OxygenOS: vantagens, desvantagens, e como funciona?

Em Sistemas Operacionais por André M. Coelho

Por muito tempo, o sistema operacional Android do Google e o iOS da Apple domina, o ecossistema de smartphones. Pode parecer que foi uma corrida de dois cavalos entre os dois, mas outras alternativas do Android estão a caminho de desafiar os pioneiros. Um desses desafiantes é o OxygenOS desenvolvido pela OnePlus. Apesar de seu status promissor, muitas pessoas não têm conhecimento o suficiente para experimentar esse sistema operacional.

Este artigo o ajudará com isso.

OxygenOS: o que é?

O OxygenOS é um sistema operacional móvel exclusivo para dispositivos fabricados pela gigante chinesa de smartphones, OnePlus. É fortemente inspirado pela aparência do Android de estoque, mas os recursos dos dois sistemas operacionais lhes dão a separação necessária.

Leia também

A OnePlus tem sido um participante estável no mercado global. No entanto, devido às opções limitadas de smartphones que apresenta, marcas globais maiores ainda estão confortavelmente no topo do referido fabricante. Apesar disso, uma das coisas que fazem com que os usuários do OnePlus fiquem no OxygenOS. Ele acerta as coisas certas e adiciona alguns recursos mais atenciosos, além de tudo.

História do OxygenOS

Como mencionado, o OxygenOS foi desenvolvido principalmente pelo OnePlus para seus smartphones. O OnePlus é um fabricante chinês que foi estabelecido em 2013 por Pete Lau e Carl Pei. Em julho de 2018, a marca esteve em 34 países, lançando modelos que chegam regularmente à lista dos melhores smartphones para comprar.

De qualquer forma, o OxygenOS tem um irmão local chamado HydrogenOS, que foi feito para o mercado chinês. Ambos os referidos sistemas foram derivados do sistema operacional Android. De fato, o OnePlus está atrelado ao último lançamento ao seu equivalente do Android. Caso em questão, se você conferir a página oficial do OxygenOS, notará o quanto eles mencionam o Android o tempo todo.

Recursos do OxygenOS

Um sistema operacional cheio de recursos criativos, o OxygenOS é uma das versões mais populares do Android. (Imagem: Pinterest)

OxygenOS: recursos disponíveis

Os recursos do OxygenOS não são exatamente exclusivos para eles. De fato, muitos dos outros recursos de outros sistemas operacionais móveis não são exclusivos de suas respectivas marcas. Mais ainda, geralmente não demoraria muito tempo para que recursos aparentemente únicos também se tornassem disponíveis para outros sistemas.

Apesar disso, ainda é uma boa ideia saber quais sistemas operacionais móveis, como o OxygenOS, têm a oferecer. Abaixo estão algumas das principais características do oxigênio que podem ser muito úteis, caso você obtenha um por si mesmo.

1. Suporte a gestos no OxygenOS

Primeiro, são gestos. Qualquer que seja o telefone ou o dispositivo inteligente que você possa ter, os gestos sempre serão de grande ajuda. Esses pequenos golpes fora ou fora da tela podem trazê-lo imediatamente aos aplicativos ou programas necessários. Alguns dos primeiros gestos já desenvolvidos, como deslizar para abrir a gaveta de aplicativos ou tocar duas vezes para acordar a tela, são considerados padrões do setor agora.

Gestos inteligentes são muito apoiados pelo OxygenOS. Por exemplo, deslizar para cima e segurar a tela traz à tona o recurso multitarefa. Você também pode tentar deslizar para cima do lado direito da tela para alternar os aplicativos. Gestos fora da tela, como desenhar uma determinada letra para abrir aplicativos específicos.

Esses não são os únicos gestos disponíveis para dispositivos OxygenOS. Capturas de tela de três dedos, pausa/jogo de dois dedos e muitos outros também são possíveis. Tudo o que você realmente precisa fazer é explorar seu telefone.

2. Modo de leitura e modo noturno OxygenOS

A maioria dos principais sistemas operacionais já adicionou um modo de leitura – pode ser na forma de proteção da luz azul, ajustando-se às cores mais quentes na tela. No caso do OxygenOS, o modo de leitura vem na forma de dessaturação. Basicamente, quando você estiver lendo mais, o telefone ficará em preto e branco para simular como é ler em um livro.

Em contraste com o modo de leitura, o modo noturno é um garoto novo no quarteirão. Foi somente durante o último trimestre de 2019, quando o modo noturno começou a ganhar tração. Com esse recurso, a interface do usuário de um telefone ficará preta para menor intensidade durante a noite. Esse modo é funcional e elegante, e é por isso que o público o recebeu muito bem.

Ambos os modos podem ser facilmente acessados ​​através da barra superior do Oxygen. Embora não seja exclusivo para esse sistema operacional, saber que o OnePlus tomou a iniciativa de adicionar essas pequenas coisas é um bom sinal de que eles estão prestando atenção às necessidades específicas das pessoas já.

