Como dividir a tela do Android?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Você gosta de usar o Twitter e o Google Maps simultaneamente? Quer assistir a alguns vídeos enquanto você verifica seu e-mail? Bem, se você usa um smartphone Android, está com sorte: as versões mais recentes do Android permitem realizar várias tarefas com facilidade usando o modo de tela dividida.

Como dividir a tela do celular: o básico

O Android oficialmente ofereceu um modo de tela dividida para smartphones desde que o Google lançou o Android 7.0 Nougat em 2016. Claro, alguns fabricantes de smartphones ofereceram a opção mais cedo, mas muitos desses métodos eram desajeitados e não funcionavam bem. A introdução no Android Nougat trouxe um método padronizado para um modo de tela dividida que funciona na maioria dos smartphones e tablets.

Dito isso, alguns temas e interfaces dos fabricantes interferirão no modo de tela dividida. Este tutorial mostrará as formas padrão de usar a tela dividida no Android. Se você tiver problemas, verifique se o smartphone está executando o Android 7.0 ou posterior antes de verificar se o fabricante do smartphone criou um método diferente para abrir o modo de tela dividida.

Também é importante perceber que o modo de tela dividida não funciona com todos os aplicativos. Se o aplicativo não for compatível com o modo de tela dividida, você verá uma mensagem no topo da tela informando o mesmo.

Como ativar o modo de tela dividida

Existem duas maneiras de ativar o modo de tela dividida no seu telefone Android. Embora ambos os métodos produzam os mesmos resultados, você pode preferir um sobre o outro.

Como usar dois aplicativos ao mesmo tempo no Android?

Para usar o método de arrastar e soltar, basta abrir os aplicativos que você deseja usar no modo de tela dividida. Toque no ícone do alternador de aplicativos (normalmente é um quadrado no lado direito da barra de navegação) e selecione o primeiro aplicativo. Arraste o aplicativo para o topo da tela para soltá-lo no lugar. Assim que o primeiro aplicativo estiver no lugar, basta tocar no segundo aplicativo e ele aparecerá na metade inferior da tela. Depois de ter seus aplicativos no modo de tela dividida, você pode fazer ajustes de tamanho. Para ajustar o tamanho, basta arrastar a linha divisória que fica entre os dois aplicativos.

Dividir tela Android

Dividir a tela de um Android é simples, e vai abrir novas possibilidades para seu dispositivo. (Foto: Greenbot)

A segunda maneira de ativar o modo de tela dividida tende a ser um pouco mais fácil se você já estiver em um aplicativo e quiser abrir outro sem sair dele. Se você estiver em um aplicativo, basta tocar longamente no ícone do alternador de aplicativos. O aplicativo principal minimizará para preencher a metade superior da tela e você verá os outros aplicativos abertos na parte inferior da tela. Toque no segundo aplicativo que você deseja usar e ele será redimensionado automaticamente para preencher a metade inferior da tela. Novamente, é muito fácil ajustar o tamanho de cada aplicativo no modo de tela dividida arrastando a linha divisória entre os dois aplicativos até o local desejado.

Como finalizar sua sessão no modo multi janela no Android?

Embora o modo de tela dividida possa ser útil, definitivamente não é algo que você deseja usar o tempo todo. Existem algumas maneiras de sair do modo de tela dividida.

A primeira maneira, e provavelmente a mais simples, de terminar o modo de tela dividida é tocar o ícone de alternância de aplicativos de tela dividida. Este método fecha automaticamente o aplicativo secundário na parte inferior do seu monitor.

Outra maneira de encerrar a sessão do modo de tela dividida é simplesmente arrastando a linha divisória até a parte superior ou inferior da tela. Esse método permite selecionar qual aplicativo você prefere manter aberto, em vez de selecionar automaticamente o aplicativo na parte superior da tela.

Vale lembrar que esse tipo de recurso é muito melhor para dispositivos Android com telas maiores.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário