Todo smartphone ou tablet é possível conectar a uma TV, independente do modelo. A conexão pode ser feita via MHL/SlimPort (via MicroUSB), Micro-HDMI, ou utilizando algum tipo de protocolo de transmissão sem fio.

Conectar celular a TV via HDMI

HDMI (High Definition Multimedia Interface) todo televisor moderno usa esse tipo de conexão. Alguns dispositivos Android tem um tipo de conector HDMI menor (micro ou mini), que conecta-se a uma televisão por um cabo que tem um HDMI de tamanho normal na outra ponta, que deve ser conectada à TV. Existem televisores que tem entradas HDMI micro ou mini, mas é raro encontrar, sendo melhor comprar um adaptador.

Obrigatoriamente você só conseguirá conectar seu smartphone ou tablet a uma TV via HDMI se seu aparelho tiver uma saída HDMI. É a forma mais simples de conexão, apesar de limitar suas escolhas de aparelhos.

Selecione no controle remoto o HDMI correspondente a entrada do televisor, e comece a usar.

Transmitir imagens do smartphone ou tablet para TV

Cabos e mais cabos para conectar seu smartphone ou tablet à sua TV. Porém, pesquise se o cabo realmente funciona no seu aparelho para transmitir imagens à sua TV, ou se é um golpe pega bobo. (Foto: www.ebay.com)

Conectar celular na TV via USB, MHL (Mobile High Definition Link), ou SlimPort

É importante deixar bem claro: não são todos os dispositivos que podem transmitir imagens via MHL. O MHL e o SlimPort nada mais são do que padrões que usam a saída microUSB do dispositivo para transmitir áudio, vídeo e imagens.

Será necessário um adaptador conectando o seu smartphone ou tablet até a televisão. Na verdade, você conectará o seu dispositivo ao conversor, e o adaptador terá uma saída HDMI para o televisor.

Televisores mais modernos podem já ter suporte direito para esses padrões de transmissão. Você terá de verificar no manual ou no próprio televisor, acima da entrada HDMI, pelo escrito MHL ou SlimPort, onde você poderá conectar um cabo HDMI para microUSB diretamente ao seu aparelho, sem conversor ou adaptador.

Televisores mais antigos, que não tem suporte a MHL e SlimPort, precisão de conversores para funcionar, além de uma fonte de alimentação.

Vale lembrar que quem tiver um tablet ou celular da Apple terá que pagar mais caro pelos cabos originais da fabricante compatível com a entrada proprietária do tablet e do smartphone da empresa.

Basta selecionar a entrada HDMI no controle remoto na qual você conectou o smartphone ou tablet e começar a usar.

Conectar celular a TV via WiFi

A forma mais eficiente de conectar seu smartphone ou tablet à sua TV é por algum protocolo sem fio. Existem vários, tais como o Miracast, DLNA, AirPlay, Chromecast. Sua TV, entretanto, precisará estar conectada à uma rede sem fio. Isso pode ser realizado de duas formas: sendo a TV uma smart TV ou através de acessórios da TV (como o Chromecast e dongles USB) que dão capacidades Wi-Fi para televisores.

Sobre os acessórios, basta conectá-los a uma entrada HDMI e/ou USB do seu televisor, e configurá-los para a rede WiFi de sua residência. O mesmo vale para seu televisor. O Chromecast espelha a tela do seu aparelho Android, enquanto a Apple TV, usando o AirPlay, possibilita o streaming a partir de aparelhos da Apple.

Em todos os casos, será necessário que os smartphones, tablets, e TV estejam conectados na mesma rede e sejam pareados.

Ligue a TV e o smartphone, conectando ambos à rede WiFi de sua residência ou use o WiFi Direct para conectar diretamente ao seu televisor. Se você usa a Apple TV, Chromecast, ou qualquer dispositivo semelhante, ligue o aparelho para fazer o streaming.

No controle remoto da TV, aperte o botão correspondente à entrada onde está o dispositivo de streaming está no HDMI 1, aperte HDMI ou o botão INPUT para colocar nessa opção. Lembrando que em alguns televisores, a TV vai automaticamente para o dispositivo sem ter que apertar INPUT.

Procure no seu dispositivo por “Display sem Fio”, “Wireless Display”, ou opção semelhante. Se sua TV já estiver configurada corretamente, ela vai mostrar tela do seu aparelho. Dá pra fazer o mesmo usando aplicativos, como o YouTube, que tem uma função de transmitir a imagem para outro dispositivo. É realmente simples, bastando abrir o aplicativo no smartphone.

Esperamos ter ajudado. Se ficou ainda alguma dúvida, deixe nos comentários.

2 comentários para “Como conectar seu celular na TV? USB, HDMI e WiFi!”

  1. Josiane

    Oi queria saber se tem como conectar o lg2 liteD295 a tv e qual cabo comprar?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Josiane, depende do modelo da tv. Qual é?

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)