Mesmo que um celular molhado parece morto, há uma boa chance de ele pode ser ressuscitado. Apenas certifique-se você agir rápido, pois quanto mais tempo a água fica dentro, maior a probabilidade de ele vai destruir o telefone.

Garantia? Já era!

Este é um momento faça você mesmo. Enquanto os consumidores estão condicionados a devolver mercadoria quebrada, a garantia do seu telefone provavelmente não cobre danos causados ​​pela água. E você não pode ter muita sorte em “dar um jeitinho”: a maioria dos telefones de hoje vêm com uma “etiqueta de água”, que muda permanentemente de cor se molhar. Até alta umidade pode mudar a cor da etiqueta. Portanto meu caro, nada de jeitinho brasileiro: é só você quem pode dar um jeito no seu aparelho.

Cortando a energia: não ligue seu aparelho!

O primeiro passo: corte imediatamente a energia, removendo a bateria. Eu sei que é tentador, mas resista à tentação de ligar o telefone para ver se ele funciona. Isto pode causar um curto-circuito. Você vai querer remover o cartão SIM também. Mesmo se o seu telefone molhar além do reparo, o SIM deverá reter uma grande quantidade de suas informações a bordo, como os contatos em sua lista telefônica. Não preciso dizer também que um backup das informações constantemente de seu aparelho celular é necessário, não é?

Seque seu telefone

Com a bateria de lado, agora você tem um objetivo: secar seu telefone, e fazê-lo rapidamente. Se você deixar que a umidade evapore naturalmente, a possibilidade de corrosão danificar as vísceras do telefone aumentam. Em vez disso, sopre ou sugue a água. Mas não use um secador de cabelo quente: seu calor pode fritar o interior do seu telefone. Em vez disso, opte por uma lata de ar comprimido, um compressor de ar ajustado para uma PSI baixa, um secador soprando frio, um aspirador de pó ou até um ventilador. A ideia é usar o ar para empurrar ou puxar a umidade através dos mesmos canais pelos quais ela entrou.

Arroz e aparelhos celulares

Arroz é o que pode te salvar de perder um aparelho celular. (Foto: exhibitmag.com)

Arroz!

Finalmente, use um dessecante para afastar qualquer sobra de umidade. A escolha mais conveniente é arroz cru. Basta deixar o telefone (e sua bateria desconectada) submerso em uma tigela de cereais durante a noite. Se você está preocupado com o pó de arroz ficar dentro de seu telefone, você pode usar os pacotes de gel de sílica, que muitas vezes vêm recheadas nos bolsos de roupas novas. Mas agindo rápido é muito mais importante do que evitar um pouco de poeira, então não perca tempo fazendo compras de kits para secar celulares ou se você ainda não tem uma gaveta cheia de gel de sílica.

Correr do calor

A coisa mais importante a lembrar é para evitar o calor. Isso significa para não secadores de cabelo, fornos, microondas ou períodos prolongados sob luz solar direta. Enquanto o calor certamente vai evaporar a umidade, também pode deformar componentes e derreter adesivos. Essas colas frágeis são também o motivo que você vai querer evitar molhar o telefone em álcool, uma dica comum na internet para secar telefones celulares. O álcool é um solvente e pode dissolver os adesivos internos. Se você deixar cair o telefone no banheiro, porém, é bom usar para limpar a parte externa com álcool para desinfetar.

Considerações finais

Se o seu telefone fica embebido em água salgada, você deve lavar provavelmente a coisa toda em água doce antes de secar. Quando a água salgada evapora, ela deixa cristais que podem danificar os componentes frágeis do telefone. Só não se esqueça de remover a bateria antes de inundar o dispositivo. Siga esses passos e saiba que as chances são boas de recuperar seu aparelho, mas não 100% garantidas.

26 comentários para “Meu celular caiu na água! Perde a garantia ou tem salvação?”

  1. Elaine

    Meu celular caiu na água e parou de funcionar depois de três dias voltou só que com o alto falante fazendo ruídos o que fazer neste caso?

    • Equipe Telefones Celulares

      Leve a uma assistência técnica para os reparos apropriados.

  2. Nicoly Rodrigues Santana

    Meu celular caiu na água e foi aberto duas vezes a fábrica arruma está na garantia

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, Nicoly, já perdeu a garantia.

  3. Jorge

    Meu celular caiu na piscina, levei na loja de um amigo, ele constatou que o dispositivo que denuncia que o celular caiu na aguá permanecia igual ao de fábrica. Será que a garantia vai cobrir?

    • Equipe Telefones Celulares

      Provavelmente não, Jorge.

  4. Rozimaria da Silva Gomes

    Meu celular 2 g caiu na água sequei com secador mas no frio mas ele não liga ele tem garantia do fabricante estendida o que posso fazer nesse caso

    • Equipe Telefones Celulares

      Rozimaria, acione a garantia, levando o aparelho a uma assistência técnica autorizada.

  5. Felipe

    Meu lg G2 Caio na àgua só tem três mês de uso a garantia cobre os danos…?

    • Equipe Telefones Celulares

      Não Felipe. O reparo terá que vir do seu bolso.

  6. Rebeca

    Meu celular caiu no vaso sanitário a possibilidade de ainda presta.moto E 2 geracão?

    • Equipe Telefones Celulares

      Ele liga normalmente?

  7. Rebeca

    Detalhe só está com 3 semana que comprei.sei que a garantia não cobre.mais será que tem jeito?

    • Equipe Telefones Celulares

      Se for danos causados pelo proprietário, não cobre na garantia.

  8. Jéssika Paes

    Meu celular ficou dentro da piscina por uns 20min, será que ele ainda tem salvação?
    Já fiz de tudo com ele, arroz, sequei, secador no frio…mas quando coloco no carregador ele não liga mas faz uns barulhos estranhos…
    Oq fazer? Perco as esperanças?

    • Equipe Telefones Celulares

      Jéssika, perca as esperanças sim.

  9. Hugo Gustavo

    Meu cel caiu na água… Então sequei comsecador, ligou mais o display não funciona o que devo fazer?

    • Equipe Telefones Celulares

      Hugo, leve a uma assistência técnica. Provavelmente é hora de dizer adeus para o aparelho, ou trocar a tela.

  10. Geane Batista de Salles

    Comprei um celular sabado dia 23 de abril dia 24 ele caiu na água.Tem garantia? O que devo fazer

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, Geane. Sentimos muito.

  11. Larissa

    Meu galaxy A5 caiu na água e na hora ele apagou, coloquei no arroz e ele voltou a funcionar, será que ainda corre o risco de parar de funcionar?

    • Equipe Telefones Celulares

      Larissa, corre um pouco o risco, mas se voltou a funcionar é um bom sinal.

  12. Antônio

    Queria. Saber si. E possível salvar. Fotos e contatos. Do. Meu celular que. Caiu na água. E. Não. Liga. Mais é preciso. Dos contatos. Dele

    • Equipe Telefones Celulares

      Dificilmente, Antônio. Mas leve a uma assistência técnica, pois pode ter alguma chance.

  13. Janaina

    Qual seria o valor aproximado para concerto de celular que caiu na água

    • Equipe Telefones Celulares

      Janaina, depende do que foi danificado. Na maioria das vezes, é melhor comprar um aparelho novo.