Graças a aplicativos como o Google Tradutor, é mais fácil do que nunca se comunicar com pessoas que não falam sua língua nativa. Com suporte para mais de 100 idiomas, este aplicativo poderoso é indispensável para viagens e sempre que você precisar se comunicar com alguém que não fala seu idioma.

Você obterá o máximo deste aplicativo poderoso desde o início se souber como usar todos os seus recursos. Continue lendo e compartilharemos as dicas e truques de que você precisa para dominar o Google Tradutor.

Como usar o Google Tradutor?

Como um dos melhores aplicativos de tradução de idiomas, o aplicativo Google Translate oferece muitos recursos úteis e está disponível para Android e iOS. Caso você esteja se perguntando, aqui está tudo o que ele pode fazer e o número de idiomas atualmente suportados para cada recurso:

Traduções de texto: digite o texto (mais de 103 idiomas).

Traduções offline: digite texto offline (mais de 59 idiomas).

Traduções da câmera instantânea: a câmera traduz em tempo real (mais de 88 idiomas).

Fotos: tire uma foto e faça upload para uma tradução mais precisa (mais de 50 idiomas).

Conversas: conversação bidirecional em tempo real (mais de 43 idiomas).

Escrita à mão: Desenhe texto e caracteres na tela (mais de 95 idiomas).

Lista de frases: salve palavras e frases traduzidas.

Toque para traduzir: Toque para copiar o texto em qualquer aplicativo e a tradução aparecerá.

Como traduzir texto no Google Tradutor?

O aplicativo é bastante simples de usar e o padrão é a tela de tradução. À esquerda está o idioma de onde você está traduzindo e à direita o idioma para o qual você está traduzindo. O aplicativo tentará identificar automaticamente os idiomas usados ​​recentemente, mas você pode simplesmente tocar em qualquer um dos idiomas para obter uma grande lista suspensa de opções possíveis. Para torná-lo mais rápido da próxima vez que você usá-lo, os idiomas usados ​​recentemente permanecem no topo da lista. Você também pode inverter os idiomas selecionados tocando nas duas setas no meio.

Depois de selecionar os idiomas desejados, você pode tocar na caixa abaixo para abrir o teclado virtual e digitar a palavra ou frase que deseja traduzir. O aplicativo irá traduzi-lo enquanto você digita. Ele pode sugerir outra frase se achar que você digitou incorretamente, e você pode simplesmente tocar nela se for o que você estava procurando.

Você também verá um pequeno ícone de alto-falante no lado esquerdo de cada tradução. Toque nele e seu dispositivo falará a tradução em voz alta. Isso pode ser extremamente útil quando você não tem certeza da pronúncia. Se você não tiver a opção de conversão de texto em voz, pode ser necessário instalar o aplicativo TTS do Google. No Android, você também deve ir para Configurações -> Sistema -> Idioma e entrada -> Saída de texto para voz e certificar-se de que o mecanismo Google Text-to-speech está selecionado. Essa rota pode variar ligeiramente em telefones diferentes; por exemplo, em um Samsung, é Configurações -> Gerenciamento geral -> Idioma e entrada -> Texto para voz.

Você também notará três opções na parte inferior da caixa de texto. Eles permitem que você alterne para a câmera para traduções em tempo real ou tire fotos para fazer upload, abra o modo de conversa ou ligue a voz para falar a frase ou palavra necessária em vez de digitá-la. Para traduzir um texto manuscrito, basta clicar no ícone de caneta no lado direito da tela para abrir a tela de manuscrito.

Tradução de imagens pelo Google

Traduza as imagens e fotos usando o Google Tradutor e a câmera do seu dispositivo eletrônico. (Foto: The Verge)

Como compartilhar traduções do Google Tradutor?

A cada tradução que o aplicativo retorna, você tem alguns ícones abaixo do texto traduzido. Você pode escolher copiá-lo para a área de transferência e colá-lo em outro lugar, ou pode tocar nos três pontos verticais para obter mais opções e tocar em Compartilhar para compartilhá-lo via Mensagens, Bluetooth e outros aplicativos.

Como usar o Google Tradutor offline?

Embora o Google Tradutor costumava exigir uma conexão com a Internet e ainda funciona melhor quando está online, agora você pode usá-lo para traduzir 59 idiomas, mesmo quando não está conectado à Internet. No entanto, você precisa fazer o download dos pacotes de idiomas relevantes primeiro. Para fazer isso, toque nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo e, em seguida, em Tradução offline. Você verá os idiomas disponíveis dos quais fez download na parte superior e poderá rolar para baixo e tocar em qualquer outro idioma que deseja adicionar.

Se você está tentando limpar algum espaço de armazenamento em seu smartphone ou apenas organizando espaço, então você pode se livrar dos idiomas baixados anteriormente que você não precisa mais tocando no ícone da lixeira próximo a eles.

Como usar o Google Tradutor com foto?

Se você deseja traduzir um sinal, algo em um menu ou qualquer outro texto escrito, toque no ícone da câmera. O Google Tradutor encontrará e traduzirá qualquer texto do primeiro idioma para o segundo. Quando o texto que você deseja traduzir estiver na tela, toque no ícone de pausa no canto inferior direito para congelar a tela.

Se a tradução não começar automaticamente na tela, toque no ícone Digitalizar na parte inferior para ativar a tradução instantânea. Lembre-se de que você precisará de uma conexão com a Internet para que isso funcione. Geralmente, você pode obter melhores resultados digitalizando e selecionando um texto específico. Toque em Digitalizar e depois aperte o botão cinza do obturador para começar a digitalizar o texto e, em seguida, use o dedo para destacar o texto que deseja traduzir ou toque em Selecionar tudo.

Você também pode tocar no ícone Importar no canto inferior direito para fazer o Google Tradutor digitalizar uma foto que você já tirou – você será solicitado a escolher em seu aplicativo de galeria.

Como traduzir caligrafia no Google Tradutor?

Se você tocar no ícone da caneta, um painel aparecerá onde você pode tentar escrever à mão o que quiser traduzir. Esteja avisado, porém, isso não funciona bem para todos os idiomas e muito dependerá de quão limpo e legível é sua escrita. Se você tiver uma caneta ou um telefone como o Galaxy Note, escrever à mão será mais fácil, mas você sempre pode tentar usar o dedo.

Como usar o modo de conversação do Google Tradutor?

Se você está conversando com alguém e não compartilha um idioma, deve tocar no ícone Conversa para entrar no modo de conversa. Para explicar o que você está fazendo para a outra pessoa, toque no ícone de mão no canto superior direito e mostre a tela. Assim que eles entenderem, você pode fechar a mensagem pop-up e começar.

Na parte inferior, você verá um símbolo de microfone ao lado de cada idioma e pode se revezar para falar e assistir o aplicativo traduzir sua fala e falar em voz alta com seu companheiro em seu próprio idioma. Você também pode tocar na opção Microfone automático no meio para que o Google Tradutor ouça e escolha o idioma relevante, mas, esteja avisado, isso nem sempre funciona muito bem.

Como usar o toque para traduzir no Google Tradutor?

Você precisa ativar o Toque para traduzir antes de usá-lo. Como o recurso está disponível em qualquer aplicativo com texto, você pode querer desligá-lo quando não estiver em uso. Para ativar o recurso, abra o aplicativo Google Tradutor e toque nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo para abrir o menu. Em seguida, toque em Configurações -> Toque para traduzir e ative a opção Ativar.

Com o recurso Toque para traduzir habilitado, você pode selecionar e copiar o texto em qualquer aplicativo que permita e fazer com que o Google traduza esse texto. Basta destacar o texto relevante arrastando o dedo para selecioná-lo. Em seguida, toque em copiar. Em seguida, toque no ícone do Google Tradutor quando ele aparecer na tela. Você deverá ver a tradução aparecer sobreposta no aplicativo quase instantaneamente.

O toque para traduzir pode ajudá-lo a elaborar respostas escritas em um idioma estrangeiro. Mas também pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades no idioma se sua meta for fluência.

Como usar o Google Tradutor como um dicionário?

Se você selecionar o mesmo idioma para entrada e saída, poderá fazer com que o Google Translate funcione como um dicionário. Em vez de oferecer uma tradução, ele definirá a palavra ou frase que você digitou ou falou. Nem sempre funciona se você tentar selecionar um mesmo idioma em ambos os campos, o que pode ser frustrante. Para contornar isso, escolha Detectar idioma à esquerda e português à direita. Em seguida, digite sua palavra ou frase em inglês para obter uma definição do dicionário.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)