Quando fui comprar o Galaxy S3 pelo Mercado Livre eu conversei muito com o vendedor do aparelho e aprendi várias coisas interessantes. Uma delas é o fato de que a nota fiscal eletrônica dos  aparelhos não traz o IMEI do telefone. Não achei nada na nota fiscal que me foi entregue que relacionava a mesma ao aparelho que eu tinha em mãos. Em outras palavras: a nota poderia ser de outro aparelho. Não vi como resolver esta situação com o vendedor. Conversei muito com ele mas acabei comprando o aparelho na confiança mesmo.

Para quem não entendeu ainda, é óbvio que você deve exigir nota fiscal dos celulares que comprar, sejam em lojas ou de vendedores no Mercado Livre. A nota é que vai lhe dar a garantia. O que me deixou preocupado foi o vendedor não querer me passar o número da nota pelo telefone para que eu consultasse no site da nota fiscal eletrônica. Quando perguntei o porque, ele me informou que já viu casos de vendedores imprimirem uma nota fiscal eletrônica usando o número de outros só pra conseguir vender aparelhos como se ainda estivessem com muito tempo de garantia. Claro que isto é uma fraude, mas é preciso tomar muito cuidado e acho que o vendedor fez certo em não me passar o número antes do encontro pessoalmente.

IMEI na nota fiscal

Tem muito aparelho sendo vendido sem o IMEI vir na nota fiscal! Peça a segunda via com o IMEI.

Ao comprar o aparelho pesquisei o número no site da nota fiscal eletrônica e lá estava o aparelho com todas as informações de compra… mas poderia ser qualquer Galaxy S3 comprado na loja CompraFacil.com. Nada ali naquelas informações identificava o meu aparelho! O mesmo aconteceu em um Galaxy W que comprei diretamente na loja Girafa!

A sugestão que dou é que as empresas que vendem celulares passem a informar o IMEI do aparelho em algum campo da nota que vá para o sistema da receita, assim será possível garantir qual nota é de cada aparelho E para você que vai comprar um produto de segunda mão, mesmo que ainda não tenha sido usado, confira ao máximo e faça todas as perguntas tentar se certificar de que a nota fiscal que lhe for passada é mesmo a do aparelho! Você não terá certeza, mas pode encontrar algum problema ou contradição do vendedor. Se comprar em uma loja física, exija que o IMEI venha na nota. Tenho visto muitas reclamações na internet de empresas que negam a assistência técnica em garantia quando a nota está sem o IMEI!

Você teve problemas com a garantia por causa disto? Deixe um comentário informando qual aparelho comprou e em que loja foi!

10 comentários para “Cuidado ao comprar um celular usado! Não tem o IMEI na nota fiscal!”

  1. Bruno

    Alex o imei é obrigado na nota, se não tiver até as assistências técnicas rejeitam o conserto…

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Bruno,
      Talvez até seja, mas tenho várias notas de aparelhos aqui que não tem o IMEI.
      E nunca tive problemas na garantia de nenhum deles.

      Responder
    • Lais

      Recomendo solicitar junto a loja uma nova nota fiscal. Se for o caso de ser nota eletrônica, solicitar junto ao atendimento ao cliente, pois fica registrado que você solicitou e eles não disponibilizaram.
      Com essa negativa, você pode ajuizar uma ação. Pronto kk simples e lindo assim

      Responder
  2. Bugneto

    Olá, me diz como você conseguiu verificar o número da nota?

    Responder
  3. Daiane Guedes

    Olá Alex,
    Comprei um sony xperia m2, depois de uns 6 meses de uso a câmera não funcionava, mandei pra assistência e eles mandaram de volta sem reparo porque não consta na nota o numero do IMEI.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      E como ficou?
      Você alegou que não tem culpa disso?

      Responder
  4. Matheus

    Meu j5 foi roubado e quando comprei o aparelho não saiu o imei. Diseram que saiu na caixa do aparelho, nem pedindo a segunda via da nota iria sair. Eles são obrigado a me dar o imei na nota?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Não. Eles são obrigados a dar o número serial do aparelho.

      Responder
  5. Edson Silva

    Boa tarde, comprei nno mercado livre com uma empresa 5 cinco aparelhos LGs modelo D295F, chegaram os aparelhos tudo certinho porém de vitrine, funcionando perfeitamente, mas não tem imeis na nota fiscal. Só consta o modelo as unidades e o valor de cada. Tenho empresa, e gostaria de revender, será que posso lançar na minha nota o imei.sendo que comprei veio sem os imeis.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Edson,

      Sobre notas fiscais sugerimos que consulte um especialista nesta área.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)