Há uma maneira de transferir arquivos sem fio para outro dispositivo sem a necessidade de um aplicativo ou conexão de dados/internet. O Bluetooth é mais frequentemente associado a alto-falantes, fones de ouvido, mouses e teclados sem fio. No entanto, também contém protocolos que permitem que informações/dados sejam trocados entre dispositivos. Vamos aprender então a compartilhar com o Bluetooth diversas coisas com seu dispositivo.

O que é Bluetooth?

A transferência de arquivos por Bluetooth é uma maneira simples de enviar arquivos para outro dispositivo Bluetooth próximo sem a necessidade de um aplicativo separado. Se você souber como emparelhar um fone de ouvido Bluetooth a um smartphone, poderá realizar a transferência de arquivos por Bluetooth.

A melhor coisa sobre o Bluetooth é a maneira como ele é universalmente disponível/compatível com smartphones, tablets, laptops e computadores de mesa. Você pode transferir arquivos facilmente via Bluetooth entre diversos sistemas operacionais, com algumas limitações para alguns sistemas, como o iOS e o Chrome OS, mas nada que é impossível de transpor.

Tipos de arquivos transferíveis pelo Bluetooth

Você pode transferir praticamente qualquer tipo de arquivo via Bluetooth: documentos, fotos, vídeos, músicas, aplicativos etc. Se você puder navegar pelo sistema de pastas de um computador / smartphone para encontrar um arquivo específico, poderá enviá-lo. Lembre-se de que o dispositivo receptor precisa reconhecer o tipo de arquivo para usá-lo / abri-lo  Por exemplo, se você enviar um documento PDF de um dispositivo, o outro precisará de um software ou aplicativo para ler / acessar esse PDF.

A limitação significativa de usar o Bluetooth para transferir dados é o tamanho do (s) arquivo (s) versus a taxa de transferência, basicamente afetando seu tempo e sua paciência. A taxa de transferência do Bluetooth depende da versão:

Compartilhar Bluetooth

Compartilhe o Bluetooth com outros aparelhos para ter acesso a arquivos, conexões de internet e mais. (Foto: AddictiveTips)

Como passar arquivos por Bluetooth?

Há duas etapas envolvidas na configuração de uma transferência de arquivos Bluetooth entre smartphones / tablets: ative o Bluetooth (e a visibilidade) e envie o (s) arquivo (s) desejado (s). Se um computador / laptop estiver envolvido, primeiro você deverá configurar (parear) o dispositivo móvel no computador antes de tentar transferir arquivos via Bluetooth. A maioria dos smartphones / tablets Android e sistemas desktop / laptop devem seguir um processo relativamente similar.

As instruções abaixo devem ser aplicadas independentemente de quem fez o seu smartphone ou tablet Android: Samsung, Google, Huawei, Xiaomi, LG, Motorola, etc.

Abra a gaveta de aplicativos para abrir a lista completa de aplicativos disponíveis no dispositivo receptor.

Percorra os aplicativos e toque em Configurações para iniciáar (o ícone se parece com uma engrenagem). Você também pode acessar as Configurações abrindo o painel de notificações deslizantes / suspensas na parte superior da tela do seu dispositivo.

Percorra a lista de várias configurações do sistema (procure Redes e Conexões sem fio) e toque em Bluetooth. Muitos dispositivos oferecem acesso rápido ao Bluetooth abrindo o painel de notificação deslizante / suspenso na parte superior da tela (normalmente, pressionando o símbolo do Bluetooth aqui, já que o toque simplesmente ativaria / desativaria o Bluetooth).

Toque no botão / interruptor para ativar o Bluetooth. Agora você deve ver uma lista de Dispositivos pareados (por exemplo, todos os dispositivos de áudio Bluetooth com os quais você já sincronizou anteriormente), bem como uma lista de Dispositivos disponíveis.

Toque na caixa de seleção para tornar o dispositivo receptor visível / detectável para outros dispositivos (ele deve ser rotulado como tal). Poderá ver um temporizador a contar a duração da visibilidade e quando atingir o zero, a visibilidade do Bluetooth é desativada, mas pode tocar na caixa de verificação para a ativar novamente. Se não houver essa caixa, o dispositivo deverá estar visível / detectável enquanto as Configurações Bluetooth estiverem abertas.

Se você planeja enviar arquivos para / de um smartphone / tablet e desktop / laptop, verifique se o dispositivo móvel está conectado / emparelhado ao computador (essa ação é executada no computador).

Após isso, procure um gerenciador de arquivos no seu dispositivo, como o ES File Explorer ou na galeria de fotos da câmera. Procure pela pasta ou arquivo que você deseja enviar e toque no arquivo. Em qualquer gerenciador, um menu vai aparecer com opções. Dentre elas, compartilhar o arquivo via Bluetooth. Toque nessa opção e envie para o dispositivo emparelhado.

O dispositivo que está recebendo o arquivo deve autorizar o recebimento para que o procedimento tenha continuidade.

Essa opção funciona para vídeos, músicas, arquivos de texto, entre outros.

Como passar aplicativos por Bluetooth?

Passar aplicativos por Bluetooth vai precisar de alguns passos extras acrescentados para a lista acima.

Após emparelhar os dispositivos, você deve ir para a Play Store e encontrar um app que transforme os seus aplicativos em arquivos APK. Arquivos APK são os arquivos de instalação de apps do Android. Há diversas opções, inclusive de aplicativos de transferência via Bluetooth que fazem esse compartilhamento automaticamente.

Após fazer isso, abra o aplicativo. Se for um app de transformar apps em APK, você pode fazer essa conversão e o arquivo aparecerá na pasta designada. Então, basta pegar o arquivo e compartilhar com os passos de enviar o arquivo acima. Se for um app diferente, basta clicar no aplicativo que deseja compartilhar e um menu vai aparecer, com a opção de compartilhar o arquivo pelo Bluetooth. Simples e prático. O dispositivo de destino ainda terá de aceitar o arquivo para que funciona.

Compartilhar internet via Bluetooth

Compartilhar a internet via Bluetooth é também uma opção. Vá para as configurações, rede e conexões sem fio, e procure a opção de vínculo / tethering. Ative o Ponto de acesso WiFi e a conexão Bluetooth. Ligue o Bluetooth e faça o pareamento com o dispositivo com o qual deseja compartilhar a internet, que também tem que estar com o Bluetooth Ativado.

Dicas sobre como compartilhar Bluetooth

Para obter as melhores velocidades de transferência de dados, verifique se os smartphones / tablets / computadores não estão conectados e / ou usam outros dispositivos Bluetooth (por exemplo, alto-falantes e fones de ouvido sem fio). Caso contrário, pode demorar o dobro do tempo.

Mantenha os dispositivos de envio / recepção o mais próximo possível com uma linha de visão clara. Dessa forma, você manterá a melhor intensidade de sinal que não será interrompida / interferida por outros sinais sem fio próximos e / ou obstáculos físicos.

Certifique-se de fechar todos os outros aplicativos / programas até que todos os arquivos tenham sido transferidos. Embora o Bluetooth faça o envio / recebimento, os dispositivos ainda precisam de poder de processamento para gravar os dados no armazenamento. Aplicativos ou programas abertos / ativos podem atrasar as coisas.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas para quem possamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)