Como acessar meu telefone pelo PC?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Quando você está sentado em sua mesa tentando fazer algum trabalho, seu dispositivo Android pode ser uma grande distração. Se uma mensagem de texto chegar, você precisa pegar o seu telefone, desbloqueá-lo e depois responder com o teclado da tela de toque. Até então, você provavelmente esqueceu o que estava fazendo no seu computador. Mas graças a aplicativos e programas, é possível acessar o celular pelo PC, tornando essas questões agora um problema do passado.

Em vez de todo o malabarismo, quando você conecta seu telefone no seu PC, você poderá controlar todos os aspectos da interface do usuário com uma janela dedicada que espelha a exibição do seu telefone, integrando seu PC e seu computador com muita facilidade.

Acessar o celular pelo PC: com cabo USB

A primeira maneira de acessar seu telefone pelo PC é usando o cabo USB. Para isso, você vai precisar de um computador e o cabo de dados USB. O passo a passo para ativar esse modo de conexão segue abaixo.

Primeiro, você precisará ativar o menu oculto “Opções do desenvolvedor” no seu dispositivo Android para que você possa ativar “depuração USB”. Basta tocar 7 vezes no número da versão no menu “sobre o telefone” nas configurações do dispositivo.

Serão dois apps necessários: um para seu dispositivo Android e um programa para seu computador. Existem diversos programas diferentes que você pode usar, então passe um tempo testando cada um para encontrar o programa ideal para suas necessidades.

Conectando dispositivos

Conecte diferentes dispositivos para poder usar cada um deles na hora que bem entender. (Foto: Techlug)

No seu PC agora, baixe o aplicativo complementar para seu sistema operacional. Depois de ter transferido o arquivo do instalador, basta iniciá-lo e siga as instruções para obter o software instalado. Lembre-se que alguns programas e apps são pagos, mas que existem sempre versões gratuitas para espelhar seu Android e não é necessário comprar o programa. No final da instalação você será solicitado a conectar seu telefone ao seu computador com um cabo de dados USB, então faça exatamente isso.

Neste ponto, você terá a chance de habilitar o espelhamento de notificação, que é um recurso que exibe as notificações do Android diretamente na área de trabalho do Windows. Se você quiser ativar isso, clique na opção de ativação quando solicitado. A partir daí, acesse os programas no celular e no computador, seguindo às instruções nas telas.

Neste ponto, você verá a interface principal do programa, geralmente uma janela em forma de telefone que exibe uma transmissão ao vivo da tela do seu smartphone. Você pode clicar nesta interface com o mouse ou o touchpad e responderá como se você realmente tocasse a tela em seu dispositivo Android. Em outras palavras, você pode controlar completamente o seu dispositivo Android usando o mouse e o teclado em seu computador com Windows. Você poderá fazer capturas de tela ou gravar sua tela, podendo ainda girá-la em conformidade com suas necessidades, até configurar a interface de forma a possibilitar jogar jogos móveis em sua área de trabalho.

Como entrar no celular pelo PC: sem fio

A segunda opção é entrar no celular pelo PC usando um aplicativo ou programa para o acesso via rede WiFi ao dispositivo. O program mais famoso e usado para isso é o TeamViewer, mas há muitos outros programas disponíveis. Vamos ao passo a passo do uso e acesso ao celular usando esses programas.

No seu dispositivo, acesse a Play Store e procure por um programa de acesso remoto, como TeamViewer. Esse programa terá uma versão para o seu smartphone e uma para instalar no seu computador. Instale e crie sua conta, assim como solicitado na tela de configuração do dispositivo.

No seu computador, instale o programa no site oficial da desenvolvedora. Siga às instruções na tela para instalação e configure a mesma conta que você usou no seu smartphone para o programa no PC. Geralmente, ao fazer isso, você verá todos os dispositivos conectados à conta em um menu separado.

Abrindo o programa nos dois dispositivos, você terá a opção de fazer o acesso remoto. Se você quer acessar o smartphone a partir do computador, basta criar uma opção de acesso remoto e seguir ás instruções na tela. Geralmente sera necessário dar uma autorização na forma de uma senha a um dos dispositivos, mas tudo bem instintivo e fácil de usar. Note que tanto o PC quanto o smartphone deverão estar conectados à internet para que essa conexão funcione.

A partir daí, o programa terá uma tela pela qual você poderá usar o teclado e o mouse como se fossem seus dedos e teclado usando o smartphone. Simples, não é?

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário