Fabricantes de telefones celulares falsificados imitam todos os aspectos da aparência de um telefone para fazê-los parecerem genuínos, tornando difícil identificar se um telefone é verdadeiro ou um “xing-ling”.

Quando possível, é sempre preferível compre um telefone através de um revendedor registrado ou loja de operadora, que pode atestar a autenticidade dos telefones. No entanto, com a prevalência de lojas e sites de leilão na internet, isso pode não ser uma opção.

Antes de comprar, considere estas dicas para ajudá-lo a identificar um celular “xing-ling” ou outro dispositivo eletrônico da versão original

O celular parece real?

Conheça as cores, características e tamanho do smartphone, o que pode ajudar a eliminar as chances de comprar um falso. Se o aparelho vem numa cor que não foi produzida pelo fabricante ou ainda não tenha sido liberada, este é um bom indicador de um produto duvidoso. O peso de um aparelho falso também tende a ser mais leve do que o artigo genuíno. Dê uma olhada de perto o smartphone para verificar suas características e dimensões. Telefones falsificados podem ter características em falta ou adicionais, ou vir maior ou menor do que um dispositivo autêntico. O site GSMarena tem um bom banco de dados com informações completas sobre vários aparelhos celulares já lançados.

É um modelo legítimo?

Falsificadores pode, tentar passar um número de modelo não-existente como um produto autêntico. Verifique se o modelo do smartphone é vendido pelo fabricante oficial. Se ele não existe no catálogo do fabricante ou website, é um sinal de que o telefone é uma farsa. Novamente, o site do GSMarena pode te ajudar nessa busca.

É o preço demasiado bom para ser verdade?

Smartphones falsificados podem ser vendidos por menos e às vezes, por um terço ou metade do preço de varejo. Um smartphone vendido com grande desconto torna improvável que o negócio seja real. A melhor abordagem é comprar pessoalmente ao comprar um smartphone.

Celular chinês

Identificar um celular xing ling é bem fácil e rápido, com um olho atento e um pouco de pesquisa. (Foto: www.meionorte.com)

Existe uma garantia?

Todos os fabricantes de smartphones oferecem uma garantia limitada que cobre o produto, acessórios e software. Normalmente, um smartphone é coberto por um ano a partir da data de compra pelo primeiro comprador do produto. Revendedores autorizados de smartphones também podem oferecer uma garantia estendida. Ao comprar o seu smartphone, verifique se você está coberto pelo serviço de garantia.

Quão bem ele funciona?

Você saberá, no devido tempo, se você comprou um smartphone falso. Muitos têm velocidades de processamento mais lentas, faltam recursos que os modelos autênticos possuem, ou podem simplesmente desligar após algumas semanas de uso. Os modelos falsificados podem ser construídos em chipsets baratos ou executados em sistemas operacionais pirateados. Portanto, é muito importante que você dedique 10 a 30 minutos utilizando o aparelho na loja para verificar se ele é mesmo original.

O que fazer quando descobrir um celular xing-ling?

Se você descobriu que seu telefone é falso, não deixe de ter o seu recibo e toda a documentação adequada para que você possa oferecer provas às autoridades. Isso pode ajudar a prevenir a futura venda de smartphones a outras pessoas, que também podem ser enganadas.

E da próxima vez, compre de revendedores autorizados ou diretamente de lojas de operadoras para fugir de roubadas. O que é barato pode custar muito caro. Hoje em dia, mesmo em lojas oficias há ótimos aparelhos com boa qualidade e preço. Vá com calma, pesquise e garanta a melhor qualidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)