Existem várias dúvidas que surgem sobre a assistência técnica autorizada para reparos em celulares. Geralmente, o que mais incentiva essas dúvidas são os altos custos de reparos nas autorizadas, em comparação com assistências técnicas independentes. O principal problema que surge é em questão da continuidade da garantia após o reparo na oficina paralela.

Mas vamos explicar um pouco mais a fundo sobre as garantias e os reparos de celular, para que nenhuma dúvida fique após a leitura desse artigo.

Garantia da Apple, Garantia da Samsung, Garantia da LG…só uma assistência técnica autorizada pode reparar meu aparelho?

Qualquer técnico qualificado pode fazer reparos em qualquer celular. A qualidade desse técnico, é lógico, varia muito, mas ir para uma assistência autorizada não garante que o técnico de lá seja melhor do que um técnico independente.

O que acontece é que na assistência técnica autorizada, os técnicos e a própria oficina de reparos recebem treinamento e certificação direto da fabricante do celular. Inclusive, recebem um manual de serviços completos, sobre como desmontar e remontar o aparelho, os problemas mais comuns, o que fazer quando parte X ou Y do celular estragar, etc. Eles também tem preços tabelados pela fabricante.

Na autorizada, muitos reparos simples e baratos podem ficar mais caros porque, de acordo com a fabricante, tem que trocar uma parte maior do celular, e não apenas trocar a parte que estragou. Exemplo clássico é a tela quebrada do smartphone, que geralmente tem que ser trocada junto com o vidro, apesar de ser completamente possível separar os dois e trocar apenas o vidro.

Então, a autorizada vai cobrar mais caro por um serviço que, fora da autorizada, é bem mais barato. Afinal, a autorizada é treinada pela fabricante para ajudar a vender novos aparelhos, e não fazer com que você fique anos com o mesmo celular. É aí que entra a principal diferença entre os reparos dentro e fora da garantia.

Reparo dentro da garantia do celular ou fora da garantia: o que é importante saber

A questão maior é que dentro da garantia, qualquer reparo feito fora da autorizada pode anular sua garantia. Só que qualquer reparo feito na autorizada, por conta dos altos custos, vai tentar te convencer a comprar um aparelho novo. Mas dentro da garantia, salvo qualquer defeito que você mesmo tenha provocado (água, quedas, etc), a autorizada é obrigada a fazer o reparo sem cobrar nada por isso.

Depois que a garantia vencer, ou se você quebrou a tela do seu smartphone, sua melhor opção é procurar uma oficina de reparos para celular não autorizada, mas com técnicos de qualidade. Você pode descobrir quais são as boas oficinas de reparos através de opiniões de clientes online, através de amigos, recomendações de familiares, e por aí vai.

Onde consertar o celular

Se o seu celular quebrou, pense bem onde você vai levar para reparo. Pode valer mais a pena consertar em uma oficina não autorizada, mesmo perdendo a garantia. (Foto: lazerphoto.co.nz)

Garantia cobre tela quebrada?

 

Como deu pra perceber pelo que falamos até agora, a garantia não cobre a tela quebrada. Inclusive, em alguns casos, a tela quebrada tira a garantia do aparelho. É por isso que sempre que compro um celular novo, a primeira coisa que faço é comprar uma capa protetora, para evitar a tela quebrada, e manter sua garantia por mais tempo.

E o reparo da tela quebrada, seja na autorizada ou fora dela, geralmente é caro. A qualificação dos técnicos de reparo de celular no Brasil ainda é muito baixa, e apenas alguns modelos específicos de celular, como os iPhones, iPads, e os Galaxy, tem uma mão de obra disponível em maior quantidade, com menores custos. Pode ser necessário um pouco de pesquisa.

Para celulares iPhone, e algumas outras marcas, a garantia pode até trocar seu aparelho com defeito. O vídeo abaixo conta a experiência de uma pessoa com a troca do celular.

Reparar celular na autorizada ou fora dela?

 

Sendo seu celular original, e um celular de boa qualidade, qualquer reparo pode valer a pena. Eu consigo ficar com o mesmo celular por 3 a 5 anos porque invisto na qualidade, e cuido bem dele. Quando ele estava dentro da garantia, todos os problemas que tive levei na autorizada, e não me foi cobrado nada por isso. Fora da garantia, eu mesmo fiz os reparos, ou levarei ele a um técnico de confiança. Mas sei que se, por exemplo, minha tela quebrar, eu não vou mandar consertar, porque será mais barato comprar um celular novo. Como sei disso? É fácil.

Se o reparo do celular for mais de 50% do valor atual do aparelho, é melhor simplesmente comprar um novo. Pesquise na internet quanto custa seu aparelho usado, e use isso como referência para saber até quanto você paga por um reparo. E depois, claro, volte nos comentários para contar como foi sua história com a assistência técnica autorizada ou não.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)