Enquanto alguns ainda estão comprando dispositivos eReader dedicados, muitos leitores se mudaram para smartphones e tablets. Mas com inúmeras editoras, livrarias e periódicos que oferecem versões digitais de seus produtos e uma vasta gama de aplicativos e dispositivos que suportam uma variedade de formatos digitais, pode ser confuso achar a combinação certa e o aplicativo que menos cansa seus olhos. Escolhemos então os melhores aplicativos de leitura para não cansar sua vista e ajudar na transição dos livros de papel para os livros digitais.

iBooks

iBooks proporciona aos proprietários de iPhones e iPads uma loja e leitor de ebooks. iBooks apresenta várias exibições de leitura, fontes personalizáveis, cores de destaque e outras opções. Os livros podem ser comprados através da loja iBooks, ou importados através do iTunes. Recursos do iCloud também sincronizam as suas coleções, favoritos, anotações e última página lida em todos os seus iDispositivos.

Google Play Books

A integração com a loja Google Play permite que você facilmente faça compras de livros, principalmente em dispositivos Android. Personalizações de leitura permitem ajustar o tipo de letra, tamanho da fonte e espaço de linha, enquanto a opção de leitura noturna alivia a luminosidade para locais escuros. Destaque de texto, dicionário, busca em mapa, e os recursos de sincronização obrigatórias guardam a sua posição na leitura entre seus diferentes dispositivos, são apenas algumas das características tão atraentes nesse aplicativo.

Configurando aplicativos de leitura

Aprender a configurar os aplicativos de leitura vai possibilitar que você use qualquer um deles, aumentando sua coleção com os diversos títulos de cada um destes aplicativos. (Foto: divulgação)

Kindle

Kindle da Amazon é multi-plataforma, além de ser uma loja, leitor, e gerenciador de bibliotecas. Mais de um milhão de títulos estão disponíveis na loja do Kindle, desde os mais recentes best-sellers para clássicos livres. Uma exibição personalizada permite que você defina o tamanho da fonte, o brilho e outras definições, além de poder trocar a cor do papel para preto, aliviando a luminosidade sobre os olhos. O Kindle sincroniza as suas últimas páginas lidas, favoritos, destaques e anotações entre diferentes dispositivos e plataformas. Você ainda pode pagar o Amazon Prime e ter acesso ilimitado aos livros do Kindle.

 

Nook

O aplicativo Nook , é um concorrente muito forte ao Kindle como aplicativo de leitura para smartphones. Com uma seleção de mais de 4 milhões de ebooks, revistas, quadrinhos e outras publicações gratuitas e pagas, só tornam este aplicativo mais atraente, enquanto configurações personalizáveis, tais como fontes, margens, quebras de linha e modo noturno te dão várias opções de personalização. A sincronização através da sua conta Nook permite que você salve suas anotações, última página lida, e outras configurações entre dispositivos, com opções até de classificação de sua coleção.

Scribd

Embora a Amazon orgulha de seu programa ilimitado, ela não foi a primeira a oferecer um programa de acesso ilimitado para livros. Scribd estreou um programa de acesso ilimitado para livros em outubro de 2013, que foi comparado a um “Netflix para livros”. Scribd oferece uma biblioteca de mais de 500.000 livros de mais de 90+ editoras através de uma variedade de gêneros. O aplicativo possui um display personalizável, bem como coleções editoriais com curadoria, recomendações personalizadas com base em seu histórico de leitura, e a capacidade de baixar livros para leitura offline. É um aplicativo para leitura de livros muito bom, mesmo sendo pago.

 

Kobo

Embora não seja tão bem conhecido, o Kobo é um aplicativo de leitura muito popular em alguns países. Apresentando milhões de ebooks e publicações, Kobo permite acessar o conteúdo de sua loja online, ao mesmo tempo, permitindo-lhe importar o seu próprio conteúdo. O aplicativo suporta vários formatos, como epub, PDF, CBZ e CBR. Customizações de texto e luminosidade permitem tenha um app de leitura sem cansar as vistas, confortável, e o app sincroniza os dados e informações através de dispositivos e plataformas. Kobo está particularmente interessada em opções sociais, como vinculação ao Facebook e comentários.

 

 

Configurando seu smartphone ou tablet para uma leitura mais confortável

Para que um aplicativo de leitura não canse suas vistas, você deve sempre optar por diminuir a luminosidade da tela do dispositivo, aumentar o tamanho da fonte, aumentar o espaçamento entre linhas e escurecer a tela. Preferencialmente, você deve trocar a cor do “papel” digital por preto ou tons mais escuros. Quanto menor a luminosidade, melhor vai ser para sua vista. Aproveite um pouco de cada aplicativo, pois todos oferecem diferentes títulos gratuitamente, o que já vai te dar muita leitura por um longo tempo.

Qual aplicativo para leitura você usa? Como configura o aplicativo de leitura para não cansar seus olhos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)