O DLNA estabelece normas e diretrizes para os dispositivos domésticos de redes de mídia. Um dispositivo pode receber uma certificação DLNA. Esta certificação permite que o consumidor saiba que uma vez conectado à sua rede doméstica, ele será automaticamente habilitado a se conectar com outros produtos com certificado DLNA.

Dispositivos com certificação DLNA podem localizar e reproduzir filmes, enviar, exibir e/ou fazer upload de fotos, encontrar, enviar, reproduzir e/ou baixar músicas, enviar e imprimir fotos. Ele funciona como um bluetooth para áudio, vídeo e com uma qualidade e velocidade maiores. E muito útil se você achar que a tela de seu Galaxy S3 é muito pequena para um vídeo, podendo passar ele para uma televisão.

Nos primeiros anos de entretenimento doméstico em rede,  era difícil e confuso adicionar um novo dispositivo e começar a comunicar-se com seus computadores e outros dispositivos de rede.

O Digital Living Network Alliance (DLNA) foi iniciado em 2003, quando vários fabricantes se reuniram para criar um padrão para que todos os seus produtos fossem compatíveis em uma rede doméstica. Isto significa que os produtos eram compatíveis mesmo se eles foram feitos por diferentes fabricantes.

Produtos que estão com certificação DLNA normalmente são reconhecidos, com pouca ou nenhuma configuração, assim que você conectá-los à uma rede de internet, sem fio ou por via de cabos. A certificação DLNA significa que o dispositivo tem um papel em sua rede doméstica e que outros produtos DLNA podem se comunicar com ele com base em suas próprias funções.

Rede de entretenimento em casa

Uma rede DLNA facilita sua vida, maximiza seu entretenimento e diminui seus esforços para com a interação entre seus aparelhos eletrônicos. (Foto: diariodoandroid.com.br)

Alguns produtos armazenam os meios de comunicação. Alguns produtos controlam a mídia e alguns produtos reproduzem a mídia. E a interação entre eles maximiza a efetividade de cada um deles.

Através de testes e da certificação, os consumidores estão seguros de que o que eles podem se conectar a produtos com certificados DLNA e serem capazes de salvar, compartilhar, transmitir e mostrar a mídia digital. Imagens, músicas e vídeos armazenados em um dispositivo com certificação DLNA – um computador, um servidor Network Attached Storage, TVs, receptores AV, smartphones e outros.

A certificação DLNA é baseada nos tipos de produtos e categorias. Faz sentido você buscar os produtos que possam interagir entre si para poder  ter mais conforto e menos trabalho na hora da diversão. Os meios de comunicação devem estar acessíveis para serem mostrados em outros dispositivos. O dispositivo onde as mídias estão é o servidor de mídia digital. Outros dispositivos reproduzes os vídeos, músicas e fotos para que você possa assisti-los. Esta é a rede viva pela qual o DLNA funcionará.

Há apenas duas coisas para entender sobre a certificação DLNA. Primeiro, escolha um componente certificado DLNA para você saber que ele vai ser uma parte de sua rede doméstica sem configurações complicadas. E, quando você entender cada uma das certificações DLNA, você terá uma melhor compreensão de como uma rede doméstica se encaixa, podendo melhorar ainda mais sua diversão e a utilização de seus aparelhos eletrônicos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)