3. Exibição ambiente no OxygenOS

A tela ambiente é talvez a característica mais simples, mas mais atenciosa, do mundo dos smartphones. Basicamente, esse recurso permite que você veja coisas importantes na tela do seu telefone sem precisar desbloque -lo. A tela ambiente geralmente mostra o tempo, as notificações, o nível da bateria, a data e muito mais na tela de bloqueio do telefone. O que torna a exibição ambiente legal é o quão fácil é acessá-lo e como é personalizável também.

Para o OxygenOS, os usuários podem simplesmente tocar no telefone uma vez para mostrar a tela ambiente da tela de bloqueio. Você também pode escolher o que a tela de bloqueio mostra e até que ponto isso os mostrará. Por exemplo, você pode escolher se deseja que suas notificações sejam totalmente expostas ou não durante a exibição ambiente.

4. Modo Zen OxygenOS

Como smartphones divertidos e úteis podem ser, todo mundo precisa de um pouco de tempo. Esteja você usando isso para o trabalho ou para coisas pessoais, afastar -se do telefone ainda exige coragem e habilidade. Felizmente, muitos sistemas operacionais fizeram um esforço para incluir um recurso que ajudará as pessoas a obter essa ligeira separação de homem e máquina.

No caso do OxygenOS, o recurso é chamado de modo Zen. Basicamente, o modo Zen permite acalmar o telefone por um determinado período de tempo. O Oxygen’s Zen tem uma opção de sete dias e 14 dias. Durante esses dias, seu telefone seria relativamente inativo – sem notificações de mídia social, notificações de jogo ou qualquer outra coisa. O Modo Zen permite que os usuários respirem por um tempo e se sintam da tecnologia. Esse recurso é especialmente útil para aqueles que tiram férias.

5. Aplicativos paralelos no OxzygenOS

Não é segredo que muitas pessoas usam seus telefones hoje em dia para multitarefa. Para um usuário experiente, um smartphone pode substituir um tablet e um desktop completamente. Graças a software e desenvolvedores móveis em todo o mundo, os smartphones continuam a ultrapassar os limites da multitarefa, e os aplicativos paralelos da Oxygen são um dos produtos dessa tendência.

Os aplicativos paralelos permitem que os usuários clonem um aplicativo em um único dispositivo. Esse recurso engenhoso oferece aos usuários a capacidade de usar duas contas diferentes para um único aplicativo móvel. Aplicativos como o Facebook Messenger ou o Twitter podem atender a várias contas dentro de um aplicativo. O recurso de aplicativos paralelos leva um número mais alto, permitindo que um dispositivo atenda a várias cópias do próprio aplicativo. Para jogadores que estão usando várias contas para jogar, esse recurso oferece muitas vantagens.

Como instalar OxygenOS?

Atualmente, o OxygenOS está disponível apenas para telefones OnePlus, o que significa que, se você deseja experimentar o referido sistema operacional móvel, precisará obter um telefone da referida marca. Mas já há alguns entusiastas fazendo ports do sistema para outros aparelhos, e você pode fazer o root e instalar uma ROM por sua conta e risco.

OxygenOS: Vantagens e Desvantagens

A OxygenOS está se posicionando como uma das melhores alternativas ao Android do mercado. No entanto, se o OnePlus não começar a inovar seu sistema operacional móvel, continuará do jeito que é: apenas uma alternativa. A boa notícia é que o sistema operacional não é ruim, então há esperança de que um pequeno impulso o faça muito bem.

Vantagens:

O novo sistema operacional que pode ser uma opção ao Android ou iOS.

Aplicativos paralelos são um recurso muito inovador.

Ele tem tudo o que você costumava procurar em um sistema operacional.
Contras

Todas as atualizações dependem da equipe de desenvolvimento da OnePlus.

É exclusivo apenas para telefones OnePlus.

Desvantgagens:

Os sistemas operacionais móveis nunca estão a salvo de comparações. Seja o bom e velho debate do Android vs Apple, alternativas do iOS vs iOS ou dois sistemas baseados em Android sendo colocados um contra o outro, sempre haverá coisas a comparar.

No caso do OxygenOS, os rivais legítimos são uma interface do usuário e o sistema operacional Android. Em termos de recursos e tipo de construção, esses três se assemelham a serem ótimos, por isso seria ótimo ver como eles se comparam na prática, experimentando cada um e ver qual melhor se adapta às suas necessidades.

O OxygenOS é a aposta oficial da gigante chinesa OnePlus na indústria de OS móvel. É vagamente baseado no sistema operacional Android e continua a melhorar sua competência geral ao longo dos anos. O Oxygen é um sistema operacional relativamente jovem que deve continuar a ver o crescimento no futuro.

O que vocês acham do OxygenOS? Já usaram? Compartilhem suas experiências nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário