. Mesmo com as iniciativas do governo para o cadastro de pessoas que não querem receber ligações de telemarketing, parece que bancos, instituições financeiras, e vários outros tipos de comerciantes persistem e insistem em tentar vender seus produtos e serviços pelo telefone fixo.

Telefones fixos são úteis em situações de emergência

Geralmente só vamos lembrar de um telefone fixo quando nossos telefones celulares estragam ou acabam a bateriam. E são exatamente nessas situações em que os telefones fixos podem mostrar sua maestria.

Um telefone fixo simples não depende de eletricidade para funcionar. Ele não precisa de uma bateria. Faça chuva ou sol, o telefone estará funcionando se estiver ligado a uma linha telefônica. Mesmo bombeiros e empresas especializadas em gestão de risco já assumem e garantem uma grande vantagem do telefone fixo em relação ao telefone móvel nesses quesitos.

Preço de um telefone fixo compensa?

A assinatura básica de um telefone fixo compensa sim, para qualquer pessoa, manter o telefone em casa, para apenas e somente situações de emergência. Quanto a um telefone fixo para fazer e receber ligações, a questão é um pouco mais complicada.

 

A competição tanto entre empresas de telefonia fixa quanto empresas de telefonia móvel possibilita tarifas mais competitivas. Há um limite, porém, no quão competitiva essa tarifa pode ser. Esses limites podem ser em impostos, cobrados entre ligações de telefones fixos e celulares, ligações entre telefones fixos para fios, impostos no próprio valor da conta, e limitações devido ao custo básico das ligações. Mas você pode usar a competição a seu favor: pesquise, compare, negocie, e convença uma empresa a oferece um pacote melhor para você. Talvez você consiga colocar um plano de telefonia fixo junto com um plano de celular por um custo bem menor do que se ficassem todos separados.

Mas considere também seus hábitos de telefonia!

De nada vai adiantar um plano de telefonia fixo com ligações para celulares e telefones fixos, porém, se você quase não fica em casa. Nesses casos, muitas vezes, pode valer a pena ter um telefone fixo com uma assinatura mais básica possível, sem um plano de minutos de ligação, e um plano de telefonia móvel ideal para você.

Você tem um telefone fixo? Acha que já é o momento de aposentá-lo ou ele pode ainda ser útil por mais algum tempo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)