Meu smartphone fica quente. Não tão quente que queima a mão, mas pode incomodas. Há algo de errado nisso? Talvez.

Celular esquentando muito: entendendo o que acontece

Um pouco de calor vindo de um dispositivo eletrônico é normal. É um efeito colateral inevitável do carregamento, descarregamento processamento, e iluminação do dispositivo. Um exemplo disso é se você colocar a mão atrás de um televisor ou perto da ventoinha de um computador, sentirá um pouco de calor. É algo normal para os eletrônicos, e os engenheiros pensam nisso quando projetam esses dispositivos.

Agora, só porque o calor do aparelho é normal não significa que seja bom. Para o usuário de um smartphone, o calor excessivo proveniente de um dispositivo pode ser irritante ou mesmo alarmante; para um dispositivo particular o aquecimento pode ser até o sinônimo da morte do aparelho.

O calor é um assassino de todas as baterias. Quanto mais um dispositivo aquece, mais rapidamente a bateria é gasta, e menos carga ela terá ao fim de um dado período de tempo. O calor pode, inclusive, não ser culpa do dispositivo: pode ser culpa do usuário que deixa o aparelho em exposição aos raios solares, deixa o dispositivo no bolso enquanto está perto de fontes de calor (fogões, por exemplo). Em alguns casos, a bateria pode até explodir, causando ferimentos e até incêndios.

Sem contar a bateria, os próprios componentes do dispositivo podem “fritar”, o que significa que os conectores, chips, e outras partes podem deixar de funcionar devido ao calor.

Superaquecimento de celular

O superaquecimento dos dispositivos eletrônicos pode danificar muito mais do que a bateria. Em alguns casos, eles podem até explodir. Mas é possível evitar tudo isso, com cuidados básicos. (Foto: arstechnica.com)

Celular esquentando muito e descarregando rápido: sintomas e soluções para o aquecimento

Para diagnosticar a causa exata do aquecimento de um dispositivo, será necessário entender os sintomas do superaquecimento. Três causas, porém, acompanham quase sempre todos os casos de superaquecimento de smartphones: problemas de recepção de sinal, carga de trabalho intensa, e problemas de bateria.

  • Recepção de sinal: não há muito o que pode ser feito aqui. Quando o celular tem um sinal ruim, ele continuará tentando melhorar o sinal. Com isso, o sistema continuará pedindo mais e mais e esforço, e acabará sobrecarregando e superaquecendo. Vale a pena verificar se há uma atualização para seu Android, porém, para melhorar um pouco isso.
  • Carga de trabalho intensa: quando você usa vários aplicativos e jogos no celular, pode ter certeza que isso irá impactar no aquecimento do dispositivo. A melhor forma de lidar com isso é usando seu celular sempre com a maior parte dele exposta, para que ele possa ser ventilado e troque calor com o ambiente. E claro, deixe ele sempre descansar um pouco depois de um tempinho de jogatina.
  • Bateria: é geralmente a causa mais comum. O aquecimento ocorre e a bateria carrega ou descarrega rapidamente. Isso é um sinal claro de que a bateria do seu celular está viciada ou apresentando algum defeito. Se você comprou a bateria recentemente, pode ser que seja uma bateria falsificada. Faça um teste na bateria e veja a vida útil dela. Quanto mais tempo você demorar, mais chances há de que a bateria pode explodir ou causar algum dano irreparável ao seu dispositivo.

Causas menos comuns incluem usar o dispositivo no sol e perto de fontes de calor, mas são exceções à regra.

 

Celular esquentando e travando: não tente ficar ligando o aparelho

Quando seu smartphone está travando e reiniciando, significa que ele está usando um recurso de segurança para não superaquecer e danificar componentes. Se você ficar tentando ligar o aparelho e mantê-lo ligado, arrisca deixar que o aquecimento danifique os componentes do dispositivo e assim, resulte em um reparo caro ou até na necessidade da troca do aparelho. Descubra o que está causando o problema (bateria, celular desatualizado, excesso de uso, etc) antes de reinicializar e manter o celular ligado. Se você não conseguir resolver sozinho, leve o dispositivo para uma assistência técnica.

Já teve problemas com aquecimento de dispositivos eletrônicos? Quais problemas? Como fez para resolver?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)