Você gosta de usar o Twitter e o Google Maps simultaneamente? Quer assistir a alguns vídeos enquanto você verifica seu e-mail? Bem, se você usa um smartphone Android, está com sorte: as versões mais recentes do Android permitem realizar várias tarefas com facilidade usando o modo de tela dividida.

Como dividir a tela do celular: o básico

O Android oficialmente ofereceu um modo de tela dividida para smartphones desde que o Google lançou o Android 7.0 Nougat em 2016. Claro, alguns fabricantes de smartphones ofereceram a opção mais cedo, mas muitos desses métodos eram desajeitados e não funcionavam bem. A introdução no Android Nougat trouxe um método padronizado para um modo de tela dividida que funciona na maioria dos smartphones e tablets.

Dito isso, alguns temas e interfaces dos fabricantes interferirão no modo de tela dividida. Este tutorial mostrará as formas padrão de usar a tela dividida no Android. Se você tiver problemas, verifique se o smartphone está executando o Android 7.0 ou posterior antes de verificar se o fabricante do smartphone criou um método diferente para abrir o modo de tela dividida.

Também é importante perceber que o modo de tela dividida não funciona com todos os aplicativos. Se o aplicativo não for compatível com o modo de tela dividida, você verá uma mensagem no topo da tela informando o mesmo.

Como ativar o modo de tela dividida

Existem duas maneiras de ativar o modo de tela dividida no seu telefone Android. Embora ambos os métodos produzam os mesmos resultados, você pode preferir um sobre o outro.

Como usar dois aplicativos ao mesmo tempo no Android?

Para usar o método de arrastar e soltar, basta abrir os aplicativos que você deseja usar no modo de tela dividida. Toque no ícone do alternador de aplicativos (normalmente é um quadrado no lado direito da barra de navegação) e selecione o primeiro aplicativo. Arraste o aplicativo para o topo da tela para soltá-lo no lugar. Assim que o primeiro aplicativo estiver no lugar, basta tocar no segundo aplicativo e ele aparecerá na metade inferior da tela. Depois de ter seus aplicativos no modo de tela dividida, você pode fazer ajustes de tamanho. Para ajustar o tamanho, basta arrastar a linha divisória que fica entre os dois aplicativos.

Dividir tela Android

Dividir a tela de um Android é simples, e vai abrir novas possibilidades para seu dispositivo. (Foto: Greenbot)

A segunda maneira de ativar o modo de tela dividida tende a ser um pouco mais fácil se você já estiver em um aplicativo e quiser abrir outro sem sair dele. Se você estiver em um aplicativo, basta tocar longamente no ícone do alternador de aplicativos. O aplicativo principal minimizará para preencher a metade superior da tela e você verá os outros aplicativos abertos na parte inferior da tela. Toque no segundo aplicativo que você deseja usar e ele será redimensionado automaticamente para preencher a metade inferior da tela. Novamente, é muito fácil ajustar o tamanho de cada aplicativo no modo de tela dividida arrastando a linha divisória entre os dois aplicativos até o local desejado.

Como finalizar sua sessão no modo multi janela no Android?

Embora o modo de tela dividida possa ser útil, definitivamente não é algo que você deseja usar o tempo todo. Existem algumas maneiras de sair do modo de tela dividida.

A primeira maneira, e provavelmente a mais simples, de terminar o modo de tela dividida é tocar o ícone de alternância de aplicativos de tela dividida. Este método fecha automaticamente o aplicativo secundário na parte inferior do seu monitor.

Outra maneira de encerrar a sessão do modo de tela dividida é simplesmente arrastando a linha divisória até a parte superior ou inferior da tela. Esse método permite selecionar qual aplicativo você prefere manter aberto, em vez de selecionar automaticamente o aplicativo na parte superior da tela.

Vale lembrar que esse tipo de recurso é muito melhor para dispositivos Android com telas maiores.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)