O Google Now é um assistente pessoal inteligente disponível para o sistema operacional Android, do Google, e em breve, também disponível para celulares que utilizam o sistema operacional iOS. Inicialmente, o aplicativo é uma extensão do Android Google Search.

O Google Now usa uma interface de linguagem natural para responder perguntas, fazer recomendações e executar ações, delegando solicitações para um conjunto de serviços web. Junto com as respostas de consultas iniciadas pelo usuário, o Google Now passivamente oferece informações para o usuário prevendo o que eles vão querer, com base em seus hábitos de pesquisa.

Este novo sistema é agora implementado como um aspecto da aplicação Google Search. Ele reconhece ações repetidas que um usuário realiza no dispositivo, tais como locais comuns, compromissos do calendário repetidos, consultas de pesquisa etc, para exibir informações mais relevantes para o usuário na forma de “cartões”. O sistema aproveita o banco de dados das informações acumuladas sobre o usuário e usa um sistema para montar resultados de pesquisas mais detalhadas, analisando o significado dos dados adquiridos do usuário e conexões entre eles.

 

Serviços Google

O serviço vem para facilitar o acesso às informações do Google através de uma interface fácil de lidar e fluida. (Foto: androidheadlines.com)

Ao utilizar o aplicativo, você pode ter informações como resumo de atividades físicas, aniversários, eventos e voos. Com a integração ao Gmail, o aplicativo ainda faz sugestões de restaurantes, hotéis e eventos. É possível também rastrear pacotes e encomendas com a integração ao Gmail.

São oferecidas sugestões de filmes, notícias, reuniões, locais, transporte público, esportes, informações sobre a bolsa de valores, tráfego e mais.

Para quem costuma viajar ou está planejando uma viagem em breve, o Google Now ainda sugere pontos turísticos aonda você está, além de sugestões de programas de acordo com seus gostos e preferências.

É possível também fazer pesquisas com sua câmera, baseado na imagem tirada com ela, ou pela localização GPS de seu celular, personalizando ainda mais os resultados obtidos. Com a integração ao seu celular, é possível também fazer a busca  de arquivos, sites acessados, fotos e vídeos, gerando rapidez e facilidade para encontrar resultados.

O mais interessante é que tudo isto funciona automaticamente, sem que você precise fazer quase nenhuma configuração no aparelho. Basta ter o Google Now instalado e ele irá aprendendo o seus trajetos e gostos para lhe oferecer as informações na hora certa. Faça o teste e depois diga nos comentários o que achou do Google Now.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)