Celular esquentando muito? O que pode ser?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Meu smartphone fica quente. Não tão quente que queima a mão, mas pode incomodas. Há algo de errado nisso? Talvez.

Celular esquentando muito: entendendo o que acontece

Um pouco de calor vindo de um dispositivo eletrônico é normal. É um efeito colateral inevitável do carregamento, descarregamento processamento, e iluminação do dispositivo. Um exemplo disso é se você colocar a mão atrás de um televisor ou perto da ventoinha de um computador, sentirá um pouco de calor. É algo normal para os eletrônicos, e os engenheiros pensam nisso quando projetam esses dispositivos.

Agora, só porque o calor do aparelho é normal não significa que seja bom. Para o usuário de um smartphone, o calor excessivo proveniente de um dispositivo pode ser irritante ou mesmo alarmante; para um dispositivo particular o aquecimento pode ser até o sinônimo da morte do aparelho.

O calor é um assassino de todas as baterias. Quanto mais um dispositivo aquece, mais rapidamente a bateria é gasta, e menos carga ela terá ao fim de um dado período de tempo. O calor pode, inclusive, não ser culpa do dispositivo: pode ser culpa do usuário que deixa o aparelho em exposição aos raios solares, deixa o dispositivo no bolso enquanto está perto de fontes de calor (fogões, por exemplo). Em alguns casos, a bateria pode até explodir, causando ferimentos e até incêndios.

Sem contar a bateria, os próprios componentes do dispositivo podem “fritar”, o que significa que os conectores, chips, e outras partes podem deixar de funcionar devido ao calor.

Superaquecimento de celular

O superaquecimento dos dispositivos eletrônicos pode danificar muito mais do que a bateria. Em alguns casos, eles podem até explodir. Mas é possível evitar tudo isso, com cuidados básicos. (Foto: arstechnica.com)

Celular esquentando muito e descarregando rápido: sintomas e soluções para o aquecimento

Para diagnosticar a causa exata do aquecimento de um dispositivo, será necessário entender os sintomas do superaquecimento. Três causas, porém, acompanham quase sempre todos os casos de superaquecimento de smartphones: problemas de recepção de sinal, carga de trabalho intensa, e problemas de bateria.

Causas menos comuns incluem usar o dispositivo no sol e perto de fontes de calor, mas são exceções à regra.

Celular esquentando e travando: não tente ficar ligando o aparelho

Quando seu smartphone está travando e reiniciando, significa que ele está usando um recurso de segurança para não superaquecer e danificar componentes. Se você ficar tentando ligar o aparelho e mantê-lo ligado, arrisca deixar que o aquecimento danifique os componentes do dispositivo e assim, resulte em um reparo caro ou até na necessidade da troca do aparelho. Descubra o que está causando o problema (bateria, celular desatualizado, excesso de uso, etc) antes de reinicializar e manter o celular ligado. Se você não conseguir resolver sozinho, leve o dispositivo para uma assistência técnica.

Já teve problemas com aquecimento de dispositivos eletrônicos? Quais problemas? Como fez para resolver?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário