iPad: impressões iniciais

Escrito na categoria "Comparação de smartphones e celulares" por Alex Benfica.

Este semana tive uma oportunidade rápida de utilizar um iPad, adquirido por um amigo.

Eu nunca havia visto uma tela sensível ao toque tão grande em um dispositivo “portátil”, e com sensibilidade melhor ou igual a um iPhone!

Ao pegar no aparelho pela primeira vez eu o achei pesado… e esperava que fosse mesmo um pouco mais leve como é costume entre os dispositivos da Apple. A iPad pesa mais de meio quilo. São 680 gramas de uma tela enorme e acabamento caprichado!

Para você ter uma ideia a tela tem 9,7 polegadas e o iPad todo mede quase 25×20 centímetros. É grande mesmo, quase do tamanho de um caderno comum.

Ao contrário do iPhone, o iPad NÃO tem função de telefone, mas também pode ser usado para realizar chamadas de voz através da internet ( usando programas de VoIP ). Tem Bluetooh, Wi-fi e também versões com 3G.

A memória interna é bem generosa indo de 16GB a 64GB, mais do que suficiente para armazenar milhares de livros e fotos!

A bateria dura muito em uso moderado: mais de 10 horas de acordo com a Apple. Entenda-se por uso moderado a aplicativos de navegação em internet e leitura de livros e digitação. No teste que fizemos para exibição fotos em modo slideshow, a bateria durou quase 6 horas.

iPad tablet da Apple

A cisma da Apple em fazer todos os seus produtos só se conectarem a acessórios vendidos por ela, dá um desânimo da marca. Mas a qualidade dos produtos ainda é um bom motivo para a compra. (Foto: Getty Images)

Em se tratando de qualidade o que mais se destaca mesmo é o acabamento do iPad. O produto é solido com encaixes perfeitos, botões bem localizados e até mesmo uma boa resistência física. Só achei que a grande superfície metálica na parte traseira faz as mãos suarem muito após algum tempo de utilização, mas isto é um detalhe. É muito bonito e prático de utilizar, mas eu avaliaria com mais cuidado outros equipamentos similares antes de adquirir. A falta de multitarefa é um problema grave do iPad em minha opinião, com você pode ver explicado abaixo.

Pontos fracos do iPad

Não roda mais de um programa ao mesmo tempo. Isto é triste, visto que não se pode sequer ouvir música enquanto se navega na internet, ou responder a um bate papo enquanto se lê um PDF. Isto é ruim, mas quem sabe em uma futura atualização do sistema operacional iPhone OS este limitação seja removida?

Não roda Flash! Até mesmo o Android, sistema operacional muito utilizados nos celulares hoje em dia roda Flash em sua versão 2.2+. Isto possibilita que equipamentos bem mais baratos que o iPad rodem Flash! E como uma tala tão grande, é mesmo uma pena não ter suporte a esta tecnologia.

Não tem entrada USB e nem para cartão de memória. Torna necessário adquirir adaptadores para conectar qualquer dispositivo USB ao iPad, ou mesmo para expandir a memória.

Não tem webcam! Imagine o quanto seria legal fazer uma videoconferência em uma tela grande como esta?

E você? Já usou um iPad? O que achou? Tem um iPad? Conte aqui nos comentários o que você mais gosta em seu iPad!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Telefones Celulares onde compartilha conhecimentos desde 2010!

Deixe um comentário