Quando você escolhe um provedor de internet móvel para seu celular ou notebook, você precisa pensar em algumas coisas antes de fazer sua escolha. Tais elementos de escolha envolvem quantos minutos você gasta no telefone a cada mês durante o dia, à noite ou nos fins de semana; o número de textos que você enviar por mês; a quantidade de tempo gasto a navegar na internet através de seu telefone móvel; se você faz o download ou streaming de mídia constantemente (vídeos e fotos); entre muitos outros critérios. Isto é importante porque você vai precisar encontrar um plano que corresponda à maneira como você usa o seu telefone, aprendendo como escolher a internet móvel para suas necessidades.

O que é uma internet móvel?

A rede de telefonia móvel fornece a tecnologia que permite que o telefone ou notebook acesse à internet móvel. O modem 3G/4G do notebook e o aparelho celular utilizam de um chip SIM para funcionar, que é um pequeno microchip contendo todas as informações necessárias para seu eletrônico funcionar. Este chip SIM está ligado a uma rede de telefonia móvel, e esta a rede que permite telefones celulares/tablets e notebooks para se comunicarem uns com os outros através da internet móvel. São exemplos de operadoras de internet móvel no Brasil: Oi, Claro, TIM, Vivo, Algar, Nextel e Sercomtel.

Por que é importante saber sua operadora?

A cobertura de sua rede de telefonia móvel decide a força de seu sinal de telefone. É importante certificar-se que há uma boa cobertura na sua área antes de assinar um contrato que te prenda a uma rede particular. É particularmente importante se você estiver em uma área rural, ou em áreas do interior onde você pode ter as suas opções mais limitadas por causa da fraca cobertura de rede. Você pode fazer uma verificação da disponibilidade de internet móvel na sua cidade através dos sites das operadoras de redes móveis, mas também é uma boa ideia pedir a amigos e colegas em sua área de serviço quais operadoras eles usam e qual a melhor operadora de internet móvel na sua região.

Planos de dados e quantidades

Escolher um plano 3G ou 4G com pouca quantidade de dados pode acabar te fazendo gastar muito dinheiro mensalmente. 200 MB é só para bate papos. e email. 1GB é o mínimo para que você possa ler notícias, ver vídeos e ouvir música moderadamente. 4 GB é a quantia ideal para quem usa o celular ou notebook para todas as necessidades mínimas de uso, fora download de arquivos grandes. (Foto: www.knowyourmobile.in)

Que tipo de serviço de internet móvel são melhores para você?

Existem três maneiras principais de pagar sua internet móvel para celular ou notebook:

Planos pós-pagos – onde você concorda em pagar um valor mais ou menos fixo mensal para cobrir seus serviços de internet móvel e adicionais por um período mínimo de 12 meses, geralmente, pagando também extra pelo que usar além do que lhe é permitido no seu pacote básico.

Cartões pré-pagos e planos pré-pagos – onde você paga por seus serviços de internet móvel e adicionais com antecedência e você não está amarrado em pagar por uma certa quantidade de chamadas e textos de cada mês, usando créditos em forma de valores que são vinculados ao seu chip SIM. Planos pré-pagos, também chamados de planos controle, são aqueles que você paga um valor fixo mensal e só tem direito a usar serviços extras após a “cota” do controle se pagar a mais por isso.

Plano exclusivo de internet 3G ou 4G – relativamente novos e voltados mais para usuários de modems em notebooks, estes planos podem ser pré ou pós pagos, sendo utilizados exclusivamente para o uso da internet móvel.

O tipo de serviço a ser escolhido vai depender dos valores, da qualidade do serviço, se é uma rede 3G ou 4G, entre outros elementos.

Como você usa sua internet móvel?

 

Você vai precisar para combinar seu uso da internet móvel ao preço a ser pago por este serviço, ou você pode acabar se comprometendo com um plano que não atenda às suas necessidades. Por exemplo, se você pretende assistir muitos vídeos, um plano de dados com 200 MB não será suficiente para os vídeos, pois mesmo um vídeo pequeno na internet pode ter mais de 20 MB. Se você pretende ter um plano de internet móvel com velocidade maior, como planos 4G, precisa saber que são valores mais caros, e precisa ver se eles compensam. O ideal é combinar, na medida certa, velocidade, quantidade de dados que você pode baixar, e preço do plano de internet móvel.

Escolhendo um plano de preços

 

Antes de escolher o preço a pagar, você precisa descobrir qual operadora tem a melhor internet móvel na sua região. A qualidade dos serviços e da cobertura de internet móvel variam muito de região para região, inclusive entre os mesmos bairros de uma cidade. Pergunte a amigos, verifique as reclamações online sobre as operadoras de internet móvel, vá ao PROCON de sua cidade e veja as reclamações antes de sair comprando um plano de internet móvel ilimitado por um preço barato, pois de nada adianta ter internet ilimitada se esta sequer funciona.

Qual a melhor internet móvel 3G? 4G?

Nem todas as cidades tem cobertura 3G e 4G, sendo algumas apenas atendidas pela tecnologia 3G e outras, atendidas pelas duas tecnologias apenas em algumas áreas da cidade. Decidir qual tipo de tecnologia é melhor vai te ajudar a poupar dinheiro, pois planos 4G são mais caros. A tecnologia 4G é mais rápida e moderna, mas você tem que entender quando esta tecnologia vale a pena ou não para você.

Quando optar pela tecnologia 3G?

Se você não tem a rede 4G na sua área, não faz sentido comprar um plano de internet 4G, uma vez que você não será capaz de se comunicar com qualquer torres de celular 4G para retransmitir o sinal. Dito isto, a maioria dos telefones 4G são compatíveis com versões anteriores, o que significa que ainda pode se conectar a torres 3G quando uma rede 4G não está disponível. Se você está antecipando a expansão do 4G em sua área, já ter um telefone com 4G pode ser uma boa escolha, enquanto você espera os planos 4G chegarem na sua região.

Se você realmente não usar um monte de aplicativos que consomem muitos dados, tais como rádios online, vídeos online e mídia online, num geral, você provavelmente não precisa das velocidades rápidas oferecidas pela rede 4G. A maioria dos aplicativos para coisas básicas, como GPS, tempo, e-mail, bate papo e redes sociais vão funcionar muito bem em uma conexão 3G.

Quando optar pela tecnologia 4G?

Redes 4G estão se tornando comuns, então a maioria dos telefones mais novos são tipicamente telefones 4G. Algumas operadoras tiveram uma expansão maciça da rede 4G, algo do qual você pode aproveitar com um plano 4G barato. É o tipo de tecnologia altamente recomendada para quem usa grandes quantidades de dados e pode se beneficiar de velocidades mais rápidas. Se você gosta de assistir vídeos no seu caminho para o trabalho, ouvir rádios online com boa qualidade de áudio onde quer que vá, e você confiar em um barco cheio de aplicativos e programas conectados à internet para ajudá-lo durante o dia, então vá com um plano 4G. Ter uma internet super rápida no seu bolso em todos os momentos é incrivelmente útil, e planos de dados geralmente custam apenas um pouco mais caros em redes 4G.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)