O que é Multi Touch?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por Alex Benfica

Desde antigamente quando os celulares mais modernos eram os que além de receber também enviavam mensagens de texto as telas vem evoluindo cada vez mais. Hoje já é mais difícil encontrar aparelhos com tela que não seja colorida ou que não tenha ao menos 1 função além de fazer ligações e enviar mensagens.

Uma das partes do telefone que mais evoluiu foi a tela. Antes eram pequenas e difíceis de visualizar. Hoje são enormes e sensíveis ao toque. Com tanta característica nova uma das que pode fazer a diferença ao escolher um novo aparelho é a tela multitouch.

Multi Touch significa “multi toque” e diz respeito à capacidade da tela de reconhecer ao mesmo mais de um toque, como por exemplo de vários dedos em locais diferentes da tela. As especificações e diferenças mesmo entre as telas aparentemente muito parecidas podem ser a enorme vantagem entre um aparelho ou outro na hora de escolher. O iPhone e o iPod Touch bem como o iPad são bons exemplos da tecnologia multi touch. Até o momento a tela do iPad é uma das melhores e que contam com tal tecnologia.

Imagine como seria digitar no teclado virtual se ele não pudesse identificar mais de um dedo ao mesmo tempo na tela? Esta é uma das aplicações do multi touch.

Alguns telefones ou smartphones de qualidade inferior, especialmente chineses com telas resistivas ruins não suportam o multi touch. Você precisa apertar forte para fazer a tela sentir o seu dedo e mesmo assim é apenas um toque de cada vez. Para testar de maneira rápida se a tela é multi touch, basta por exemplo abrir um aplicativo como o Google Mapas e tentar arrastar ou mudar a posição do mapa usando dois dedos. Se você conseguir girar o mapa com os dois dedos ao mesmo tempo, a tela é multi touch!

Tela multi touch em celular

Usando os dois dedos ao mesmo tempo para mover o mapa

Simples né? Para alguns jogos a tela multi touch é essencial mas os criadores de games sempre tentam facilitar ao máximo de forma a permitir que os jogos rodem em mais dispositivos.

E agora? Seu próximo telefone celular terá uma tela multi touch?

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Telefones Celulares onde compartilha conhecimentos desde 2010!

Deixe um comentário