Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma captura de tela fácil no seu dispositivo Android. Alguns métodos são específicos de cada fabricante, alguns são funcionais em todos os dispositivos Android, e alguns dependem de aplicativos dedicados da Google Play Store. Pode ser difícil entender todas as opções e determinar qual é a melhor abordagem para o seu dispositivo específico. E para te ajudar, reunimos algumas dicas para a captura de tela no seu aparelho Android.

Captura de tela fácil usando os comandos padrão

Para fazer uma captura de tela do seu dispositivo Android, pressione e segure os botões Volume para baixo + Energia ao mesmo tempo, e você verá uma breve animação na tela seguida de uma confirmação na barra de notificação de que a ação foi bem-sucedida. Os dois botões tem de ser pressionados juntos para que o resultado seja o esperado, não se esqueça disso.

Tirar print da tela usando atalhos do fabricante

Nem todos os telefones usam o método Android padrão. Os dispositivos Samsung, por exemplo, exigem que você pressione os botões de Energia + Home. Posteriormente, o processo é o mesmo. Você receberá uma confirmação na tela e a imagem será visível no seu aplicativo de galeria.

Alguns telefones usam o método padrão, mas também possuem opções adicionais. Por exemplo, alguns aparelhos Sony podem ter a opção de pressionar o botão liga/desliga para acessar o menu de opções. A partir daí, você pode tirar prints e gravar a tela.

Os telefones da Motorola, LG e HTC usam o método padrão.

Capturas de tela no Android

Há mais de uma maneira para fazer uma captura de tela de um Android, e todos funcionam muito bem. (Foto: Android Central)

Fazendo captura de tela através do root do smartphone

Algumas versões do Android não permitiam que aplicativos capturassem a tela do dispositivo sem o root. Foi um recurso de segurança projetado para impedir que  downloads mal-intencionados de espionagem acabassem por roubar informações privadas.

No entanto, rootear seu dispositivo abre um mundo de possibilidades. Existem muitos aplicativos na Play Store que tem um botão simples de captura de tela, especificamente para usar em versões antigas do Android. Com o root, dá até para mudar as opções para tirar os screenshots do dispositivo Android. Porém, é bom pesquisar bastante antes de fazer o root para saber as vantagens, desvantagens, e os riscos do root.

App para tirar print da tela

A funcionalidade básica de um app para tirar print da tela é a mesma que o método padrão, mas os apps de captura de tela oferecem alguns recursos adicionais legais que não estão disponíveis de forma nativa. Eles geralmente possuem excelentes funções de usabilidade. Por exemplo, permitem tirar fotos usando um botão de sobreposição de tela, um botão na barra de notificação ou agitando seu dispositivo.

Há também algumas excelentes opções após a captura. Você pode cortar suas capturas de tela, convertê-las em um arquivo ZIP, editar as cores e incluir marcações de hora e data. As imagens podem ser guardadas em formato PNG ou JPG, geralmente.

Os apps de captura de tela também permitem redimensionar suas capturas, desenhar sobre eles, adicionar notas de texto e adicionar vários filtros. Para obter os mesmos resultados usando o método Android padrão, você precisaria fazer o download de um aplicativo de edição de fotos. As fotos podem ser guardadas diretamente no cartão SD do seu telefone para economizar espaço, quando apropriado.

Capturas de tela em dispositivos Android antigos

Claramente, muitas pessoas não estão usando versões antigas do Android em seus telefones. Mas se você for forçado a usar uma versão antiga do Android, talvez porque seu dispositivo principal está fora de ação e você está usando um modelo antigo enquanto economiza uma grana, você precisa saber como tirar capturas de tela também.

O melhor método para dispositivos não rooteados antigos é usar o SDK do Android. Sim, é complicado configurar, mas é a abordagem mais confiável. Mas há apps e programas de computador que fazem o mesmo trabalho, se você quiser tentar. Pesquise antes de fazer qualquer edição no seu dispositivo Android.

Qual método você usa?

Para resumir, enquanto estiver usando versões do Android mais recentes, seu telefone poderá tirar capturas de tela de forma nativa. Se você está procurando opções adicionais, você deve recorrer a um aplicativo de terceiros, e se você estiver executando uma versão antiga do Android, você precisará fazer o root do seu dispositivo ou usar um aplicativo de desktop.

Em qual método você confia? Qual app vocês usam para a captura de tela?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)