Pense no seu smartphone como um computador. À medida que você preenche tudo com coisas como aplicativos, fotos, vídeos, arquivos e outros detritos, ele começa a ficar lento, a bateria acaba mais rapidamente e fica mais difícil encontrar o que você precisa em meio à desordem. Como um computador, você precisa cuidar do seu dispositivo: reinicie-o ocasionalmente, faça backup, descarregue arquivos grandes e aplicativos não utilizados, organize os que você guarda e verifique se ele está sempre com as atualizações de segurança mais recentes. Não tema: essas dicas geralmente são fáceis de fazer e não ocupam muito do seu tempo. É tudo sobre manutenção. Aqui estão dez maneiras de melhorar a performance do seu celular

Melhorar o desempenho do celular com atualização do sistema

A atualização do seu sistema operacional para a versão mais recente não significa apenas o acesso aos recursos mais recentes, mas também aos patches de segurança mais atualizados. Dependendo do seu dispositivo, operadora e sistema operacional atual, o processo será um pouco diferente, mas na maioria das vezes deve ser relativamente fácil. E geralmente, o próprio smartphone avisa quando uma atualização está disponível, o que facilita bastante o processo.

Root pode melhorar o celular

É claro que, se você tiver um dispositivo mais antigo, talvez não consiga atualizá-lo para o sistema operacional mais recente ou talvez tenha que esperar até que sua operadora o atualize, o que pode acontecer meses depois de ser lançado. Um dos benefícios do root é que você pode atualizar seu sistema operacional e acessar novos recursos sem passar pela sua operadora. Outros benefícios incluem a capacidade de remover aplicativos integrados, acessar recursos bloqueados pela sua operadora e muito, muito mais.

Aumentar desempenho do celular removendoo Bloatware

Aplicativos embutidos conhecidos como bloatware são pré-instalados fornecidos pela sua operadora ou às vezes pelo fabricante do seu dispositivo, e muitas vezes não podem ser removidos sem fazer o root do seu dispositivo. Se você não quer fazer root, existem outras maneiras de lidar com o bloatware: você pode desinstalar as atualizações desses aplicativos para economizar espaço de armazenamento, e também pode evitar que esses aplicativos sejam atualizados automaticamente. Além disso, verifique se nenhum desses aplicativos está definido como padrão. Você pode evitar todo o bloatware usando um dispositivo que roda o Android puro.

Performance do celular

Melhore a performance do seu smartphone com dicas simples que qualquer um pode seguir. (Foto: android2.ir)

Use o gerenciador de arquivos para melhor desempenho

Se você atualizou para uma versão mais recente do seu sistema operacional, pode acessar um gerenciador de arquivos integrado. Anteriormente, você tinha que baixar um aplicativo de terceiros afim de gerenciar os arquivos do seu dispositivo. Agora você pode acessar seus arquivos entrando na seção de armazenamento e USB das configurações do seu dispositivo. Lá você pode ver quanto espaço você tem, visualizar todos os aplicativos instalados no seu dispositivo e copiar arquivos para a nuvem.

Melhore o desempenho do celular liberando espaço

Como um computador, seu smartphone ou tablet pode ficar lento se estiver cheio de coisas demais. Além disso, quanto mais lotado for o seu dispositivo, mais difícil será encontrar informações ou imagens importantes quando você precisar delas. Felizmente, é relativamente fácil liberar espaço em um dispositivo, mesmo que ele não tenha um slot para cartão de memória. Este também é um bom momento para fazer o backup de seus dados, para que você possa transferi-los facilmente para um novo dispositivo ou restaurá-los no caso de seu smartphone estragar.

Deixe o corretor automática funcionar para você, não contra você

Quando você está enviando mensagens de texto, e-mails e outras mensagens de seu smartphone o dia todo, é frustrante ficar lento devido a erros de digitação e autocorreções imprecisas. Economize tempo, frustração e constrangimento personalizando o dicionário de autocorreção e gerenciando as configurações. Também vale a pena experimentar um teclado de terceiros para ver se a funcionalidade de autocorreção funciona melhor para você. Basta acessar as configurações, ir para a seção de idioma e entrada (Idioma e texto) e acessar o corretor ortográfico. A partir daí, é só configurar para as correções corretas e mais comuns que você precisar fazer.

Estenda a vida da bateria do seu celular

Nada destrói a produtividade como uma bateria morta ou moribunda. Há duas soluções fáceis aqui: carregue um carregador portátil o tempo todo ou faça sua bateria durar mais tempo. Existem algumas maneiras de economizar a bateria: desligue o WiFi e o Bluetooth quando não estiver usando-os; feche aplicativos que estão executando o plano de fundo, use o modo de economia de energia introduzido, reduza o brilho da tela e outras coisas mais.

Configures os aplicativos padrão do smartphone

Essa é uma correção fácil. Frustrado que o aplicativo ou navegador da web errado é aberto quando você clica em um link ou tenta visualizar uma foto? Basta entrar nas configurações e visualizar quais aplicativos estão selecionados como padrão para determinadas ações. Você pode limpá-los e começar de novo ou fazê-lo um por um. Vá para as configurações do celular e abra a seção de Aplicativos. Toque na engrenagem para abrir as configurações dos aplicativos e escolha os apps padrão.

Use um launcher diferente para seu smartphone

A interface do Android é geralmente fácil de usar, mas às vezes pode ser prejudicada pelo fabricante. Se você tem um dispositivo HTC, LG ou Samsung, é provável que ele execute uma versão ligeiramente modificada do Android. Existem duas maneiras de lidar com isso. Primeiro, você pode alternar para um dispositivo que executa o Android puro, como o smartphone Google Nexus ou Motorola. Como alternativa, você pode fazer o download de um launcher Android, que permite personalizar suas telas iniciais e gerenciar aplicativos. Launchers lhe dão mais opções e você pode personalizar esquemas de cores, organizar aplicativos mais facilmente e até redimensionar os elementos na tela.

Melhore a segurança do seu dispositivo

Finalmente, os smartphones Android são propensos a falhas de segurança, por isso é importante ter conhecimento e usar o bom senso. Não clique em links ou abra anexos de remetentes desconhecidos e verifique se o dispositivo está atualizado com os patches de segurança mais recentes. Configure o Gerenciador de dispositivos Android para poder bloquear seu dispositivo remotamente, rastrear sua localização ou limpá-lo se você o perder. Você também pode criptografar seu dispositivo para maior privacidade.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)