A partir do ano que vem, apenas celulares homologados pela Anatel poderão funcionar em solo brasileiro. Com isso, surgiu a curiosidade de muitas pessoas sobre o que é um celular homologado, como funciona essa certificação e por que isso estava acontecendo. Mas não vamos criar um pânico e vamos entender melhor o que é isso e a função da Anatel neste rolo todo.

O que é a Anatel?

É a sigla para Agência Nacional de Telecomunicações. Basicamente, tem a função de regulamentar, outorgar e fiscalizar as telecomunicações no Brasil. Ela ajuda a “promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional”. Bonito não é? Isso inclui também monitorar a qualidade das operadoras de telefonia, de internet e também, os aparelhos eletroeletrônicos que são comercializados no Brasil, mas não todos eles.

A certificação e homologação de aparelhos pela Anatel

Ganhar uma certificação da Anatel significa que o aparelho é compatível com as tecnologias adotadas no país e atendendo a pré-requisitos técnicos de funcionamento, garantia, assistência técnica e qualidade na construção do aparelho. Isso é feito para todos os aparelhos para telecomunicações que funcionam com emissão de sinais de radiofrequência em nosso país, incluindo roteadores, televisores com sinal Wi-Fi, telefones, telefones sem fio, microfones e nossos queridos e amados smartphones.

Como é o certificado de aparelhos homologados pela Anatel?

Todo aparelho homologado recebe um selo com o logotipo da Anatel. Em smartphones, o selo fica normalmente escondido no compartimento da bateria ou no manual do usuário. No selo, constarão um código de barras, o logotipo da Anatel e o número da homologação, onde constarão a homologação do produto, o ano da emissão e o fabricante. Em celulares, pode talvez constar apenas o número da homologação.

Selo de homologação da Anatel

Este é um exemplo de sele de homologação da Anatel. (Foto: cernet.com.br)

Por que um celular deve ser certificado pela Anatel?

Quando um aparelho mostra problemas de funcionamento, não necessariamente significa problemas na certificação. O que a certificação garante é que o aparelho atende à exigências mínimas de segurança, tais como emissão de radiação, resistência do aparelho, segurança de uso e a garantia de que ele pode ser usado na frequência correta sem interferir no funcionamento de outros aparelhos que funcionam em frequências diferentes. Isto evita problemas como aparelhos que podem explodir ao serem carregados em uma tomada normal, aparelhos que dão choque e até aparelhos que podem aumentar as chances de você ter câncer por causa da radiação. Evita também problemas na rede de comunicações móveis.

Como saber se meu celular é certificado pela Anatel?

Além do selo, você pode pesquisar no site da Anatel pelo seu aparelho e saber se ele está certificado ou não. É muito importante para garantir sua segurança e de sua família, ao verificar isso e também garantir que seu aparelho funciona perfeitamente.

Posso usar um aparelho importado no Brasil?

Pode, perfeitamente. Desde que ele esteja de acordo com as especificações das redes e radiofrequências que funcionam em nosso país. Por isso, vários aparelhos não serão bloqueados a partir de 2014. Agora, se você tem um aparelho xing-ling, é outra coisa. A maioria dos padrões que a Anatel usa são internacionalmente estabelecidos. Porém, celulares xing ling não atendem à nenhum padrão de excelência e devem ser evitados Sabendo disso, esperamos ter ajudado e explicado bem por que é importante ter um aparelho certificado pela Anatel ou organizações internacionais.

7 comentários para “Meu celular é certificado pela Anatel? Como saber?”

  1. Joao

    Celular antigo deste ano 2014 em lojas que não tem certificação, não vão funcionar depois 2014

    Responder
  2. Clarice Rodrigues dos Santos

    Boa tarde. Como posso fazer p/ homologar meu radio px, para fazer a carteirinha?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Clarice! Você deve seguir as instruções da Anatel para fazer a homologação e receber a carteirinha.

      Responder
  3. Celina

    Meu celular foi roubado semana passada. Estou sem aparelho e não posso comprar um outro agora.

    Vou ganhar um da marca francesa Wiko, que é forte na Europa. Minha amiga chegará amanhã ao Brasil e vai me dar um modelo dessa marca. Olhei as configurações e me pareceu ser um aparelho de ponta, com ótima configuração e marca reconhecida na Europa, porém, o nome Wiko não aparece na lista da Anatel de celulares homologados.

    Como faço? Não conseguirei usar o aparelho? Meus telefones são da Claro e Tim.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Celina, depende. O aparelho tem que ter configurações de rede compatíveis com as redes de telefonia no Brasil. Aí ele funcionará normalmente.

      Responder
  4. Katrine

    Fui assaltada ano passado, mais não dei queixa nem nada quando foi agora descobri que tenho uma notinha do celular que vem dentro da caixa informando como usar e nele estava a marquinha da Anatel que normal vem dentro do celular ou na bateria. Queria saber se consigo achar o meu celular por esse código que tem da Anatel? não sei direito era um moto e.aguardo

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Katrine, pode já ser tarde demais. Mas tem que tentar registrar o BO e ligar pra sua operadora.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)