Fazer capturas de tela é um recurso padrão em iPhones, smartphones Android mais recentes, Windows Phones e até Blackberries, mas por alguma razão não é muito intuitivo. Imagens permitem compartilhar a tela do seu celular com os seus amigos, documentar problemas técnicos para o suporte técnico da empresa, e até mesmo fazer um guia passo a passo fácil de seguir para algum aplicativo. Aqui estão algumas formas de como fazer a captura de tela em diferentes aparelhos.

Captura de tela no iPhone

Para capturar a tela atual do seu iPhone, simplesmente segure os botões Home e Sleep/Wake (On/Off ou liga/desliga) ao mesmo tempo . Em um iPhone rodando o sistema 2.0, sua tela irá piscar em branco. Em dispositivos que executam o iOS 2.1 e superior, haverá também um efeito de som do obturador da câmera. Para acessar as imagens, basta ir até o app Fotos. O processo para capturar a tela no seu iPhone é praticamente o mesmo para o seu iPad e iPod.

Existem também aplicativos gratuitos na loja iTunes que podem fazer a captura de tela para você com facilidade.

Captura de tela em telefones Android

Em um telefone Android rodando 4.0 (Ice Cream Sandwich ), mantenha os botões de abaixar volume e o botão de energia apertados ao mesmo tempo. A tela irá piscar e você ouvirá um efeito sonoro. Se você olhar para a sua barra de notificação, você também deve ver um ícone de imagem. Você será alertado quando a imagem foi salva com sucesso. Muito fácil, certo? Se você estiver em um telefone rodando Jelly Bean (4.1) ou posterior, você pode ver um preview de captura de tela, puxando para baixo sua central de notificações. Sua imagem agora pode ser encontrada em uma nova pasta no app Galeria.

Assim como no iPhone, existem aplicativos na Play Store que possibilitam a captura de tela inclusive por gestos. Inclusive, tais gestos são padrões em alguns telefones. A exemplo, os telefones da Samsung fazem a captura da tela quando você passa a mão inteira “varrendo” a tela. Este comportamento você pode ver no vídeo abaixo.

Outras formas de captura através do menu de desligamento também existem em outros aparelhos.

Captura de tela em ROMS modificadas do Android

Algumas ROMs como o CyanogenMod podem ter um botão dedicado para a captura de tela. No caso do CyanogenMod, basta segurar o botão de Liga/Desliga do telefone por alguns segundos e clicar no botão Take screenshot/Capturar tela. (Foto: www.pcadvisor.co.uk)

Captura de tela em aparelhos Blackberry

Ao contrário de telefones iPhone e Android, o Blackberry, infelizmente, não tem uma função de captura de tela embutida. No entanto, um aplicativo de terceiros chamado Capture It fará com que você não se sinta deixado de fora. Basta abrir www.captureitota.com com o navegador do telefone, rolar para baixo e clicar em Download.

Instale o aplicativo e vá para as Opções do telefone. Em seguida, navegue para Gerenciamento de Aplicativos (Applicativos, se o seu sistema operacional é o mais velho BlackBerry 6). Encontre o Capture It, pressione o botão Menu, selecione Editar Permissões e altere todas as permissões para Permitir. Podem ter outros aplicativos bons na loja da Blackberry, basta apenas uma pesquisa para encontrá-los.

Agora tudo que você precisa fazer para tirar screenshots é selecionar Capture It pressionando o botão Menu e rolar para baixo até a opção . Ele não é tão conveniente como um Android ou iPhone, mas funciona.

Captura de tela em aparelhos com Windows Phone

Veja algo interessante no seu Windows Phone que deseja tirar uma captura de tela? Quer se trate de uma troca de texto com um amigo, uma pontuação inacreditável em um jogo que você acabou de jogar ou qualquer outra coisa semelhante, você pode ter uma imagem dela. Imagens são salvas no Hub de Fotos e são fáceis de compartilhar.

No Windows Phone 8.1, basta pressionar os botões de Ligar e Aumentar Volume ao mesmo tempo para tirar uma foto da tela. Estes são automaticamente salvos no álbum Imagens no Hub de fotos. Para tirar uma captura de tela no Windows Phone 8, pressione e segure o botão Iniciar e de ligar ao mesmo tempo.

Assim como os outros aparelhos, é também possível usar aplicativos da loja da Microsoft para fazer a captura da tela.

Esquecemos de colocar algum método para captura de tela aqui? Compartilhe nos comentários os aplicativos que vocês usam ou os métodos que vocês usam para capturar as telas de seus aparelhos.

2 comentários para “Como capturar imagem da tela do celular?”

  1. Sergio

    No celular A5 da Sansung o procedimento não funciona.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      No A5 você deve segurar simultaneamente as teclas de bloqueio e a de “home”. Esperamos ter ajudado!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)